Proposição de um cenário educacional para ensino do BIM numa perspectiva de ensino híbrido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29994 |
Resumo: | Dada a demanda por profissionais com competências em Modelagem da Informação da Construção (BIM), o ensino desse paradigma nos cursos de graduação em engenharia civil, deixa de ser uma opção e torna-se uma necessidade. Além disso, a inserção de metodologias de aprendizagem ativa torna-se importante tendo em vista a obrigatoriedade de sua inserção conforme preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. O objetivo deste trabalho é propor um cenário educacional para ensino do BIM sob a perspectiva do ensino híbrido. Para isso, foi utilizado como método de pesquisa a Design Science Research, através da experiência prática em duas disciplinas do curso de engenharia civil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) onde foi inserido o ensino de BIM através de duas modalidades do ensino híbrido: rotação por estações e sala de aula invertida. Nesse sentido, foram desenvolvidas três versões do cenário educacional, em cada uma dessas versões houve um refinamento em relação à versão anterior. O desenvolvimento desse cenário educacional contribui para o ensino do BIM e do ensino híbrido nos cursos ligados à Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) e contribuiu para o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes através de uma metodologia de aprendizagem ativa. |
id |
UFRN_ef56ceef812eb006285f1b2a828b120c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29994 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Weslley Eunathan FernandesCuperschmid, Ana Regina MizrahyGiesta, Josyanne PintoMelo, Reymard Sávio Sampaio de2020-09-09T18:02:47Z2020-09-09T18:02:47Z2020-06-10LIMA, Weslley Eunathan Fernandes. Proposição de um cenário educacional para ensino do BIM numa perspectiva de ensino híbrido. 2020. 157f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29994Dada a demanda por profissionais com competências em Modelagem da Informação da Construção (BIM), o ensino desse paradigma nos cursos de graduação em engenharia civil, deixa de ser uma opção e torna-se uma necessidade. Além disso, a inserção de metodologias de aprendizagem ativa torna-se importante tendo em vista a obrigatoriedade de sua inserção conforme preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. O objetivo deste trabalho é propor um cenário educacional para ensino do BIM sob a perspectiva do ensino híbrido. Para isso, foi utilizado como método de pesquisa a Design Science Research, através da experiência prática em duas disciplinas do curso de engenharia civil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) onde foi inserido o ensino de BIM através de duas modalidades do ensino híbrido: rotação por estações e sala de aula invertida. Nesse sentido, foram desenvolvidas três versões do cenário educacional, em cada uma dessas versões houve um refinamento em relação à versão anterior. O desenvolvimento desse cenário educacional contribui para o ensino do BIM e do ensino híbrido nos cursos ligados à Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) e contribuiu para o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes através de uma metodologia de aprendizagem ativa.Given the demand for professionals with Building Information Modelling (BIM) competences, the teaching of this paradigm in Civil Engineering undergraduate courses is no longer an option and becomes a necessity. Besides, the insertion of active learning methodologies becomes essential, given the mandatory insertion recommended by the National Curriculum Guidelines for the Undergraduate Engineering programs. This research aims to propose an educational scenario for BIM teaching from the perspective of blended learning. Design Science Research was adopted as a research method, through practical experience in two courses of the Civil Engineering program of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), where BIM teaching was inserted through two modalities of blended learning: station rotation and the flipped classroom. In this sense, three versions of the educational scenario were developed; there was a refinement in each of these versions concerning the previous version. The development of this educational scenario contributed to the BIM teaching and blended learning courses linked to Architecture, Engineering, and Construction (AEC) and contributed to strengthening the teaching-learning process of students through active learning.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVILUFRNBrasilEnsino do BIMEnsino híbridoEngenharia CivilProposição de um cenário educacional para ensino do BIM numa perspectiva de ensino híbridoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProposicaocenarioeducacional_Lima_2020.pdfapplication/pdf10354077https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29994/1/Proposicaocenarioeducacional_Lima_2020.pdf1e752206029334ab6c1c68726e724a0dMD51TEXTProposicaocenarioeducacional_Lima_2020.pdf.txtProposicaocenarioeducacional_Lima_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain197204https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29994/2/Proposicaocenarioeducacional_Lima_2020.pdf.txt2dcd7ed433d80488935bbfcbc37e7d98MD52THUMBNAILProposicaocenarioeducacional_Lima_2020.pdf.jpgProposicaocenarioeducacional_Lima_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1311https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29994/3/Proposicaocenarioeducacional_Lima_2020.pdf.jpg071c2ba21259760ca7792d8ca3b4e3b2MD53123456789/299942020-09-13 04:58:05.474oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29994Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-09-13T07:58:05Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposição de um cenário educacional para ensino do BIM numa perspectiva de ensino híbrido |
title |
Proposição de um cenário educacional para ensino do BIM numa perspectiva de ensino híbrido |
spellingShingle |
Proposição de um cenário educacional para ensino do BIM numa perspectiva de ensino híbrido Lima, Weslley Eunathan Fernandes Ensino do BIM Ensino híbrido Engenharia Civil |
title_short |
Proposição de um cenário educacional para ensino do BIM numa perspectiva de ensino híbrido |
title_full |
Proposição de um cenário educacional para ensino do BIM numa perspectiva de ensino híbrido |
title_fullStr |
Proposição de um cenário educacional para ensino do BIM numa perspectiva de ensino híbrido |
title_full_unstemmed |
Proposição de um cenário educacional para ensino do BIM numa perspectiva de ensino híbrido |
title_sort |
Proposição de um cenário educacional para ensino do BIM numa perspectiva de ensino híbrido |
author |
Lima, Weslley Eunathan Fernandes |
author_facet |
Lima, Weslley Eunathan Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Cuperschmid, Ana Regina Mizrahy |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Giesta, Josyanne Pinto |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Weslley Eunathan Fernandes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Melo, Reymard Sávio Sampaio de |
contributor_str_mv |
Melo, Reymard Sávio Sampaio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino do BIM Ensino híbrido Engenharia Civil |
topic |
Ensino do BIM Ensino híbrido Engenharia Civil |
description |
Dada a demanda por profissionais com competências em Modelagem da Informação da Construção (BIM), o ensino desse paradigma nos cursos de graduação em engenharia civil, deixa de ser uma opção e torna-se uma necessidade. Além disso, a inserção de metodologias de aprendizagem ativa torna-se importante tendo em vista a obrigatoriedade de sua inserção conforme preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. O objetivo deste trabalho é propor um cenário educacional para ensino do BIM sob a perspectiva do ensino híbrido. Para isso, foi utilizado como método de pesquisa a Design Science Research, através da experiência prática em duas disciplinas do curso de engenharia civil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) onde foi inserido o ensino de BIM através de duas modalidades do ensino híbrido: rotação por estações e sala de aula invertida. Nesse sentido, foram desenvolvidas três versões do cenário educacional, em cada uma dessas versões houve um refinamento em relação à versão anterior. O desenvolvimento desse cenário educacional contribui para o ensino do BIM e do ensino híbrido nos cursos ligados à Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) e contribuiu para o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes através de uma metodologia de aprendizagem ativa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-09T18:02:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-09T18:02:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-06-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Weslley Eunathan Fernandes. Proposição de um cenário educacional para ensino do BIM numa perspectiva de ensino híbrido. 2020. 157f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29994 |
identifier_str_mv |
LIMA, Weslley Eunathan Fernandes. Proposição de um cenário educacional para ensino do BIM numa perspectiva de ensino híbrido. 2020. 157f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29994 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29994/1/Proposicaocenarioeducacional_Lima_2020.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29994/2/Proposicaocenarioeducacional_Lima_2020.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29994/3/Proposicaocenarioeducacional_Lima_2020.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1e752206029334ab6c1c68726e724a0d 2dcd7ed433d80488935bbfcbc37e7d98 071c2ba21259760ca7792d8ca3b4e3b2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832956381855744 |