Proposição de um cenário educacional para ensino do BIM numa perspectiva de ensino híbrido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Weslley Eunathan Fernandes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29994
Resumo: Dada a demanda por profissionais com competências em Modelagem da Informação da Construção (BIM), o ensino desse paradigma nos cursos de graduação em engenharia civil, deixa de ser uma opção e torna-se uma necessidade. Além disso, a inserção de metodologias de aprendizagem ativa torna-se importante tendo em vista a obrigatoriedade de sua inserção conforme preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. O objetivo deste trabalho é propor um cenário educacional para ensino do BIM sob a perspectiva do ensino híbrido. Para isso, foi utilizado como método de pesquisa a Design Science Research, através da experiência prática em duas disciplinas do curso de engenharia civil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) onde foi inserido o ensino de BIM através de duas modalidades do ensino híbrido: rotação por estações e sala de aula invertida. Nesse sentido, foram desenvolvidas três versões do cenário educacional, em cada uma dessas versões houve um refinamento em relação à versão anterior. O desenvolvimento desse cenário educacional contribui para o ensino do BIM e do ensino híbrido nos cursos ligados à Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) e contribuiu para o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes através de uma metodologia de aprendizagem ativa.
id UFRN_ef56ceef812eb006285f1b2a828b120c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29994
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lima, Weslley Eunathan FernandesCuperschmid, Ana Regina MizrahyGiesta, Josyanne PintoMelo, Reymard Sávio Sampaio de2020-09-09T18:02:47Z2020-09-09T18:02:47Z2020-06-10LIMA, Weslley Eunathan Fernandes. Proposição de um cenário educacional para ensino do BIM numa perspectiva de ensino híbrido. 2020. 157f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29994Dada a demanda por profissionais com competências em Modelagem da Informação da Construção (BIM), o ensino desse paradigma nos cursos de graduação em engenharia civil, deixa de ser uma opção e torna-se uma necessidade. Além disso, a inserção de metodologias de aprendizagem ativa torna-se importante tendo em vista a obrigatoriedade de sua inserção conforme preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. O objetivo deste trabalho é propor um cenário educacional para ensino do BIM sob a perspectiva do ensino híbrido. Para isso, foi utilizado como método de pesquisa a Design Science Research, através da experiência prática em duas disciplinas do curso de engenharia civil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) onde foi inserido o ensino de BIM através de duas modalidades do ensino híbrido: rotação por estações e sala de aula invertida. Nesse sentido, foram desenvolvidas três versões do cenário educacional, em cada uma dessas versões houve um refinamento em relação à versão anterior. O desenvolvimento desse cenário educacional contribui para o ensino do BIM e do ensino híbrido nos cursos ligados à Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) e contribuiu para o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes através de uma metodologia de aprendizagem ativa.Given the demand for professionals with Building Information Modelling (BIM) competences, the teaching of this paradigm in Civil Engineering undergraduate courses is no longer an option and becomes a necessity. Besides, the insertion of active learning methodologies becomes essential, given the mandatory insertion recommended by the National Curriculum Guidelines for the Undergraduate Engineering programs. This research aims to propose an educational scenario for BIM teaching from the perspective of blended learning. Design Science Research was adopted as a research method, through practical experience in two courses of the Civil Engineering program of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), where BIM teaching was inserted through two modalities of blended learning: station rotation and the flipped classroom. In this sense, three versions of the educational scenario were developed; there was a refinement in each of these versions concerning the previous version. The development of this educational scenario contributed to the BIM teaching and blended learning courses linked to Architecture, Engineering, and Construction (AEC) and contributed to strengthening the teaching-learning process of students through active learning.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVILUFRNBrasilEnsino do BIMEnsino híbridoEngenharia CivilProposição de um cenário educacional para ensino do BIM numa perspectiva de ensino híbridoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProposicaocenarioeducacional_Lima_2020.pdfapplication/pdf10354077https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29994/1/Proposicaocenarioeducacional_Lima_2020.pdf1e752206029334ab6c1c68726e724a0dMD51TEXTProposicaocenarioeducacional_Lima_2020.pdf.txtProposicaocenarioeducacional_Lima_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain197204https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29994/2/Proposicaocenarioeducacional_Lima_2020.pdf.txt2dcd7ed433d80488935bbfcbc37e7d98MD52THUMBNAILProposicaocenarioeducacional_Lima_2020.pdf.jpgProposicaocenarioeducacional_Lima_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1311https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29994/3/Proposicaocenarioeducacional_Lima_2020.pdf.jpg071c2ba21259760ca7792d8ca3b4e3b2MD53123456789/299942020-09-13 04:58:05.474oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29994Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-09-13T07:58:05Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposição de um cenário educacional para ensino do BIM numa perspectiva de ensino híbrido
title Proposição de um cenário educacional para ensino do BIM numa perspectiva de ensino híbrido
spellingShingle Proposição de um cenário educacional para ensino do BIM numa perspectiva de ensino híbrido
Lima, Weslley Eunathan Fernandes
Ensino do BIM
Ensino híbrido
Engenharia Civil
title_short Proposição de um cenário educacional para ensino do BIM numa perspectiva de ensino híbrido
title_full Proposição de um cenário educacional para ensino do BIM numa perspectiva de ensino híbrido
title_fullStr Proposição de um cenário educacional para ensino do BIM numa perspectiva de ensino híbrido
title_full_unstemmed Proposição de um cenário educacional para ensino do BIM numa perspectiva de ensino híbrido
title_sort Proposição de um cenário educacional para ensino do BIM numa perspectiva de ensino híbrido
author Lima, Weslley Eunathan Fernandes
author_facet Lima, Weslley Eunathan Fernandes
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Cuperschmid, Ana Regina Mizrahy
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Giesta, Josyanne Pinto
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Weslley Eunathan Fernandes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Melo, Reymard Sávio Sampaio de
contributor_str_mv Melo, Reymard Sávio Sampaio de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino do BIM
Ensino híbrido
Engenharia Civil
topic Ensino do BIM
Ensino híbrido
Engenharia Civil
description Dada a demanda por profissionais com competências em Modelagem da Informação da Construção (BIM), o ensino desse paradigma nos cursos de graduação em engenharia civil, deixa de ser uma opção e torna-se uma necessidade. Além disso, a inserção de metodologias de aprendizagem ativa torna-se importante tendo em vista a obrigatoriedade de sua inserção conforme preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. O objetivo deste trabalho é propor um cenário educacional para ensino do BIM sob a perspectiva do ensino híbrido. Para isso, foi utilizado como método de pesquisa a Design Science Research, através da experiência prática em duas disciplinas do curso de engenharia civil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) onde foi inserido o ensino de BIM através de duas modalidades do ensino híbrido: rotação por estações e sala de aula invertida. Nesse sentido, foram desenvolvidas três versões do cenário educacional, em cada uma dessas versões houve um refinamento em relação à versão anterior. O desenvolvimento desse cenário educacional contribui para o ensino do BIM e do ensino híbrido nos cursos ligados à Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) e contribuiu para o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes através de uma metodologia de aprendizagem ativa.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-09T18:02:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-09T18:02:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-06-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Weslley Eunathan Fernandes. Proposição de um cenário educacional para ensino do BIM numa perspectiva de ensino híbrido. 2020. 157f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29994
identifier_str_mv LIMA, Weslley Eunathan Fernandes. Proposição de um cenário educacional para ensino do BIM numa perspectiva de ensino híbrido. 2020. 157f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29994/1/Proposicaocenarioeducacional_Lima_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29994/2/Proposicaocenarioeducacional_Lima_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29994/3/Proposicaocenarioeducacional_Lima_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e752206029334ab6c1c68726e724a0d
2dcd7ed433d80488935bbfcbc37e7d98
071c2ba21259760ca7792d8ca3b4e3b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832956381855744