O curso de Pedagogia a distância da UFRN (2012-2016) na perspectiva dos egressos, professores e tutores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Naelly Carla Medeiros
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28411
Resumo: Este trabalho analisa aspectos teóricos e metodológicos da formação do curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no período de 2012 a 2016. Inscreve-se que a temática do uso da educação a distância na formação de professores vem sendo, cada vez mais, adotada como estratégia de expansão do ensino superior. Dessa forma, é preciso estudar as contradições que há dentro de um processo de formação, visto que existem posicionamentos favoráveis e contrários à temática da formação inicial de professores via a modalidade de educação a distância. Dessa maneira, apresenta como objetivo geral analisar as perspectivas avaliativas dos formadores e egressos do curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, período de 2012 a 2016. Como objetivos específicos, aponta-se: analisar a modalidade a distância como estratégia de expansão da educação superior, especificamente na formação de professores para a educação básica; analisar a configuração assumida pelo curso de pedagogia a distância oferecido pela UFRN, considerando aspectos históricos e legais de implantação e implementação; e investigar que implicações o curso de Pedagogia a Distância da UFRN trouxe para a expansão do ensino superior no Estado do Rio Grande do Norte (RN). O caminho metodológico seguido considerou aspectos históricos compreendidos de dentro para fora de um contexto específico. São considerados sujeitos da pesquisa a Equipe de coordenação do curso, professores, tutores a distância e egressos que contribuíram para o desenvolvimento dessa pesquisa respondendo as entrevistas e questionários. As entrevistas e questionários contemplam: uma avaliação da formação do curso de Pedagogia a distância da UFRN (2012-2016), com análise de documentos como as Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia, a resolução que instituiu a implementação do curso e o projeto Político-Pedagógico do curso; a interação dos sujeitos no processo de formação e a plataforma que viabiliza o acesso dos conteúdos; os materiais didáticos e metodologias utilizadas pelos professores e outros aspectos. A análise revela que os sujeitos que participaram do desenvolvimento dessa pesquisa acreditam que a educação a distância é um caminho sem retorno, que veio não para suprir a educação superior presencial, mas para democratizar o acesso a esse nível educacional. Trata-se de uma modalidade que precisa de administração de tempo por parte do aluno, proporcionando a este um desenvolvimento em sua autonomia. O estudo evidenciou que os sujeitos da pesquisa compreendem que a EaD é uma possibilidade de formação em nível superior e o Curso de Pedagogia a distância da UFRN possui uma formação satisfatória, apresentando recursos para o desenvolvimento e conclusão da formação dos estudantes. Todavia, ressalta-se que o curso necessita melhorar em aspectos como a interação no processo ensino-aprendizagem dos sujeitos, a rotatividade dos tutores a distância e uma maior introdução dos estudantes na pesquisa científica.
id UFRN_f0256b9539678ce6614ea382b7907cf8
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28411
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Araújo, Naelly Carla MedeirosGuedes, Gilmar BarbosaFerreira, Maria Aparecida dos SantosSilva, Rute Regis de Oliveira daAraújo, Sueldes deBarbalho, Maria Goretti Cabral2020-02-04T20:51:42Z2020-02-04T20:51:42Z2018-08-24ARAÚJO, Naelly Carla Medeiros. O curso de Pedagogia a distância da UFRN (2012-2016) na perspectiva dos egressos, professores e tutores. 2018. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28411Este trabalho analisa aspectos teóricos e metodológicos da formação do curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no período de 2012 a 2016. Inscreve-se que a temática do uso da educação a distância na formação de professores vem sendo, cada vez mais, adotada como estratégia de expansão do ensino superior. Dessa forma, é preciso estudar as contradições que há dentro de um processo de formação, visto que existem posicionamentos favoráveis e contrários à temática da formação inicial de professores via a modalidade de educação a distância. Dessa maneira, apresenta como objetivo geral analisar as perspectivas avaliativas dos formadores e egressos do curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, período de 2012 a 2016. Como objetivos específicos, aponta-se: analisar a modalidade a distância como estratégia de expansão da educação superior, especificamente na formação de professores para a educação básica; analisar a configuração assumida pelo curso de pedagogia a distância oferecido pela UFRN, considerando aspectos históricos e legais de implantação e implementação; e investigar que implicações o curso de Pedagogia a Distância da UFRN trouxe para a expansão do ensino superior no Estado do Rio Grande do Norte (RN). O caminho metodológico seguido considerou aspectos históricos compreendidos de dentro para fora de um contexto específico. São considerados sujeitos da pesquisa a Equipe de coordenação do curso, professores, tutores a distância e egressos que contribuíram para o desenvolvimento dessa pesquisa respondendo as entrevistas e questionários. As entrevistas e questionários contemplam: uma avaliação da formação do curso de Pedagogia a distância da UFRN (2012-2016), com análise de documentos como as Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia, a resolução que instituiu a implementação do curso e o projeto Político-Pedagógico do curso; a interação dos sujeitos no processo de formação e a plataforma que viabiliza o acesso dos conteúdos; os materiais didáticos e metodologias utilizadas pelos professores e outros aspectos. A análise revela que os sujeitos que participaram do desenvolvimento dessa pesquisa acreditam que a educação a distância é um caminho sem retorno, que veio não para suprir a educação superior presencial, mas para democratizar o acesso a esse nível educacional. Trata-se de uma modalidade que precisa de administração de tempo por parte do aluno, proporcionando a este um desenvolvimento em sua autonomia. O estudo evidenciou que os sujeitos da pesquisa compreendem que a EaD é uma possibilidade de formação em nível superior e o Curso de Pedagogia a distância da UFRN possui uma formação satisfatória, apresentando recursos para o desenvolvimento e conclusão da formação dos estudantes. Todavia, ressalta-se que o curso necessita melhorar em aspectos como a interação no processo ensino-aprendizagem dos sujeitos, a rotatividade dos tutores a distância e uma maior introdução dos estudantes na pesquisa científica.This work analyzes theoretical and methodological aspects of the formation of the Pedagogy distance course of the Federal University of Rio Grande do Norte in the period from 2012 to 2016. It is argued that the issue of the use of distance education in teacher training has been increasingly adopted as the higher education expansion strategy. Therefore, it is necessary to study the contradictions that exist within an academic process, since there are positive and contrary positions to the theme of the initial formation of teachers by the modality of distance mode. Thus, has as main objective to analyze the evaluative perspectives of teachers and graduates of Pedagogy distance course of the Federal University of Rio Grande do Norte, from 2012 to 2016. As specific objectives, it is pointed out: to analyze the distance modality as expansion strategy of higher education, specifically in teacher training for basic education; examine how the Pedagogy distance course is offered by UFRN considering historical and legal aspects of deployment and implementation; and investigate what implications the UFRN Pedagogy distance course has brought to the expansion of higher education in the State of Rio Grande do Norte (RN). The methodological approach followed considered historical aspects understood from the inside out of a specific context. The course coordination team, teachers, distance tutors and graduates who contributed to the development of this research, responding to interviews and questionnaires, are considered subjects of the research. The interviews and questionnaires include: an evaluation of UFRN Pedagogy distance course (2012-2016), with analysis of documents as the Curriculum Guidelines for the Education Course, the resolution establishing the implementation of the course and its political-pedagogical project; subjects interaction in the training process and the platform that enables access of the contents; teaching materials and methodologies used by teachers and other aspects. The analysis reveals that the subjects who participated in the development of this research believe that distance education is a path without return, which came not to supply higher education face-to-face, but to democratize access to this educational level. It is a modality that requires a time management by the student, giving this one developing their autonomy. The study showed that the research subjects understand that distance education is a possibility of higher education and UFRN Pedagogy distance course has an adequate training, presenting resources for the development and conclusion of student training. However, it should be emphasized that the course needs to improve in aspects such as interaction in the teaching-learning process of the subjects, the rotation of distance tutors and a greater introduction of students into scientific research.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação superiorEducação a distânciaFormação inicial de professoresO curso de Pedagogia a distância da UFRN (2012-2016) na perspectiva dos egressos, professores e tutoresThe UFRN Pedagogy distance course (2012-2016) from the perspective of graduates, teachers and tutorsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTCursoPedagogiadistancia_Araújo_2018.pdf.txtCursoPedagogiadistancia_Araújo_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain340699https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28411/2/CursoPedagogiadistancia_Ara%c3%bajo_2018.pdf.txt9822781be7e752625c8fb77da3dc62deMD52THUMBNAILCursoPedagogiadistancia_Araújo_2018.pdf.jpgCursoPedagogiadistancia_Araújo_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1294https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28411/3/CursoPedagogiadistancia_Ara%c3%bajo_2018.pdf.jpgf4451bb826fcc2fa7395a2788be3559bMD53ORIGINALCursoPedagogiadistancia_Araújo_2018.pdfapplication/pdf1052594https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28411/1/CursoPedagogiadistancia_Ara%c3%bajo_2018.pdffc318039725155cb667a0b91ab9289bfMD51123456789/284112020-02-09 04:28:04.535oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28411Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-02-09T07:28:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O curso de Pedagogia a distância da UFRN (2012-2016) na perspectiva dos egressos, professores e tutores
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The UFRN Pedagogy distance course (2012-2016) from the perspective of graduates, teachers and tutors
title O curso de Pedagogia a distância da UFRN (2012-2016) na perspectiva dos egressos, professores e tutores
spellingShingle O curso de Pedagogia a distância da UFRN (2012-2016) na perspectiva dos egressos, professores e tutores
Araújo, Naelly Carla Medeiros
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação superior
Educação a distância
Formação inicial de professores
title_short O curso de Pedagogia a distância da UFRN (2012-2016) na perspectiva dos egressos, professores e tutores
title_full O curso de Pedagogia a distância da UFRN (2012-2016) na perspectiva dos egressos, professores e tutores
title_fullStr O curso de Pedagogia a distância da UFRN (2012-2016) na perspectiva dos egressos, professores e tutores
title_full_unstemmed O curso de Pedagogia a distância da UFRN (2012-2016) na perspectiva dos egressos, professores e tutores
title_sort O curso de Pedagogia a distância da UFRN (2012-2016) na perspectiva dos egressos, professores e tutores
author Araújo, Naelly Carla Medeiros
author_facet Araújo, Naelly Carla Medeiros
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Guedes, Gilmar Barbosa
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Ferreira, Maria Aparecida dos Santos
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Silva, Rute Regis de Oliveira da
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Araújo, Sueldes de
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Naelly Carla Medeiros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbalho, Maria Goretti Cabral
contributor_str_mv Barbalho, Maria Goretti Cabral
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação superior
Educação a distância
Formação inicial de professores
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Educação a distância
Formação inicial de professores
description Este trabalho analisa aspectos teóricos e metodológicos da formação do curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no período de 2012 a 2016. Inscreve-se que a temática do uso da educação a distância na formação de professores vem sendo, cada vez mais, adotada como estratégia de expansão do ensino superior. Dessa forma, é preciso estudar as contradições que há dentro de um processo de formação, visto que existem posicionamentos favoráveis e contrários à temática da formação inicial de professores via a modalidade de educação a distância. Dessa maneira, apresenta como objetivo geral analisar as perspectivas avaliativas dos formadores e egressos do curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, período de 2012 a 2016. Como objetivos específicos, aponta-se: analisar a modalidade a distância como estratégia de expansão da educação superior, especificamente na formação de professores para a educação básica; analisar a configuração assumida pelo curso de pedagogia a distância oferecido pela UFRN, considerando aspectos históricos e legais de implantação e implementação; e investigar que implicações o curso de Pedagogia a Distância da UFRN trouxe para a expansão do ensino superior no Estado do Rio Grande do Norte (RN). O caminho metodológico seguido considerou aspectos históricos compreendidos de dentro para fora de um contexto específico. São considerados sujeitos da pesquisa a Equipe de coordenação do curso, professores, tutores a distância e egressos que contribuíram para o desenvolvimento dessa pesquisa respondendo as entrevistas e questionários. As entrevistas e questionários contemplam: uma avaliação da formação do curso de Pedagogia a distância da UFRN (2012-2016), com análise de documentos como as Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia, a resolução que instituiu a implementação do curso e o projeto Político-Pedagógico do curso; a interação dos sujeitos no processo de formação e a plataforma que viabiliza o acesso dos conteúdos; os materiais didáticos e metodologias utilizadas pelos professores e outros aspectos. A análise revela que os sujeitos que participaram do desenvolvimento dessa pesquisa acreditam que a educação a distância é um caminho sem retorno, que veio não para suprir a educação superior presencial, mas para democratizar o acesso a esse nível educacional. Trata-se de uma modalidade que precisa de administração de tempo por parte do aluno, proporcionando a este um desenvolvimento em sua autonomia. O estudo evidenciou que os sujeitos da pesquisa compreendem que a EaD é uma possibilidade de formação em nível superior e o Curso de Pedagogia a distância da UFRN possui uma formação satisfatória, apresentando recursos para o desenvolvimento e conclusão da formação dos estudantes. Todavia, ressalta-se que o curso necessita melhorar em aspectos como a interação no processo ensino-aprendizagem dos sujeitos, a rotatividade dos tutores a distância e uma maior introdução dos estudantes na pesquisa científica.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-04T20:51:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-04T20:51:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Naelly Carla Medeiros. O curso de Pedagogia a distância da UFRN (2012-2016) na perspectiva dos egressos, professores e tutores. 2018. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28411
identifier_str_mv ARAÚJO, Naelly Carla Medeiros. O curso de Pedagogia a distância da UFRN (2012-2016) na perspectiva dos egressos, professores e tutores. 2018. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28411/2/CursoPedagogiadistancia_Ara%c3%bajo_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28411/3/CursoPedagogiadistancia_Ara%c3%bajo_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28411/1/CursoPedagogiadistancia_Ara%c3%bajo_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9822781be7e752625c8fb77da3dc62de
f4451bb826fcc2fa7395a2788be3559b
fc318039725155cb667a0b91ab9289bf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117505458634752