A literatura de cordel: um caminho possível para o letramento literário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52674 |
Resumo: | A literatura é uma das expressões artísticas mais significativas na história das civilizações, pois é a partir dela que o ser humano constrói o seu mundo e reconstrói o mundo criado por seus pares. Ao analisarmos o ensino da literatura, notamos o quanto o trabalho com essa arte, em sala de aula, se tem demonstrado um tanto quanto insuficiente, haja vista, a enorme problemática no que diz respeito ao letramento literário por parte dos estudantes. Normalmente, as atividades que evidenciam os aspectos do letramento literário desenvolvidas nas escolas estão geralmente relacionadas às atividades voltadas para a construção de resumos, relatórios, fichas de leitura, provas escritas, com o intuito de explorar, muitas vezes, o contexto gramatical, visando à atribuição de notas para fechamentos de ciclos escolares, ou ainda, uma literatura muitas vezes adversa ao contexto dos estudantes, resultando assim em práticas pedagógicas não significativas. Nesse contexto, é visto na Literatura de Cordel uma fonte alternativa de trabalho com a prática da leitura literária, pois esta carrega importantes marcas e traços de nossa história e da cultura popular. Diante do exposto, o presente estudo visa contribuir para o fortalecimento do Letramento Literário dos estudantes a partir da proposição de uma intervenção pedagógica em turma de 9º ano do Ensino Fundamental, tendo como ponto de partida as contribuições e fundamentos dos estudos elaborados por (BAKHTIN, 1997), (COSSON, 2020/2021), (GUERIZOLI e SOUZA, 2012), (KLEIMAN, 1995), (MARINHO e PINHEIRO, 2012), (NASCIMENTO NETO, 2014), (OBEID, 2018), (SOUSA, 2013) (THIOLLENT,1985) entre outros. Em termos metodológicos, trata-se de uma Pesquisa-Ação, de cunho qualitativo, cuja intervenção assume a configuração da Sequência Básica sugerida por Cosson (2021). Acreditamos que por meio de ações organizadas e sistematizadas, através das quais, a literatura de cordel não seja concebida como um fim, mas como um caminho possível, capaz de proporcionar o aluno o acesso também a outras leituras, podemos favorecer a formação do leitor literário. |
id |
UFRN_f30b6285ba90766aa4ca9efd4ac393dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52674 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Sebastião José Leones dehttp://lattes.cnpq.br/4675973812139403http://lattes.cnpq.br/9467435917159475Rabelo, Sebastião AugustoPaz, Ana Maria de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/3154455138181144Costa, Maria Suely daDias, Valdenides Cabral de Araújo2023-06-12T23:51:42Z2023-06-12T23:51:42Z2023-03-10OLIVEIRA, Sebastião José Leones de. A literatura de cordel: um caminho possível para o letramento literário. Orientador: Valdenides Cabral de Araújo Dias. 2023. 111f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52674A literatura é uma das expressões artísticas mais significativas na história das civilizações, pois é a partir dela que o ser humano constrói o seu mundo e reconstrói o mundo criado por seus pares. Ao analisarmos o ensino da literatura, notamos o quanto o trabalho com essa arte, em sala de aula, se tem demonstrado um tanto quanto insuficiente, haja vista, a enorme problemática no que diz respeito ao letramento literário por parte dos estudantes. Normalmente, as atividades que evidenciam os aspectos do letramento literário desenvolvidas nas escolas estão geralmente relacionadas às atividades voltadas para a construção de resumos, relatórios, fichas de leitura, provas escritas, com o intuito de explorar, muitas vezes, o contexto gramatical, visando à atribuição de notas para fechamentos de ciclos escolares, ou ainda, uma literatura muitas vezes adversa ao contexto dos estudantes, resultando assim em práticas pedagógicas não significativas. Nesse contexto, é visto na Literatura de Cordel uma fonte alternativa de trabalho com a prática da leitura literária, pois esta carrega importantes marcas e traços de nossa história e da cultura popular. Diante do exposto, o presente estudo visa contribuir para o fortalecimento do Letramento Literário dos estudantes a partir da proposição de uma intervenção pedagógica em turma de 9º ano do Ensino Fundamental, tendo como ponto de partida as contribuições e fundamentos dos estudos elaborados por (BAKHTIN, 1997), (COSSON, 2020/2021), (GUERIZOLI e SOUZA, 2012), (KLEIMAN, 1995), (MARINHO e PINHEIRO, 2012), (NASCIMENTO NETO, 2014), (OBEID, 2018), (SOUSA, 2013) (THIOLLENT,1985) entre outros. Em termos metodológicos, trata-se de uma Pesquisa-Ação, de cunho qualitativo, cuja intervenção assume a configuração da Sequência Básica sugerida por Cosson (2021). Acreditamos que por meio de ações organizadas e sistematizadas, através das quais, a literatura de cordel não seja concebida como um fim, mas como um caminho possível, capaz de proporcionar o aluno o acesso também a outras leituras, podemos favorecer a formação do leitor literário.Literature is one of the most significant artistic expressions in the history of civilizations, as it is from it that human beings build their world and rebuild the world created by their peers. When analyzing the teaching of literature, we noticed how much the work with this art, in the classroom, has been shown to be somewhat insufficient, given the enormous problem with regard to literary literacy on the part of students. Normally, the activities that show aspects of literary literacy developed in schools are usually related to activities aimed at the construction of summaries, reports, reading sheets, written tests, with the intention of exploring, often, the grammatical context, aiming at the attribution of grades for closing school cycles, or even a literature that is often adverse to the students' context, thus resulting in non-significant pedagogical practices. In this context, Cordel Literature is seen as an alternative source of work with the practice of literary reading, as it carries important marks and traits of our history and popular culture. Given the above, the present study aims to contribute to the strengthening of the students' Literary Literacy based on the proposition of a pedagogical intervention in a 9th grade class of Elementary School, having as a starting point the contributions and fundamentals of the studies elaborated by (BAKHTIN, 1997), (COSSON, 2020/2021), (GUERIZOLI and SOUZA, 2012), (KLEIMAN, 1995), (MARINHO and PINHEIRO, 2012), (NASCIMENTO NETO, 2014), (OBEID, 2018), (SOUSA, 2013 ) (THIOLLENT,1985) among others. In methodological terms, this is an Action-Research, of a qualitative nature, whose intervention assumes the configuration of the Basic Sequence suggested by Cosson (2021). We believe that through organized and systematized actions, through which cordel literature is not conceived as an end, but as a possible path, capable of providing the student with access to other readings, we can favor the formation of the literary reader.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOSUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLetramento literárioLiteratura de cordelEnsino fundamentalA literatura de cordel: um caminho possível para o letramento literárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLiteraturacordelcaminho_Oliveira_2023.pdfapplication/pdf1115581https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52674/1/Literaturacordelcaminho_Oliveira_2023.pdfb4628da8769de578197771e0aa685c4aMD51123456789/526742023-06-12 20:52:19.702oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52674Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-12T23:52:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A literatura de cordel: um caminho possível para o letramento literário |
title |
A literatura de cordel: um caminho possível para o letramento literário |
spellingShingle |
A literatura de cordel: um caminho possível para o letramento literário Oliveira, Sebastião José Leones de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Letramento literário Literatura de cordel Ensino fundamental |
title_short |
A literatura de cordel: um caminho possível para o letramento literário |
title_full |
A literatura de cordel: um caminho possível para o letramento literário |
title_fullStr |
A literatura de cordel: um caminho possível para o letramento literário |
title_full_unstemmed |
A literatura de cordel: um caminho possível para o letramento literário |
title_sort |
A literatura de cordel: um caminho possível para o letramento literário |
author |
Oliveira, Sebastião José Leones de |
author_facet |
Oliveira, Sebastião José Leones de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4675973812139403 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9467435917159475 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Paz, Ana Maria de Oliveira |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3154455138181144 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Costa, Maria Suely da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Sebastião José Leones de |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Rabelo, Sebastião Augusto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dias, Valdenides Cabral de Araújo |
contributor_str_mv |
Rabelo, Sebastião Augusto Dias, Valdenides Cabral de Araújo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Letramento literário Literatura de cordel Ensino fundamental |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento literário Literatura de cordel Ensino fundamental |
description |
A literatura é uma das expressões artísticas mais significativas na história das civilizações, pois é a partir dela que o ser humano constrói o seu mundo e reconstrói o mundo criado por seus pares. Ao analisarmos o ensino da literatura, notamos o quanto o trabalho com essa arte, em sala de aula, se tem demonstrado um tanto quanto insuficiente, haja vista, a enorme problemática no que diz respeito ao letramento literário por parte dos estudantes. Normalmente, as atividades que evidenciam os aspectos do letramento literário desenvolvidas nas escolas estão geralmente relacionadas às atividades voltadas para a construção de resumos, relatórios, fichas de leitura, provas escritas, com o intuito de explorar, muitas vezes, o contexto gramatical, visando à atribuição de notas para fechamentos de ciclos escolares, ou ainda, uma literatura muitas vezes adversa ao contexto dos estudantes, resultando assim em práticas pedagógicas não significativas. Nesse contexto, é visto na Literatura de Cordel uma fonte alternativa de trabalho com a prática da leitura literária, pois esta carrega importantes marcas e traços de nossa história e da cultura popular. Diante do exposto, o presente estudo visa contribuir para o fortalecimento do Letramento Literário dos estudantes a partir da proposição de uma intervenção pedagógica em turma de 9º ano do Ensino Fundamental, tendo como ponto de partida as contribuições e fundamentos dos estudos elaborados por (BAKHTIN, 1997), (COSSON, 2020/2021), (GUERIZOLI e SOUZA, 2012), (KLEIMAN, 1995), (MARINHO e PINHEIRO, 2012), (NASCIMENTO NETO, 2014), (OBEID, 2018), (SOUSA, 2013) (THIOLLENT,1985) entre outros. Em termos metodológicos, trata-se de uma Pesquisa-Ação, de cunho qualitativo, cuja intervenção assume a configuração da Sequência Básica sugerida por Cosson (2021). Acreditamos que por meio de ações organizadas e sistematizadas, através das quais, a literatura de cordel não seja concebida como um fim, mas como um caminho possível, capaz de proporcionar o aluno o acesso também a outras leituras, podemos favorecer a formação do leitor literário. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-12T23:51:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-12T23:51:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-03-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Sebastião José Leones de. A literatura de cordel: um caminho possível para o letramento literário. Orientador: Valdenides Cabral de Araújo Dias. 2023. 111f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52674 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Sebastião José Leones de. A literatura de cordel: um caminho possível para o letramento literário. Orientador: Valdenides Cabral de Araújo Dias. 2023. 111f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52674/1/Literaturacordelcaminho_Oliveira_2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b4628da8769de578197771e0aa685c4a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832661816934400 |