Neuromarketing: um estudo de caso em uma vidraçaria na cidade de Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Willian Bruno de Melo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35083
Resumo: O marketing precisa aprimorar o elo das organizações com seus consumidores, para isso realiza pesquisas de mercado. Vários fatores influenciam no comportamento do consumidor. Assim o marketing tenta influenciar o consumidor identificando os processos de tomada de decisão de compra e como interferir neles. Atualmente o estudo do neuromarketing aliado aos estudos da neurociência, está modificando a forma de empresas e consumidores se comportarem. Muitas organizações já utilizam o neuromarketing como forma de atrair mais os clientes, por isso o objetivo desta pesquisa é entender quais as ferramentas do neuromarketing que podem ser aplicadas a uma vidraçaria. Assim foram elencados objetivos específicos como, identificar os fatores sensoriais de relevância para o consumidor, identificar os dados de segmentação dos entrevistados, estabelecer avaliação do cliente sobre os produtos comercializados. Além disso foram identificadas questões éticas e suas limitações. A Pesquisa foi realiza em formato de questionário com 22 questões, no período de 17 de março a 5 de maio de 2015, aplicados na vidraçaria Vidro Service. Como referencial foram utilizados autores da atualidade sobre o neuromarketing como Martin Lindstrom Roger Dooley, Nanci Cavaco e Marcelo Peruzzo, dentre outros. Percebe-se então que os clientes valorizam o fato de a organização trabalhar seus sentidos e que isto influencia positivamente no seu comportamento e na tomada de decisão de compra. Isso demonstra que foram encontradas as ferramentas do neuromarketing mais adequadas a organização, que contribuíram para o cumprimento do objetivo geral desta pesquisa.
id UFRN_f548dcc581bdf664a1b93975b6828791
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35083
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Borges, Willian Bruno de MeloOLIVEIRA, Elane deCUNHA, Abdon Silva RibeiroPignataro, Thelma2017-03-17T20:05:57Z2021-09-20T14:56:52Z2017-03-17T20:05:57Z2021-09-20T14:56:52Z20152008002292BORGES, Willian Bruno de Melo. Neuromarketing: um estudo de caso em uma vidraçaria na cidade de Natal/RN. 2015. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35083Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoNeuromarketingComportamento do consumidorElementos sensoriaisVidraçariaNeuromarketing: um estudo de caso em uma vidraçaria na cidade de Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO marketing precisa aprimorar o elo das organizações com seus consumidores, para isso realiza pesquisas de mercado. Vários fatores influenciam no comportamento do consumidor. Assim o marketing tenta influenciar o consumidor identificando os processos de tomada de decisão de compra e como interferir neles. Atualmente o estudo do neuromarketing aliado aos estudos da neurociência, está modificando a forma de empresas e consumidores se comportarem. Muitas organizações já utilizam o neuromarketing como forma de atrair mais os clientes, por isso o objetivo desta pesquisa é entender quais as ferramentas do neuromarketing que podem ser aplicadas a uma vidraçaria. Assim foram elencados objetivos específicos como, identificar os fatores sensoriais de relevância para o consumidor, identificar os dados de segmentação dos entrevistados, estabelecer avaliação do cliente sobre os produtos comercializados. Além disso foram identificadas questões éticas e suas limitações. A Pesquisa foi realiza em formato de questionário com 22 questões, no período de 17 de março a 5 de maio de 2015, aplicados na vidraçaria Vidro Service. Como referencial foram utilizados autores da atualidade sobre o neuromarketing como Martin Lindstrom Roger Dooley, Nanci Cavaco e Marcelo Peruzzo, dentre outros. Percebe-se então que os clientes valorizam o fato de a organização trabalhar seus sentidos e que isto influencia positivamente no seu comportamento e na tomada de decisão de compra. Isso demonstra que foram encontradas as ferramentas do neuromarketing mais adequadas a organização, que contribuíram para o cumprimento do objetivo geral desta pesquisa.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTWillianBMB_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain183898https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35083/1/WillianBMB_Monografia.pdf.txt568e0664e63ec3bf3c7a2033a431fd69MD51Neuromarketing_Borges_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain183898https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35083/2/Neuromarketing_Borges_2015.pdf.txt568e0664e63ec3bf3c7a2033a431fd69MD52ORIGINALNeuromarketing_Borges_2015.pdfTexto completoapplication/pdf1802378https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35083/3/Neuromarketing_Borges_2015.pdf4e1007f135703f7e9b1cfc7dba36c7d8MD53LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35083/4/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD54123456789/350832021-09-20 11:56:52.745oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T14:56:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv Neuromarketing: um estudo de caso em uma vidraçaria na cidade de Natal/RN
title Neuromarketing: um estudo de caso em uma vidraçaria na cidade de Natal/RN
spellingShingle Neuromarketing: um estudo de caso em uma vidraçaria na cidade de Natal/RN
Borges, Willian Bruno de Melo
Neuromarketing
Comportamento do consumidor
Elementos sensoriais
Vidraçaria
title_short Neuromarketing: um estudo de caso em uma vidraçaria na cidade de Natal/RN
title_full Neuromarketing: um estudo de caso em uma vidraçaria na cidade de Natal/RN
title_fullStr Neuromarketing: um estudo de caso em uma vidraçaria na cidade de Natal/RN
title_full_unstemmed Neuromarketing: um estudo de caso em uma vidraçaria na cidade de Natal/RN
title_sort Neuromarketing: um estudo de caso em uma vidraçaria na cidade de Natal/RN
author Borges, Willian Bruno de Melo
author_facet Borges, Willian Bruno de Melo
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Elane de
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv CUNHA, Abdon Silva Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Willian Bruno de Melo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pignataro, Thelma
contributor_str_mv Pignataro, Thelma
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Neuromarketing
Comportamento do consumidor
Elementos sensoriais
Vidraçaria
topic Neuromarketing
Comportamento do consumidor
Elementos sensoriais
Vidraçaria
description O marketing precisa aprimorar o elo das organizações com seus consumidores, para isso realiza pesquisas de mercado. Vários fatores influenciam no comportamento do consumidor. Assim o marketing tenta influenciar o consumidor identificando os processos de tomada de decisão de compra e como interferir neles. Atualmente o estudo do neuromarketing aliado aos estudos da neurociência, está modificando a forma de empresas e consumidores se comportarem. Muitas organizações já utilizam o neuromarketing como forma de atrair mais os clientes, por isso o objetivo desta pesquisa é entender quais as ferramentas do neuromarketing que podem ser aplicadas a uma vidraçaria. Assim foram elencados objetivos específicos como, identificar os fatores sensoriais de relevância para o consumidor, identificar os dados de segmentação dos entrevistados, estabelecer avaliação do cliente sobre os produtos comercializados. Além disso foram identificadas questões éticas e suas limitações. A Pesquisa foi realiza em formato de questionário com 22 questões, no período de 17 de março a 5 de maio de 2015, aplicados na vidraçaria Vidro Service. Como referencial foram utilizados autores da atualidade sobre o neuromarketing como Martin Lindstrom Roger Dooley, Nanci Cavaco e Marcelo Peruzzo, dentre outros. Percebe-se então que os clientes valorizam o fato de a organização trabalhar seus sentidos e que isto influencia positivamente no seu comportamento e na tomada de decisão de compra. Isso demonstra que foram encontradas as ferramentas do neuromarketing mais adequadas a organização, que contribuíram para o cumprimento do objetivo geral desta pesquisa.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-17T20:05:57Z
2021-09-20T14:56:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-17T20:05:57Z
2021-09-20T14:56:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2008002292
dc.identifier.citation.fl_str_mv BORGES, Willian Bruno de Melo. Neuromarketing: um estudo de caso em uma vidraçaria na cidade de Natal/RN. 2015. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35083
identifier_str_mv 2008002292
BORGES, Willian Bruno de Melo. Neuromarketing: um estudo de caso em uma vidraçaria na cidade de Natal/RN. 2015. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35083/1/WillianBMB_Monografia.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35083/2/Neuromarketing_Borges_2015.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35083/3/Neuromarketing_Borges_2015.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35083/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 568e0664e63ec3bf3c7a2033a431fd69
568e0664e63ec3bf3c7a2033a431fd69
4e1007f135703f7e9b1cfc7dba36c7d8
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117642155196416