Neuromarketing: um estudo de caso em uma vidraçaria na cidade de Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Willian Bruno de Melo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35083
Resumo: O marketing precisa aprimorar o elo das organizações com seus consumidores, para isso realiza pesquisas de mercado. Vários fatores influenciam no comportamento do consumidor. Assim o marketing tenta influenciar o consumidor identificando os processos de tomada de decisão de compra e como interferir neles. Atualmente o estudo do neuromarketing aliado aos estudos da neurociência, está modificando a forma de empresas e consumidores se comportarem. Muitas organizações já utilizam o neuromarketing como forma de atrair mais os clientes, por isso o objetivo desta pesquisa é entender quais as ferramentas do neuromarketing que podem ser aplicadas a uma vidraçaria. Assim foram elencados objetivos específicos como, identificar os fatores sensoriais de relevância para o consumidor, identificar os dados de segmentação dos entrevistados, estabelecer avaliação do cliente sobre os produtos comercializados. Além disso foram identificadas questões éticas e suas limitações. A Pesquisa foi realiza em formato de questionário com 22 questões, no período de 17 de março a 5 de maio de 2015, aplicados na vidraçaria Vidro Service. Como referencial foram utilizados autores da atualidade sobre o neuromarketing como Martin Lindstrom Roger Dooley, Nanci Cavaco e Marcelo Peruzzo, dentre outros. Percebe-se então que os clientes valorizam o fato de a organização trabalhar seus sentidos e que isto influencia positivamente no seu comportamento e na tomada de decisão de compra. Isso demonstra que foram encontradas as ferramentas do neuromarketing mais adequadas a organização, que contribuíram para o cumprimento do objetivo geral desta pesquisa.
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