Modelo de sequência didática baseado nas metodologias ativas de aprendizagem para curso de pós-formação da Força Aérea Brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44570 |
Resumo: | Essa pesquisa surge da inquietação e necessidade de enriquecer o ato pedagógico, alinhando novas metodologias de ensino dentro da instrução militar. O presente trabalho tem como objetivo propor um modelo de sequência didática com base em metodologias ativas para a formação dos aspirantes a Aviador da Força Aérea Brasileira. Sobre os aspectos metodológicos, essa pesquisa possui uma abordagem qualitativa, empírica e intervencionista. Para alcançar o objetivo proposto, foram realizadas capacitações com o corpo docente do Curso de Preparação de Oficiais de Esquadrão Aéreo - CPROE, intervenções pedagógicas na elaboração dos planos de aula e acompanhamento das instruções utilizando as metodologias ativas. Analisamos os resultados dessas aulas, através da análise de conteúdos (Bardin, 1977; 2011) dos questionários de críticas do curso, o que nos direcionou na elaboração do modelo de sequência didática baseado nas metodologias ativas: ensino Híbrido, Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e Gamificação. Como resultado foi criado um Guia de sequências didáticas através do modelo ADDIE (do inglês, Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation), contendo tecnologias digitais e atividades práticas que podem ser usadas em diferentes momentos no planejamento e execução de uma aula. O resultado deste trabalho consiste em contribuir de forma pedagógica na missão de proporcionar aos discentes experiências de aprendizagem inerentes às funções de oficial aviador da Força Aérea Brasileira. |
id |
UFRN_f82c05385474447d0dde7254a3f5d6fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/44570 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Perla Carneiro dahttp://lattes.cnpq.br/8855425337594585http://lattes.cnpq.br/3992106322474895Schneider, Henrique Nouhttp://lattes.cnpq.br/0598828216648683Martins, Cibelle Amorimhttp://lattes.cnpq.br/1795893092260432Fonseca, Gessica Fabielyhttp://lattes.cnpq.br/2836927327702138Andrade, Adja Ferreira de2021-10-14T23:00:19Z2021-10-14T23:00:19Z2021-07-16SILVA, Perla Carneiro da. Modelo de sequência didática baseado nas metodologias ativas de aprendizagem para curso de pós-formação da Força Aérea Brasileira. 2021. 104f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44570Essa pesquisa surge da inquietação e necessidade de enriquecer o ato pedagógico, alinhando novas metodologias de ensino dentro da instrução militar. O presente trabalho tem como objetivo propor um modelo de sequência didática com base em metodologias ativas para a formação dos aspirantes a Aviador da Força Aérea Brasileira. Sobre os aspectos metodológicos, essa pesquisa possui uma abordagem qualitativa, empírica e intervencionista. Para alcançar o objetivo proposto, foram realizadas capacitações com o corpo docente do Curso de Preparação de Oficiais de Esquadrão Aéreo - CPROE, intervenções pedagógicas na elaboração dos planos de aula e acompanhamento das instruções utilizando as metodologias ativas. Analisamos os resultados dessas aulas, através da análise de conteúdos (Bardin, 1977; 2011) dos questionários de críticas do curso, o que nos direcionou na elaboração do modelo de sequência didática baseado nas metodologias ativas: ensino Híbrido, Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e Gamificação. Como resultado foi criado um Guia de sequências didáticas através do modelo ADDIE (do inglês, Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation), contendo tecnologias digitais e atividades práticas que podem ser usadas em diferentes momentos no planejamento e execução de uma aula. O resultado deste trabalho consiste em contribuir de forma pedagógica na missão de proporcionar aos discentes experiências de aprendizagem inerentes às funções de oficial aviador da Força Aérea Brasileira.This research arises from the restlessness and need to enrich the pedagogical act, aligning new teaching methodologies within military instruction. The present work aims to propose a didactic sequence model based on active methodologies for the training of aspiring Aviator from Brazilian Air Force. On the methodological aspects, this research has a qualitative, empirical and interventionist approach. To achieve the proposed objective, training was carried out with the faculty from the Air Squadron Officer Preparation Course, pedagogical interventions in the preparation of lesson plans and monitoring of instructions using active methodologies. We analyzed the results of these classes, through the content analysis of the course review questionnaires, which guided us in the development of the didactic sequence model based on active methodologies: Hybrid Teaching, Flipped Classroom, Problem-Based Learning (PBL) and Gamification. As a result, a didactic sequence guide was created using the ADDIE model (Analysis, Design, Development, Implementation, and Evaluation), containing digital technologies and practical activities that can be used at different times in the planning and execution of a class. The result of this work is to contribute in a pedagogical way to the mission of providing students with learning experiences inherent to the functions of aviator officer from Brazilian Air Force.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilMetodologias de ensinoMetodologias ativasSequência didáticaModelo de sequência didática baseado nas metodologias ativas de aprendizagem para curso de pós-formação da Força Aérea Brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALModelosequenciadidatica_Silva_2021.pdfapplication/pdf19084168https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44570/1/Modelosequenciadidatica_Silva_2021.pdf6e98843ef403f7470aed6f7f5a657f4bMD51123456789/445702022-05-02 12:49:22.559oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/44570Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:49:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelo de sequência didática baseado nas metodologias ativas de aprendizagem para curso de pós-formação da Força Aérea Brasileira |
title |
Modelo de sequência didática baseado nas metodologias ativas de aprendizagem para curso de pós-formação da Força Aérea Brasileira |
spellingShingle |
Modelo de sequência didática baseado nas metodologias ativas de aprendizagem para curso de pós-formação da Força Aérea Brasileira Silva, Perla Carneiro da Metodologias de ensino Metodologias ativas Sequência didática |
title_short |
Modelo de sequência didática baseado nas metodologias ativas de aprendizagem para curso de pós-formação da Força Aérea Brasileira |
title_full |
Modelo de sequência didática baseado nas metodologias ativas de aprendizagem para curso de pós-formação da Força Aérea Brasileira |
title_fullStr |
Modelo de sequência didática baseado nas metodologias ativas de aprendizagem para curso de pós-formação da Força Aérea Brasileira |
title_full_unstemmed |
Modelo de sequência didática baseado nas metodologias ativas de aprendizagem para curso de pós-formação da Força Aérea Brasileira |
title_sort |
Modelo de sequência didática baseado nas metodologias ativas de aprendizagem para curso de pós-formação da Força Aérea Brasileira |
author |
Silva, Perla Carneiro da |
author_facet |
Silva, Perla Carneiro da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8855425337594585 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3992106322474895 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Schneider, Henrique Nou |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0598828216648683 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Martins, Cibelle Amorim |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1795893092260432 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Fonseca, Gessica Fabiely |
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2836927327702138 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Perla Carneiro da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Andrade, Adja Ferreira de |
contributor_str_mv |
Andrade, Adja Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias de ensino Metodologias ativas Sequência didática |
topic |
Metodologias de ensino Metodologias ativas Sequência didática |
description |
Essa pesquisa surge da inquietação e necessidade de enriquecer o ato pedagógico, alinhando novas metodologias de ensino dentro da instrução militar. O presente trabalho tem como objetivo propor um modelo de sequência didática com base em metodologias ativas para a formação dos aspirantes a Aviador da Força Aérea Brasileira. Sobre os aspectos metodológicos, essa pesquisa possui uma abordagem qualitativa, empírica e intervencionista. Para alcançar o objetivo proposto, foram realizadas capacitações com o corpo docente do Curso de Preparação de Oficiais de Esquadrão Aéreo - CPROE, intervenções pedagógicas na elaboração dos planos de aula e acompanhamento das instruções utilizando as metodologias ativas. Analisamos os resultados dessas aulas, através da análise de conteúdos (Bardin, 1977; 2011) dos questionários de críticas do curso, o que nos direcionou na elaboração do modelo de sequência didática baseado nas metodologias ativas: ensino Híbrido, Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e Gamificação. Como resultado foi criado um Guia de sequências didáticas através do modelo ADDIE (do inglês, Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation), contendo tecnologias digitais e atividades práticas que podem ser usadas em diferentes momentos no planejamento e execução de uma aula. O resultado deste trabalho consiste em contribuir de forma pedagógica na missão de proporcionar aos discentes experiências de aprendizagem inerentes às funções de oficial aviador da Força Aérea Brasileira. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-14T23:00:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-10-14T23:00:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-07-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Perla Carneiro da. Modelo de sequência didática baseado nas metodologias ativas de aprendizagem para curso de pós-formação da Força Aérea Brasileira. 2021. 104f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44570 |
identifier_str_mv |
SILVA, Perla Carneiro da. Modelo de sequência didática baseado nas metodologias ativas de aprendizagem para curso de pós-formação da Força Aérea Brasileira. 2021. 104f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44570/1/Modelosequenciadidatica_Silva_2021.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6e98843ef403f7470aed6f7f5a657f4b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117753292718080 |