Influência das mídias sociais no comportamento do consumidor: um estudo no mercado de casamento natalense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rayane Gabrielle Araújo da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35214
Resumo: O presente trabalho objetivou compreender a influência das mídias sociais no comportamento do consumidor e no processo de decisão de compra para a contratação de serviço de casamentos em Natal-RN. Para tal, de acordo com os objetivos específicos, foi identificado o perfil socioeconômico dos consumidores, as mídias sociais mais utilizadas para obter informações sobre o mercado de casamento, os principais produtos e serviços procurados nas mídias sociais, os fatores que levam o consumidor a buscar essas informações, bem como os fatores que mais influenciam a decisão final de compra e contratação dos serviços. Em seguida, para a sustentação metodológica, o trabalho utilizou uma pesquisa descritiva quantitativa realizada por meio de um questionário online no Google Forms, com uma amostra de 256 pessoas, todas são mulheres, noivas ou já casaram de 2017 a anos posteriores. O tratamento dos dados foi construído a partir de um banco no software Excel, versão 2016. Assim, foi possível constatar que o Instagram apontou como a principal mídia usada, em seguida têm-se o WhatsApp e Site/blog de noiva. Além disso verificou-se que serviços de decoração, fotografia, e aluguel ou compra de vestido de noivas são tidos como os itens mais procurados pelo público amostral. Outro resultado encontrado com a pesquisa está associado aos fatores de influência no comportamento e decisão de compra.
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Para tal, de acordo com os objetivos específicos, foi identificado o perfil socioeconômico dos consumidores, as mídias sociais mais utilizadas para obter informações sobre o mercado de casamento, os principais produtos e serviços procurados nas mídias sociais, os fatores que levam o consumidor a buscar essas informações, bem como os fatores que mais influenciam a decisão final de compra e contratação dos serviços. Em seguida, para a sustentação metodológica, o trabalho utilizou uma pesquisa descritiva quantitativa realizada por meio de um questionário online no Google Forms, com uma amostra de 256 pessoas, todas são mulheres, noivas ou já casaram de 2017 a anos posteriores. O tratamento dos dados foi construído a partir de um banco no software Excel, versão 2016. Assim, foi possível constatar que o Instagram apontou como a principal mídia usada, em seguida têm-se o WhatsApp e Site/blog de noiva. Além disso verificou-se que serviços de decoração, fotografia, e aluguel ou compra de vestido de noivas são tidos como os itens mais procurados pelo público amostral. Outro resultado encontrado com a pesquisa está associado aos fatores de influência no comportamento e decisão de compra.This study aims to comprehend the influences of social media on consumer behavior and purchase decision in the wedding planner business in Natal, Rio Grande do Norte. To that end, customer’s social economics profiles were identified through the prominent social media’s platforms used to convey information about the wedding market as a whole, the main products and services searched, as well as the primary motives that lead consumers to such products. In the intent to provide the methodologic basis the work used a descriptive quantitative research survey applied through Google Forms, with a sample of 256 people, all women, brides or recently wedded, after 2017. The data treatment was archived through the use of Microsoft Excel, 2016. Thus, it was possible to conclude that Instagram was the main social media used by the consumers, followed by WhatsApp and Bride’s Sites/Blogs. On top of that it can be added that services of decoration, photography and rent/purchase of wedding dresses are the most searched items by the sample. Other result found was that the research is associated with influential factors on behavior and purchase decision.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessComportamento do consumidor; Marketing digital; Mídias Sociais; Casamento.Processo de compra.Influência das mídias sociais no comportamento do consumidor: um estudo no mercado de casamento natalenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALInfluenciaMidiasSociais_Silva_2019application/octet-stream912637https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35214/1/InfluenciaMidiasSociais_Silva_201959b4a26164c28a97dde1866ffc357b41MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35214/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35214/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTInfluenciaMidiasSociais_Silva_2019.txtExtracted texttext/plain102038https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35214/4/InfluenciaMidiasSociais_Silva_2019.txt3eb9c737e3312f5dc942d3a43635d7aaMD54123456789/352142021-09-20 12:01:25.64oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:01:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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