Avaliação da alimentação escolar oferecida aos alunos em creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goes, Maria Raiane Bernardino de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40156
Resumo: Promover a alimentação saudável na escola, na perspectiva do direito humano, é garantir segurança alimentar e nutricional (SAN) e, sobretudo, construir cidadania. Para tentar suprir, parcialmente, as necessidades nutricionais das crianças matriculadas em escolas públicas, bem como efetivar o que se preconiza na SAN, o PNAE vem sendo executado e aperfeiçoado em toda a rede pública no Brasil.No ambiente escolar, o aumento do consumo de frutas e hortaliças deve ser estimulado,assim como deve ser evitada a oferta de alimentos processados e ultraprocessados. Portanto, o objetivo deste estudo foi analisar os cardápios da alimentação escolar ofertados aos alunos da creche do município Camutanga-PE quanto à oferta de frutas, hortaliças, alimentos processados e ultraprocessados. Para tanto, realizou-se uma análise quantitativa dos alimentos presentes nos cardápios ofertados na alimentação escolar da creche. Sistematizaram-se as informações dos cardápios dos meses de fevereiro a novembro de 2016. A análise se baseou nas recomendações preconizadas na Resolução 26/2013- FNDE/MEC e nos critérios do Modelo de Perfil Nutricional da OPAS (2016), em relação à oferta de frutas e hortaliças e a identificação da presença de produtos alimentícios processados e ultraprocessados, respectivamente. Os resultados mostraram que a oferta de frutas e hortaliças, por meio dos cardápios oferecidos aos alunos da creche é superior à 200g/aluno/semana e que a frequência desses alimentos nos cardápios é igual ou maior a três vezes por semana. A quantidade ofertada no cardápio semanal variou de 565 g/aluno/semana a 905 g/aluno/semana e a frequência de 3 a 5 vezes por semana. Contudo,ressalta-se que a creche tem atendimento integral e os alunos realizam quatro refeições durante o período de permanência diário. Em relação à identificação de alimentos processados, os mais frequentes foram: produtos de panificação (pães e biscoitos), queijo mussarela e suco de uva.Sendo os pães e biscoitos, tipo maria, maisena e cream cracker, os mais identificados no cardápio. Dentre os ultraprocessados: creme de leite, achocolatado em pó, bebida láctea e requeijão.Foi possível perceber que apesar da proibição e da restrição de determinados alimentos, como uma tentativa de minimizar a presença desses na alimentação escolar e estimular o consumo dos alimentos in natura e minimamente processados, ainda existe uma prevalência, pequena, desse tipo de alimento na composição dos cardápios da creche.Diante do exposto, conclui-se que o planejamento dos cardápios da creche do estudo em geral mostrou-se adequado quanto à oferta de frutas e hortaliças, mas deve-se atentar para a prevalência de alimentos processados e ultraprocessados, de modo a melhor atender às necessidades nutricionais das crianças.
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Para tentar suprir, parcialmente, as necessidades nutricionais das crianças matriculadas em escolas públicas, bem como efetivar o que se preconiza na SAN, o PNAE vem sendo executado e aperfeiçoado em toda a rede pública no Brasil.No ambiente escolar, o aumento do consumo de frutas e hortaliças deve ser estimulado,assim como deve ser evitada a oferta de alimentos processados e ultraprocessados. Portanto, o objetivo deste estudo foi analisar os cardápios da alimentação escolar ofertados aos alunos da creche do município Camutanga-PE quanto à oferta de frutas, hortaliças, alimentos processados e ultraprocessados. Para tanto, realizou-se uma análise quantitativa dos alimentos presentes nos cardápios ofertados na alimentação escolar da creche. Sistematizaram-se as informações dos cardápios dos meses de fevereiro a novembro de 2016. A análise se baseou nas recomendações preconizadas na Resolução 26/2013- FNDE/MEC e nos critérios do Modelo de Perfil Nutricional da OPAS (2016), em relação à oferta de frutas e hortaliças e a identificação da presença de produtos alimentícios processados e ultraprocessados, respectivamente. Os resultados mostraram que a oferta de frutas e hortaliças, por meio dos cardápios oferecidos aos alunos da creche é superior à 200g/aluno/semana e que a frequência desses alimentos nos cardápios é igual ou maior a três vezes por semana. A quantidade ofertada no cardápio semanal variou de 565 g/aluno/semana a 905 g/aluno/semana e a frequência de 3 a 5 vezes por semana. Contudo,ressalta-se que a creche tem atendimento integral e os alunos realizam quatro refeições durante o período de permanência diário. Em relação à identificação de alimentos processados, os mais frequentes foram: produtos de panificação (pães e biscoitos), queijo mussarela e suco de uva.Sendo os pães e biscoitos, tipo maria, maisena e cream cracker, os mais identificados no cardápio. Dentre os ultraprocessados: creme de leite, achocolatado em pó, bebida láctea e requeijão.Foi possível perceber que apesar da proibição e da restrição de determinados alimentos, como uma tentativa de minimizar a presença desses na alimentação escolar e estimular o consumo dos alimentos in natura e minimamente processados, ainda existe uma prevalência, pequena, desse tipo de alimento na composição dos cardápios da creche.Diante do exposto, conclui-se que o planejamento dos cardápios da creche do estudo em geral mostrou-se adequado quanto à oferta de frutas e hortaliças, mas deve-se atentar para a prevalência de alimentos processados e ultraprocessados, de modo a melhor atender às necessidades nutricionais das crianças.Promover a alimentação saudável na escola, na perspectiva do direito humano, é garantir segurança alimentar e nutricional (SAN) e, sobretudo, construir cidadania. 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