Gestão da informação e Marketing: uma investigação bibliográfica interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Felipe Araújo Pereira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49770
Resumo: Na chamada “Era do Conhecimento”, a informação tornou-se um dos principais insumos das instituições que buscam o sucesso. Nesse contexto, a Gestão da Informação (GI) e a Comunicação Estratégica são práticas importantes para o alcance de objetivos institucionais de qualquer empresa ou organização. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como se dá a possível convergência temática entre a Gestão da Informação e o Marketing. Sob o aspecto metodológico, a caracterização deste trabalho é do tipo exploratória, cujo método de abordagem é o indutivo. Este trabalho também realizou pesquisa bibliográfica acerca de GI e Marketing; selecionou trabalhos científicos que aproximem ambas as áreas; sintetizou e apresentou achados de pesquisa; traçou inferências acerca dos resultados da pesquisa e, por fim, elaborou uma proposta de plano de GI direcionado ao Marketing. O trabalho também lança mão de modelos de GI validados por autores da área e considera particularidades do Marketing, sobretudo do Marketing da Informação. Ao final do trabalho, também foram feitas conclusões acerca dos principais pontos aqui discutidos, bem como possíveis desdobramentos desta pesquisa.
id UFRN_fcbbfe0ec2541b2be23157b7287d0172
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49770
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Brito, Felipe Araújo Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/5858400608827377http://lattes.cnpq.br/9461909998413307Prado, Jorge Moisés Kroll doGallotti, Mônica Marques Carvalhohttps://orcid.org/0000-0002-3044-2032http://lattes.cnpq.br/0017857898026618Moreira, Luciana de Albuquerque2022-11-16T21:05:21Z2022-11-16T21:05:21Z2022-10-11BRITO, Felipe Araújo Pereira de. Gestão da informação e Marketing: uma investigação bibliográfica interdisciplinar. Orientadora: Luciana de Albuquerque Moreira. 2022. 107f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49770Na chamada “Era do Conhecimento”, a informação tornou-se um dos principais insumos das instituições que buscam o sucesso. Nesse contexto, a Gestão da Informação (GI) e a Comunicação Estratégica são práticas importantes para o alcance de objetivos institucionais de qualquer empresa ou organização. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como se dá a possível convergência temática entre a Gestão da Informação e o Marketing. Sob o aspecto metodológico, a caracterização deste trabalho é do tipo exploratória, cujo método de abordagem é o indutivo. Este trabalho também realizou pesquisa bibliográfica acerca de GI e Marketing; selecionou trabalhos científicos que aproximem ambas as áreas; sintetizou e apresentou achados de pesquisa; traçou inferências acerca dos resultados da pesquisa e, por fim, elaborou uma proposta de plano de GI direcionado ao Marketing. O trabalho também lança mão de modelos de GI validados por autores da área e considera particularidades do Marketing, sobretudo do Marketing da Informação. Ao final do trabalho, também foram feitas conclusões acerca dos principais pontos aqui discutidos, bem como possíveis desdobramentos desta pesquisa.In the so-called “Age of Knowledge”, information has become one of the main inputs for institutions that seek success. In this context, Information Management (IM) and Strategic Communication are important practices for achieving institutional objectives of any company or organization. Therefore, this research has the general objective to analyzing how the possible thematic convergence between Information Management and Marketing occurs. From the methodological point of view, the characterization of this work is exploratory, whose approach is the inductive method. This work also carried out bibliographic research about IM and Marketing; selected scientific works that approach both areas; synthesized and presented research findings; drew inferences about the research results and, finally, prepared a proposal for an IM plan aimed at Marketing. The work also makes use of IM models validated by authors in the area and considers particularities of Marketing, especially Information Marketing. At the end of the work, conclusions were also made about the main points discussed here, as well as possible developments of this research.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO - PPGICUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASMarketingGestão da informaçãoPlano de gestão da informaçãoMarketing digitalGestão da informação e Marketing: uma investigação bibliográfica interdisciplinarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGestaoinformacaoMarketing_Brito_2022.pdfapplication/pdf1101978https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49770/1/GestaoinformacaoMarketing_Brito_2022.pdf6a00aa9bd48d126a40167931f6d77e44MD51123456789/497702022-11-16 18:07:10.637oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49770Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-11-16T21:07:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão da informação e Marketing: uma investigação bibliográfica interdisciplinar
title Gestão da informação e Marketing: uma investigação bibliográfica interdisciplinar
spellingShingle Gestão da informação e Marketing: uma investigação bibliográfica interdisciplinar
Brito, Felipe Araújo Pereira de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Marketing
Gestão da informação
Plano de gestão da informação
Marketing digital
title_short Gestão da informação e Marketing: uma investigação bibliográfica interdisciplinar
title_full Gestão da informação e Marketing: uma investigação bibliográfica interdisciplinar
title_fullStr Gestão da informação e Marketing: uma investigação bibliográfica interdisciplinar
title_full_unstemmed Gestão da informação e Marketing: uma investigação bibliográfica interdisciplinar
title_sort Gestão da informação e Marketing: uma investigação bibliográfica interdisciplinar
author Brito, Felipe Araújo Pereira de
author_facet Brito, Felipe Araújo Pereira de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5858400608827377
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9461909998413307
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Prado, Jorge Moisés Kroll do
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Gallotti, Mônica Marques Carvalho
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3044-2032
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0017857898026618
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Felipe Araújo Pereira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moreira, Luciana de Albuquerque
contributor_str_mv Moreira, Luciana de Albuquerque
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Marketing
Gestão da informação
Plano de gestão da informação
Marketing digital
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Gestão da informação
Plano de gestão da informação
Marketing digital
description Na chamada “Era do Conhecimento”, a informação tornou-se um dos principais insumos das instituições que buscam o sucesso. Nesse contexto, a Gestão da Informação (GI) e a Comunicação Estratégica são práticas importantes para o alcance de objetivos institucionais de qualquer empresa ou organização. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como se dá a possível convergência temática entre a Gestão da Informação e o Marketing. Sob o aspecto metodológico, a caracterização deste trabalho é do tipo exploratória, cujo método de abordagem é o indutivo. Este trabalho também realizou pesquisa bibliográfica acerca de GI e Marketing; selecionou trabalhos científicos que aproximem ambas as áreas; sintetizou e apresentou achados de pesquisa; traçou inferências acerca dos resultados da pesquisa e, por fim, elaborou uma proposta de plano de GI direcionado ao Marketing. O trabalho também lança mão de modelos de GI validados por autores da área e considera particularidades do Marketing, sobretudo do Marketing da Informação. Ao final do trabalho, também foram feitas conclusões acerca dos principais pontos aqui discutidos, bem como possíveis desdobramentos desta pesquisa.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-16T21:05:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-16T21:05:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-10-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BRITO, Felipe Araújo Pereira de. Gestão da informação e Marketing: uma investigação bibliográfica interdisciplinar. Orientadora: Luciana de Albuquerque Moreira. 2022. 107f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49770
identifier_str_mv BRITO, Felipe Araújo Pereira de. Gestão da informação e Marketing: uma investigação bibliográfica interdisciplinar. Orientadora: Luciana de Albuquerque Moreira. 2022. 107f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO - PPGIC
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49770/1/GestaoinformacaoMarketing_Brito_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a00aa9bd48d126a40167931f6d77e44
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832916457324544