Gestão da informação e Marketing: uma investigação bibliográfica interdisciplinar
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49770 |
Resumo: | Na chamada “Era do Conhecimento”, a informação tornou-se um dos principais insumos das instituições que buscam o sucesso. Nesse contexto, a Gestão da Informação (GI) e a Comunicação Estratégica são práticas importantes para o alcance de objetivos institucionais de qualquer empresa ou organização. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como se dá a possível convergência temática entre a Gestão da Informação e o Marketing. Sob o aspecto metodológico, a caracterização deste trabalho é do tipo exploratória, cujo método de abordagem é o indutivo. Este trabalho também realizou pesquisa bibliográfica acerca de GI e Marketing; selecionou trabalhos científicos que aproximem ambas as áreas; sintetizou e apresentou achados de pesquisa; traçou inferências acerca dos resultados da pesquisa e, por fim, elaborou uma proposta de plano de GI direcionado ao Marketing. O trabalho também lança mão de modelos de GI validados por autores da área e considera particularidades do Marketing, sobretudo do Marketing da Informação. Ao final do trabalho, também foram feitas conclusões acerca dos principais pontos aqui discutidos, bem como possíveis desdobramentos desta pesquisa. |
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Brito, Felipe Araújo Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/5858400608827377http://lattes.cnpq.br/9461909998413307Prado, Jorge Moisés Kroll doGallotti, Mônica Marques Carvalhohttps://orcid.org/0000-0002-3044-2032http://lattes.cnpq.br/0017857898026618Moreira, Luciana de Albuquerque2022-11-16T21:05:21Z2022-11-16T21:05:21Z2022-10-11BRITO, Felipe Araújo Pereira de. Gestão da informação e Marketing: uma investigação bibliográfica interdisciplinar. Orientadora: Luciana de Albuquerque Moreira. 2022. 107f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49770Na chamada “Era do Conhecimento”, a informação tornou-se um dos principais insumos das instituições que buscam o sucesso. Nesse contexto, a Gestão da Informação (GI) e a Comunicação Estratégica são práticas importantes para o alcance de objetivos institucionais de qualquer empresa ou organização. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como se dá a possível convergência temática entre a Gestão da Informação e o Marketing. Sob o aspecto metodológico, a caracterização deste trabalho é do tipo exploratória, cujo método de abordagem é o indutivo. Este trabalho também realizou pesquisa bibliográfica acerca de GI e Marketing; selecionou trabalhos científicos que aproximem ambas as áreas; sintetizou e apresentou achados de pesquisa; traçou inferências acerca dos resultados da pesquisa e, por fim, elaborou uma proposta de plano de GI direcionado ao Marketing. O trabalho também lança mão de modelos de GI validados por autores da área e considera particularidades do Marketing, sobretudo do Marketing da Informação. Ao final do trabalho, também foram feitas conclusões acerca dos principais pontos aqui discutidos, bem como possíveis desdobramentos desta pesquisa.In the so-called “Age of Knowledge”, information has become one of the main inputs for institutions that seek success. In this context, Information Management (IM) and Strategic Communication are important practices for achieving institutional objectives of any company or organization. Therefore, this research has the general objective to analyzing how the possible thematic convergence between Information Management and Marketing occurs. From the methodological point of view, the characterization of this work is exploratory, whose approach is the inductive method. This work also carried out bibliographic research about IM and Marketing; selected scientific works that approach both areas; synthesized and presented research findings; drew inferences about the research results and, finally, prepared a proposal for an IM plan aimed at Marketing. The work also makes use of IM models validated by authors in the area and considers particularities of Marketing, especially Information Marketing. At the end of the work, conclusions were also made about the main points discussed here, as well as possible developments of this research.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO - PPGICUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASMarketingGestão da informaçãoPlano de gestão da informaçãoMarketing digitalGestão da informação e Marketing: uma investigação bibliográfica interdisciplinarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGestaoinformacaoMarketing_Brito_2022.pdfapplication/pdf1101978https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49770/1/GestaoinformacaoMarketing_Brito_2022.pdf6a00aa9bd48d126a40167931f6d77e44MD51123456789/497702022-11-16 18:07:10.637oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49770Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-11-16T21:07:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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