Transexualidade e publicidade: um estudo de caso sobre homens trans em campanhas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Flávia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34438
Resumo: Esse trabalho apresenta um estudo de caso sobre homens trans em campanhas publicitárias como estratégia para atingir tal nicho de mercado. Em um primeiro momento, conceitua-se alguns termos para melhor compreensão da presente pesquisa. Em seguida, discorre-se sobre as retóricas encontradas no capital, marcas e a principal estratégia de comunicação, a publicidade. Tendo como objetivo compreender o papel do homem trans na publicidade, analisamos quatro campanhas publicitárias que abordam a questão da transmasculinidade. Para tal, utilizamos uma pesquisa bibliográfica baseada em estudiosos como Jaqueline Gomes de Jesus, Berenice Bento, Thomas Laqueur, Guilherme Almeida, Maria Eduarda Rocha e Philip Kotler. Em paralelo, realizamos uma pesquisa qualitativa, e através da perspectiva de homens transexuais buscamos identificar a representatividade de transmasculinos na publicidade e os desdobramentos que ela desenvolve. No entanto, compreendemos que, para além da venda, tais estratégias acabam por ser positivas, pois geram representatividade de um grupo de pessoas ainda invisibilizado pela mídia.
id UFRN_fd732400967cfe938c6889f020e69b4c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34438
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Morais, FláviaChacel, Marcela Costa da CunhaNobre, Luiz Fernando Dal PianOliveira, Raquel AssunçãoChacel, Marcela Costa da Cunha2021-04-27T15:07:37Z2021-09-20T12:44:45Z2021-04-27T15:07:37Z2021-09-20T12:44:45Z2021-04-2020150143131MORAIS, Flávia Nunes. Transexualidade e publicidade: um estudo de caso sobre homens trans em campanhas. 2021. 78 f. Monografia (Graduação) - Curso de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34438Esse trabalho apresenta um estudo de caso sobre homens trans em campanhas publicitárias como estratégia para atingir tal nicho de mercado. Em um primeiro momento, conceitua-se alguns termos para melhor compreensão da presente pesquisa. Em seguida, discorre-se sobre as retóricas encontradas no capital, marcas e a principal estratégia de comunicação, a publicidade. Tendo como objetivo compreender o papel do homem trans na publicidade, analisamos quatro campanhas publicitárias que abordam a questão da transmasculinidade. Para tal, utilizamos uma pesquisa bibliográfica baseada em estudiosos como Jaqueline Gomes de Jesus, Berenice Bento, Thomas Laqueur, Guilherme Almeida, Maria Eduarda Rocha e Philip Kotler. Em paralelo, realizamos uma pesquisa qualitativa, e através da perspectiva de homens transexuais buscamos identificar a representatividade de transmasculinos na publicidade e os desdobramentos que ela desenvolve. No entanto, compreendemos que, para além da venda, tais estratégias acabam por ser positivas, pois geram representatividade de um grupo de pessoas ainda invisibilizado pela mídia.This paper presents a case study about trans men in advertisingng campaigns as an strategy to reach this audiences. In a first moment, some keywords for this research are defined for a better understanding. Afterwards, it brings a discussion about money, trademarks and their main communication strategy: advertising. Trying to understand trans men role in advertisements, four campaigns that brings this subject were analyzed. To do so, we used a bibliography based on names such as Jaqueline Gomes de Jesus, Berenice Bento, Thomas Laqueur, Guilherme Almeida, Maria Eduarda Rocha and Phillip Kotler. In addition to that, we made a qualitative research with transexual men in which we tried to identify inclusion of this audience on those campaigns and their impact for the intended group. However, we understand that those strategies go beyond sales interests once they bring inclusion and diversity to a group that is still invisible on the media.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilPublicidade e propagandaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTransexualidadeTranssexualityHomem transTrans manMarcasTrademarksPublicidadeAdvertisingEstudo de casoCase studyTransexualidade e publicidade: um estudo de caso sobre homens trans em campanhasTranssexuality and advertising: a case study of trans men in campaignsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTransexualidadePublicidadeEstudo_Morais_2021.pdfTransexualidade e publicidade: um estudo de caso sobre homens trans em campanhasapplication/pdf2129214https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34438/1/TransexualidadePublicidadeEstudo_Morais_2021.pdffcd37fd0ad2af7bc62abd7da8eff138eMD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34438/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34438/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTTransexualidade e publicidade - um estudo de caso sobre homens trans em campanhas.pdf.txtExtracted texttext/plain152700https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34438/4/Transexualidade%20e%20publicidade%20-%20um%20estudo%20de%20caso%20sobre%20homens%20trans%20em%20campanhas.pdf.txtd252703d70dfa259d72d6b9f0caa9819MD54123456789/344382021-09-28 15:44:22.284oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-28T18:44:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transexualidade e publicidade: um estudo de caso sobre homens trans em campanhas
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Transsexuality and advertising: a case study of trans men in campaigns
title Transexualidade e publicidade: um estudo de caso sobre homens trans em campanhas
spellingShingle Transexualidade e publicidade: um estudo de caso sobre homens trans em campanhas
Morais, Flávia
Transexualidade
Transsexuality
Homem trans
Trans man
Marcas
Trademarks
Publicidade
Advertising
Estudo de caso
Case study
title_short Transexualidade e publicidade: um estudo de caso sobre homens trans em campanhas
title_full Transexualidade e publicidade: um estudo de caso sobre homens trans em campanhas
title_fullStr Transexualidade e publicidade: um estudo de caso sobre homens trans em campanhas
title_full_unstemmed Transexualidade e publicidade: um estudo de caso sobre homens trans em campanhas
title_sort Transexualidade e publicidade: um estudo de caso sobre homens trans em campanhas
author Morais, Flávia
author_facet Morais, Flávia
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Chacel, Marcela Costa da Cunha
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Nobre, Luiz Fernando Dal Pian
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Oliveira, Raquel Assunção
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Flávia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chacel, Marcela Costa da Cunha
contributor_str_mv Chacel, Marcela Costa da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Transexualidade
Transsexuality
Homem trans
Trans man
Marcas
Trademarks
Publicidade
Advertising
Estudo de caso
Case study
topic Transexualidade
Transsexuality
Homem trans
Trans man
Marcas
Trademarks
Publicidade
Advertising
Estudo de caso
Case study
description Esse trabalho apresenta um estudo de caso sobre homens trans em campanhas publicitárias como estratégia para atingir tal nicho de mercado. Em um primeiro momento, conceitua-se alguns termos para melhor compreensão da presente pesquisa. Em seguida, discorre-se sobre as retóricas encontradas no capital, marcas e a principal estratégia de comunicação, a publicidade. Tendo como objetivo compreender o papel do homem trans na publicidade, analisamos quatro campanhas publicitárias que abordam a questão da transmasculinidade. Para tal, utilizamos uma pesquisa bibliográfica baseada em estudiosos como Jaqueline Gomes de Jesus, Berenice Bento, Thomas Laqueur, Guilherme Almeida, Maria Eduarda Rocha e Philip Kotler. Em paralelo, realizamos uma pesquisa qualitativa, e através da perspectiva de homens transexuais buscamos identificar a representatividade de transmasculinos na publicidade e os desdobramentos que ela desenvolve. No entanto, compreendemos que, para além da venda, tais estratégias acabam por ser positivas, pois geram representatividade de um grupo de pessoas ainda invisibilizado pela mídia.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-27T15:07:37Z
2021-09-20T12:44:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-27T15:07:37Z
2021-09-20T12:44:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 20150143131
dc.identifier.citation.fl_str_mv MORAIS, Flávia Nunes. Transexualidade e publicidade: um estudo de caso sobre homens trans em campanhas. 2021. 78 f. Monografia (Graduação) - Curso de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34438
identifier_str_mv 20150143131
MORAIS, Flávia Nunes. Transexualidade e publicidade: um estudo de caso sobre homens trans em campanhas. 2021. 78 f. Monografia (Graduação) - Curso de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Publicidade e propaganda
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34438/1/TransexualidadePublicidadeEstudo_Morais_2021.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34438/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34438/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34438/4/Transexualidade%20e%20publicidade%20-%20um%20estudo%20de%20caso%20sobre%20homens%20trans%20em%20campanhas.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fcd37fd0ad2af7bc62abd7da8eff138e
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
d252703d70dfa259d72d6b9f0caa9819
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117915059683328