Transexualidade e publicidade: um estudo de caso sobre homens trans em campanhas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34438 |
Resumo: | Esse trabalho apresenta um estudo de caso sobre homens trans em campanhas publicitárias como estratégia para atingir tal nicho de mercado. Em um primeiro momento, conceitua-se alguns termos para melhor compreensão da presente pesquisa. Em seguida, discorre-se sobre as retóricas encontradas no capital, marcas e a principal estratégia de comunicação, a publicidade. Tendo como objetivo compreender o papel do homem trans na publicidade, analisamos quatro campanhas publicitárias que abordam a questão da transmasculinidade. Para tal, utilizamos uma pesquisa bibliográfica baseada em estudiosos como Jaqueline Gomes de Jesus, Berenice Bento, Thomas Laqueur, Guilherme Almeida, Maria Eduarda Rocha e Philip Kotler. Em paralelo, realizamos uma pesquisa qualitativa, e através da perspectiva de homens transexuais buscamos identificar a representatividade de transmasculinos na publicidade e os desdobramentos que ela desenvolve. No entanto, compreendemos que, para além da venda, tais estratégias acabam por ser positivas, pois geram representatividade de um grupo de pessoas ainda invisibilizado pela mídia. |
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Morais, FláviaChacel, Marcela Costa da CunhaNobre, Luiz Fernando Dal PianOliveira, Raquel AssunçãoChacel, Marcela Costa da Cunha2021-04-27T15:07:37Z2021-09-20T12:44:45Z2021-04-27T15:07:37Z2021-09-20T12:44:45Z2021-04-2020150143131MORAIS, Flávia Nunes. Transexualidade e publicidade: um estudo de caso sobre homens trans em campanhas. 2021. 78 f. Monografia (Graduação) - Curso de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34438Esse trabalho apresenta um estudo de caso sobre homens trans em campanhas publicitárias como estratégia para atingir tal nicho de mercado. Em um primeiro momento, conceitua-se alguns termos para melhor compreensão da presente pesquisa. Em seguida, discorre-se sobre as retóricas encontradas no capital, marcas e a principal estratégia de comunicação, a publicidade. Tendo como objetivo compreender o papel do homem trans na publicidade, analisamos quatro campanhas publicitárias que abordam a questão da transmasculinidade. Para tal, utilizamos uma pesquisa bibliográfica baseada em estudiosos como Jaqueline Gomes de Jesus, Berenice Bento, Thomas Laqueur, Guilherme Almeida, Maria Eduarda Rocha e Philip Kotler. Em paralelo, realizamos uma pesquisa qualitativa, e através da perspectiva de homens transexuais buscamos identificar a representatividade de transmasculinos na publicidade e os desdobramentos que ela desenvolve. No entanto, compreendemos que, para além da venda, tais estratégias acabam por ser positivas, pois geram representatividade de um grupo de pessoas ainda invisibilizado pela mídia.This paper presents a case study about trans men in advertisingng campaigns as an strategy to reach this audiences. In a first moment, some keywords for this research are defined for a better understanding. Afterwards, it brings a discussion about money, trademarks and their main communication strategy: advertising. Trying to understand trans men role in advertisements, four campaigns that brings this subject were analyzed. To do so, we used a bibliography based on names such as Jaqueline Gomes de Jesus, Berenice Bento, Thomas Laqueur, Guilherme Almeida, Maria Eduarda Rocha and Phillip Kotler. In addition to that, we made a qualitative research with transexual men in which we tried to identify inclusion of this audience on those campaigns and their impact for the intended group. However, we understand that those strategies go beyond sales interests once they bring inclusion and diversity to a group that is still invisible on the media.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilPublicidade e propagandaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTransexualidadeTranssexualityHomem transTrans manMarcasTrademarksPublicidadeAdvertisingEstudo de casoCase studyTransexualidade e publicidade: um estudo de caso sobre homens trans em campanhasTranssexuality and advertising: a case study of trans men in campaignsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTransexualidadePublicidadeEstudo_Morais_2021.pdfTransexualidade e publicidade: um estudo de caso sobre homens trans em campanhasapplication/pdf2129214https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34438/1/TransexualidadePublicidadeEstudo_Morais_2021.pdffcd37fd0ad2af7bc62abd7da8eff138eMD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34438/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34438/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTTransexualidade e publicidade - um estudo de caso sobre homens trans em campanhas.pdf.txtExtracted texttext/plain152700https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34438/4/Transexualidade%20e%20publicidade%20-%20um%20estudo%20de%20caso%20sobre%20homens%20trans%20em%20campanhas.pdf.txtd252703d70dfa259d72d6b9f0caa9819MD54123456789/344382021-09-28 15:44:22.284oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-28T18:44:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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