Os impactos do ensino remoto nas aulas de educação física de professores do ensino médio no período pandêmico de COVID 19.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanguinett, Rivaldo Reis
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5490
Resumo: A pesquisa tem como objeto de estudo o ensino remoto nas escolas em um componente específico do currículo: a Educação Física. Assim indagamos: quais impactos do Ensino Remoto nas aulas de Educação Física do Ensino Médio na perspectiva dos professores no período de Pandemia de Covid 19? Definimos como objetivo geral: analisar impactos do Ensino Remoto nas aulas de Educação Física de professores do Ensino Médio no período da Pandemia da Covid 19. Como objetivos específicos temos: Identificar alterações no processo de ensino de educação física do Ensino Remoto no componente curricular Educação Física de professores Ensino Médio no período Pandêmico do Covid 19; analisar alterações propostas no processo de ensino pelos professores de Educação Física do Ensino Médio no período Pandêmico do Covid 19. Para responder a questão de pesquisa, buscamos um aporte teórico bibliográfico, e foram aplicados questionários sobre o ensino remoto da educação física no período pandêmico através da plataforma Google Forms. Foram escolhidos para a amostragem da pesquisa de campo, professores que lecionam no período remoto emergencial nas turmas de primeiro ano do ensino médio. A análise dos formulários foi realizada utilizando a metodologia da Análise Textual Discursiva de MORAES e GALIAZZI (2006). Enquanto conclusão da pesquisa podemos afirmar que os impactos do ensino remoto de educação física no ensino médio foram considerados negativos em relação à infraestrutura. Porém foi possível destacar atividades exitosas que ficaram como legado. Avanços no uso de novas tecnologias e ferramentas pedagógicas nas aulas de educação física.
id UFRPE_05f8ca2ab4be8d1b20ed6a4048f59bcc
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/5490
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Os impactos do ensino remoto nas aulas de educação física de professores do ensino médio no período pandêmico de COVID 19.Educação física escolarEnsino remotoPrática pedagógicaPandemiaCOVID-19Ensino médioA pesquisa tem como objeto de estudo o ensino remoto nas escolas em um componente específico do currículo: a Educação Física. Assim indagamos: quais impactos do Ensino Remoto nas aulas de Educação Física do Ensino Médio na perspectiva dos professores no período de Pandemia de Covid 19? Definimos como objetivo geral: analisar impactos do Ensino Remoto nas aulas de Educação Física de professores do Ensino Médio no período da Pandemia da Covid 19. Como objetivos específicos temos: Identificar alterações no processo de ensino de educação física do Ensino Remoto no componente curricular Educação Física de professores Ensino Médio no período Pandêmico do Covid 19; analisar alterações propostas no processo de ensino pelos professores de Educação Física do Ensino Médio no período Pandêmico do Covid 19. Para responder a questão de pesquisa, buscamos um aporte teórico bibliográfico, e foram aplicados questionários sobre o ensino remoto da educação física no período pandêmico através da plataforma Google Forms. Foram escolhidos para a amostragem da pesquisa de campo, professores que lecionam no período remoto emergencial nas turmas de primeiro ano do ensino médio. A análise dos formulários foi realizada utilizando a metodologia da Análise Textual Discursiva de MORAES e GALIAZZI (2006). Enquanto conclusão da pesquisa podemos afirmar que os impactos do ensino remoto de educação física no ensino médio foram considerados negativos em relação à infraestrutura. Porém foi possível destacar atividades exitosas que ficaram como legado. Avanços no uso de novas tecnologias e ferramentas pedagógicas nas aulas de educação física.The research object of study is remote teaching in schools in a specific component of the curriculum: Physical Education. So we ask: what impacts does Remote Teaching have on High School Physical Education classes from the perspective of teachers in the period of the Covid 19 Pandemic? We defined as a general objective: to analyze impacts of Remote Teaching in Physical Education classes of High School teachers during the Covid 19 Pandemic period. of high school teachers in the Covid 19 Pandemic period; to analyze changes proposed in the teaching process by High School Physical Education teachers during the Covid 19 Pandemic period. from the Google Forms platform. Teachers who teach in the remote emergency period in the first year of high school classes were chosen for the field research sampling. The analysis of the forms was carried out using the methodology of Discursive Textual Analysis by MORAES and GALIAZZI (2006). As a conclusion of the research, we can say that the impacts of remote teaching of physical education in high school were considered negative in relation to infrastructure. However, it was possible to highlight successful activities that remained as a legacy. Advances in the use of new technologies and pedagogical tools in physical education classes.BrasilMello, Rachel Costa de Azevedohttp://lattes.cnpq.br/1445371799321987http://lattes.cnpq.br/8749101676171464Sanguinett, Rivaldo Reis2024-01-25T19:19:32Z2024-01-25T19:19:32Z2023-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis53 f.application/pdfSANGUINETT, Rivaldo Reis. Os impactos do ensino remoto nas aulas de educação física de professores do ensino médio no período pandêmico de COVID 19. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5490porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2024-01-25T19:20:53Zoai:dspace:123456789/5490Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122024-01-25T19:20:53Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Os impactos do ensino remoto nas aulas de educação física de professores do ensino médio no período pandêmico de COVID 19.
title Os impactos do ensino remoto nas aulas de educação física de professores do ensino médio no período pandêmico de COVID 19.
spellingShingle Os impactos do ensino remoto nas aulas de educação física de professores do ensino médio no período pandêmico de COVID 19.
Sanguinett, Rivaldo Reis
Educação física escolar
Ensino remoto
Prática pedagógica
Pandemia
COVID-19
Ensino médio
title_short Os impactos do ensino remoto nas aulas de educação física de professores do ensino médio no período pandêmico de COVID 19.
title_full Os impactos do ensino remoto nas aulas de educação física de professores do ensino médio no período pandêmico de COVID 19.
title_fullStr Os impactos do ensino remoto nas aulas de educação física de professores do ensino médio no período pandêmico de COVID 19.
title_full_unstemmed Os impactos do ensino remoto nas aulas de educação física de professores do ensino médio no período pandêmico de COVID 19.
title_sort Os impactos do ensino remoto nas aulas de educação física de professores do ensino médio no período pandêmico de COVID 19.
author Sanguinett, Rivaldo Reis
author_facet Sanguinett, Rivaldo Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mello, Rachel Costa de Azevedo
http://lattes.cnpq.br/1445371799321987
http://lattes.cnpq.br/8749101676171464
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanguinett, Rivaldo Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Ensino remoto
Prática pedagógica
Pandemia
COVID-19
Ensino médio
topic Educação física escolar
Ensino remoto
Prática pedagógica
Pandemia
COVID-19
Ensino médio
description A pesquisa tem como objeto de estudo o ensino remoto nas escolas em um componente específico do currículo: a Educação Física. Assim indagamos: quais impactos do Ensino Remoto nas aulas de Educação Física do Ensino Médio na perspectiva dos professores no período de Pandemia de Covid 19? Definimos como objetivo geral: analisar impactos do Ensino Remoto nas aulas de Educação Física de professores do Ensino Médio no período da Pandemia da Covid 19. Como objetivos específicos temos: Identificar alterações no processo de ensino de educação física do Ensino Remoto no componente curricular Educação Física de professores Ensino Médio no período Pandêmico do Covid 19; analisar alterações propostas no processo de ensino pelos professores de Educação Física do Ensino Médio no período Pandêmico do Covid 19. Para responder a questão de pesquisa, buscamos um aporte teórico bibliográfico, e foram aplicados questionários sobre o ensino remoto da educação física no período pandêmico através da plataforma Google Forms. Foram escolhidos para a amostragem da pesquisa de campo, professores que lecionam no período remoto emergencial nas turmas de primeiro ano do ensino médio. A análise dos formulários foi realizada utilizando a metodologia da Análise Textual Discursiva de MORAES e GALIAZZI (2006). Enquanto conclusão da pesquisa podemos afirmar que os impactos do ensino remoto de educação física no ensino médio foram considerados negativos em relação à infraestrutura. Porém foi possível destacar atividades exitosas que ficaram como legado. Avanços no uso de novas tecnologias e ferramentas pedagógicas nas aulas de educação física.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-30
2024-01-25T19:19:32Z
2024-01-25T19:19:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANGUINETT, Rivaldo Reis. Os impactos do ensino remoto nas aulas de educação física de professores do ensino médio no período pandêmico de COVID 19. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5490
identifier_str_mv SANGUINETT, Rivaldo Reis. Os impactos do ensino remoto nas aulas de educação física de professores do ensino médio no período pandêmico de COVID 19. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 53 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277154240757760