A importância do uso da imagem para o processo de aprendizado do surdo na Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Joimária Couto Souza de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2224
Resumo: Este projeto tem como objetivo discutir o processo de elaboração de conceitos na construção de saberes pelo estudante surdo através do uso de imagem no processo de aprendizado da língua portuguesa no contexto escolar. O referencial teórico deste projeto da pesquisa contempla discussões como, Metodologia Visual - enfatizando estratégias visuais pautadas na língua de sinais, (FERNANDES, 2006) - A imagem como compreensão de significados. (LACERDA, SANTOS e CAETANO, 2013), Letramento visual no currículo escolar - A imagem como um elemento primordial no espaço educativo (REILY, 2003). A presente pesquisa foi realizada com uma aluna surda de uma escola da rede pública Municipal de ensino regular de Ilhéus – BA. Os dados foram coletados em três momentos: observação, entrevistas e aplicação de atividades práticas. Através dos resultados obtidos foi percebido que o processo de elaboração de conceitos na construção de saberes pelo estudante surdo através do uso de imagem contribui para a aprendizagem proporcionando melhor entendimento da língua portuguesa.
id UFRPE_23c31a0b5932d0566f39e7308bb11cbe
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/2224
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling A importância do uso da imagem para o processo de aprendizado do surdo na Língua PortuguesaSurdos - EducaçãoLíngua portuguesaMetodologiaAprendizagemEste projeto tem como objetivo discutir o processo de elaboração de conceitos na construção de saberes pelo estudante surdo através do uso de imagem no processo de aprendizado da língua portuguesa no contexto escolar. O referencial teórico deste projeto da pesquisa contempla discussões como, Metodologia Visual - enfatizando estratégias visuais pautadas na língua de sinais, (FERNANDES, 2006) - A imagem como compreensão de significados. (LACERDA, SANTOS e CAETANO, 2013), Letramento visual no currículo escolar - A imagem como um elemento primordial no espaço educativo (REILY, 2003). A presente pesquisa foi realizada com uma aluna surda de uma escola da rede pública Municipal de ensino regular de Ilhéus – BA. Os dados foram coletados em três momentos: observação, entrevistas e aplicação de atividades práticas. Através dos resultados obtidos foi percebido que o processo de elaboração de conceitos na construção de saberes pelo estudante surdo através do uso de imagem contribui para a aprendizagem proporcionando melhor entendimento da língua portuguesa.Este proyecto tiene como objetivo discutir el proceso de elaboración de conceptos en la construcción del conocimiento por parte del alumno sordo a través del uso de la imagen en el proceso de aprendizaje de la lengua portuguesa en el contexto escolar. El referencial teórico de este proyecto de investigación contempla discusiones como, Metodología Visual- enfatizando estrategias visuales pautadas en la lengua de signos, (FERNANDES, 2006), La imagen como comprensión de significados. (LACERDA, SANTOS y CAETANO, 2013), Lector visual en el currículo escolar - La imagen como un elemento primordial en el espacio educativo (REILY, 2003). La presente investigación fue realizada con una alumna sorda de una escuela de la red pública Municipal de enseñanza regular de Ilhéus-BA. Los datos fueron recolectados en tres momentos: observación, entrevistas y aplicación de actividades prácticas. A través de los resultados se dieron cuenta de que el proceso de elaboración de conceptos en la construcción del conocimiento por parte del alumno sordo a través del uso de la imagen contribuye al aprendizaje, proporcionando una mejor comprensión de la lengua portuguesa.BrasilRolim, Amália Maria de QueirozNão localizadohttp://lattes.cnpq.br/0046535721349104Medeiros, Joimária Couto Souza de2020-04-15T18:51:40Z2020-04-15T18:51:40Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis30 f.application/pdfMEDEIROS, Joimária Couto Souza de. A importância do uso da imagem para o processo de aprendizado do surdo na Língua Portuguesa. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2224porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-04T18:32:51Zoai:dspace:123456789/2224Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-04T18:32:51Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do uso da imagem para o processo de aprendizado do surdo na Língua Portuguesa
title A importância do uso da imagem para o processo de aprendizado do surdo na Língua Portuguesa
spellingShingle A importância do uso da imagem para o processo de aprendizado do surdo na Língua Portuguesa
Medeiros, Joimária Couto Souza de
Surdos - Educação
Língua portuguesa
Metodologia
Aprendizagem
title_short A importância do uso da imagem para o processo de aprendizado do surdo na Língua Portuguesa
title_full A importância do uso da imagem para o processo de aprendizado do surdo na Língua Portuguesa
title_fullStr A importância do uso da imagem para o processo de aprendizado do surdo na Língua Portuguesa
title_full_unstemmed A importância do uso da imagem para o processo de aprendizado do surdo na Língua Portuguesa
title_sort A importância do uso da imagem para o processo de aprendizado do surdo na Língua Portuguesa
author Medeiros, Joimária Couto Souza de
author_facet Medeiros, Joimária Couto Souza de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rolim, Amália Maria de Queiroz
Não localizado
http://lattes.cnpq.br/0046535721349104
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Joimária Couto Souza de
dc.subject.por.fl_str_mv Surdos - Educação
Língua portuguesa
Metodologia
Aprendizagem
topic Surdos - Educação
Língua portuguesa
Metodologia
Aprendizagem
description Este projeto tem como objetivo discutir o processo de elaboração de conceitos na construção de saberes pelo estudante surdo através do uso de imagem no processo de aprendizado da língua portuguesa no contexto escolar. O referencial teórico deste projeto da pesquisa contempla discussões como, Metodologia Visual - enfatizando estratégias visuais pautadas na língua de sinais, (FERNANDES, 2006) - A imagem como compreensão de significados. (LACERDA, SANTOS e CAETANO, 2013), Letramento visual no currículo escolar - A imagem como um elemento primordial no espaço educativo (REILY, 2003). A presente pesquisa foi realizada com uma aluna surda de uma escola da rede pública Municipal de ensino regular de Ilhéus – BA. Os dados foram coletados em três momentos: observação, entrevistas e aplicação de atividades práticas. Através dos resultados obtidos foi percebido que o processo de elaboração de conceitos na construção de saberes pelo estudante surdo através do uso de imagem contribui para a aprendizagem proporcionando melhor entendimento da língua portuguesa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-04-15T18:51:40Z
2020-04-15T18:51:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MEDEIROS, Joimária Couto Souza de. A importância do uso da imagem para o processo de aprendizado do surdo na Língua Portuguesa. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2224
identifier_str_mv MEDEIROS, Joimária Couto Souza de. A importância do uso da imagem para o processo de aprendizado do surdo na Língua Portuguesa. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 30 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277148250243072