Autismo e o trabalho docente: reflexões sobre os desafios encontrados nesse momento pandêmico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3937 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar a atuação de professores de alunos TEA no ensino remoto, e suas estratégias de ensino. Observando os aspectos que envolvem a nova dinâmica do processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia de COVID-19 ao longo do ano de 2020. A pesquisa de caráter qualitativo, realizada através de levantamento bibliográfico e questionário pré-estruturado por meio eletrônico.A pesquisa se configura de caráter qualitativo e nos detivemos às ideias apontadas pelos seguintes documentos e autores: Brasil (2020); Miranda (2017) e Volpin (2016).O questionário contou com nove professoras respondentes, atuantes na rede pública e particular, tanto na educação infantil como no ensino fundamental da Região Metropolitana do Recife, buscamos compreender seus desafios e estratégias pedagógicas utilizadas nos encontros síncronos e assíncronos. Os dados apontam que o apoio familiar no processo de aprendizagem é um fator mais decisivo neste novo contexto, marcado pelo distanciamento social e a necessidade de pensar em conjunto formas para suprir as demandas de um público em que se convencionou o uso de materiais concretos e acompanhamento contínuo e presencial. Nota-se também que há um déficit na capacitação de professores para atuação com alunos TEA em específico, e para o uso de ferramentas digitais. Visto o baixo apoio das instituições de ensino em geral para a adaptação e desenvolvimento a novas formas de transmitir saberes, sobretudo em um cenário atípico. |
id |
UFRPE_34d221d67bed3af48eee2e459bae74a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/3937 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Autismo e o trabalho docente: reflexões sobre os desafios encontrados nesse momento pandêmicoAutismoPrática de ensinoEnsino Remoto EmergencialEstratégias de aprendizagemEste artigo tem por objetivo analisar a atuação de professores de alunos TEA no ensino remoto, e suas estratégias de ensino. Observando os aspectos que envolvem a nova dinâmica do processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia de COVID-19 ao longo do ano de 2020. A pesquisa de caráter qualitativo, realizada através de levantamento bibliográfico e questionário pré-estruturado por meio eletrônico.A pesquisa se configura de caráter qualitativo e nos detivemos às ideias apontadas pelos seguintes documentos e autores: Brasil (2020); Miranda (2017) e Volpin (2016).O questionário contou com nove professoras respondentes, atuantes na rede pública e particular, tanto na educação infantil como no ensino fundamental da Região Metropolitana do Recife, buscamos compreender seus desafios e estratégias pedagógicas utilizadas nos encontros síncronos e assíncronos. Os dados apontam que o apoio familiar no processo de aprendizagem é um fator mais decisivo neste novo contexto, marcado pelo distanciamento social e a necessidade de pensar em conjunto formas para suprir as demandas de um público em que se convencionou o uso de materiais concretos e acompanhamento contínuo e presencial. Nota-se também que há um déficit na capacitação de professores para atuação com alunos TEA em específico, e para o uso de ferramentas digitais. Visto o baixo apoio das instituições de ensino em geral para a adaptação e desenvolvimento a novas formas de transmitir saberes, sobretudo em um cenário atípico.This article aims to analyze the role of teachers of TEA students in remote education, and their strategies. Observing the aspects that involve the new dynamics of the teaching-learning process during the COVID-19 pandemic throughout 2020. The qualitative research, carried out through a bibliographic survey and a pre-structured questionnaire by electronic means. It had nine responding teachers, working in public and private schools, both in kindergarten and elementary school in the Metropolitan Region of Recife, we seek to understand their challenges and pedagogical strategies used in synchronous and asynchronous meetings. The data show that family support in the learning process is a more decisive factor in this new context, marked by social distancing and the need to think together about ways to meet the demands of a public in which the use of concrete materials and monitoring is agreed upon. continuous and face-to-face. It is also noted that there is a deficit in the training of teachers to work with specific TEA students, and in the use of digital tools. Given the low support of educational institutions in general for the adaptation and development to new ways of transmitting knowledge, especially in an atypical scenario.BrasilSouza, Gleidson de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/8889060064264737http://lattes.cnpq.br/0977263665311574Morais, Mariana Rodrigues deBrito, Thais da Silva Ayres de2023-02-10T22:08:49Z2023-02-10T22:08:49Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis19 f.application/pdfMORAIS, Mariana Rodrigues de; BRITO, Thais da Silva Ayres de. Autismo e o trabalho docente: reflexões sobre os desafios encontrados nesse momento Pandêmico. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3937porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.ptopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-02-10T22:08:58Zoai:dspace:123456789/3937Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-02-10T22:08:58Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autismo e o trabalho docente: reflexões sobre os desafios encontrados nesse momento pandêmico |
title |
Autismo e o trabalho docente: reflexões sobre os desafios encontrados nesse momento pandêmico |
spellingShingle |
Autismo e o trabalho docente: reflexões sobre os desafios encontrados nesse momento pandêmico Morais, Mariana Rodrigues de Autismo Prática de ensino Ensino Remoto Emergencial Estratégias de aprendizagem |
title_short |
Autismo e o trabalho docente: reflexões sobre os desafios encontrados nesse momento pandêmico |
title_full |
Autismo e o trabalho docente: reflexões sobre os desafios encontrados nesse momento pandêmico |
title_fullStr |
Autismo e o trabalho docente: reflexões sobre os desafios encontrados nesse momento pandêmico |
title_full_unstemmed |
Autismo e o trabalho docente: reflexões sobre os desafios encontrados nesse momento pandêmico |
title_sort |
Autismo e o trabalho docente: reflexões sobre os desafios encontrados nesse momento pandêmico |
author |
Morais, Mariana Rodrigues de |
author_facet |
Morais, Mariana Rodrigues de Brito, Thais da Silva Ayres de |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Thais da Silva Ayres de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Gleidson de Oliveira http://lattes.cnpq.br/8889060064264737 http://lattes.cnpq.br/0977263665311574 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Mariana Rodrigues de Brito, Thais da Silva Ayres de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Prática de ensino Ensino Remoto Emergencial Estratégias de aprendizagem |
topic |
Autismo Prática de ensino Ensino Remoto Emergencial Estratégias de aprendizagem |
description |
Este artigo tem por objetivo analisar a atuação de professores de alunos TEA no ensino remoto, e suas estratégias de ensino. Observando os aspectos que envolvem a nova dinâmica do processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia de COVID-19 ao longo do ano de 2020. A pesquisa de caráter qualitativo, realizada através de levantamento bibliográfico e questionário pré-estruturado por meio eletrônico.A pesquisa se configura de caráter qualitativo e nos detivemos às ideias apontadas pelos seguintes documentos e autores: Brasil (2020); Miranda (2017) e Volpin (2016).O questionário contou com nove professoras respondentes, atuantes na rede pública e particular, tanto na educação infantil como no ensino fundamental da Região Metropolitana do Recife, buscamos compreender seus desafios e estratégias pedagógicas utilizadas nos encontros síncronos e assíncronos. Os dados apontam que o apoio familiar no processo de aprendizagem é um fator mais decisivo neste novo contexto, marcado pelo distanciamento social e a necessidade de pensar em conjunto formas para suprir as demandas de um público em que se convencionou o uso de materiais concretos e acompanhamento contínuo e presencial. Nota-se também que há um déficit na capacitação de professores para atuação com alunos TEA em específico, e para o uso de ferramentas digitais. Visto o baixo apoio das instituições de ensino em geral para a adaptação e desenvolvimento a novas formas de transmitir saberes, sobretudo em um cenário atípico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2023-02-10T22:08:49Z 2023-02-10T22:08:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MORAIS, Mariana Rodrigues de; BRITO, Thais da Silva Ayres de. Autismo e o trabalho docente: reflexões sobre os desafios encontrados nesse momento Pandêmico. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3937 |
identifier_str_mv |
MORAIS, Mariana Rodrigues de; BRITO, Thais da Silva Ayres de. Autismo e o trabalho docente: reflexões sobre os desafios encontrados nesse momento Pandêmico. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3937 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
19 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277150440718336 |