Experimentação problematizadora no ensino da química: um estudo sobre ácidos e bases
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3683 |
Resumo: | O presente estudo tem o objetivo de analisar uma proposta de experimentação problematizadora sobre ácidos e bases na sala de aula, com o intuito de promover processos de construção conceitual pelos estudantes. Para a discussão teórica tomamos por base discussões sobre: ensino da química, experimentação problematizadora no processo de ensino-aprendizagem, ácidos e bases. Na metodologia, foram aplicadas uma sequência didática organizada em 3 (três) momentos pedagógicos, sendo eles: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Entre outras, foi realizada uma atividade experimental problematizadora sobre ácidos e bases, utilizando o indicador de repolho roxo, pois contém uma substância chamada de antocianinas que apresentam uma coloração característica em meio ácido ou básico, permitindo a identificação dessa propriedade frente às substâncias analisadas. Esse estudo foi realizado em uma turma de 3º ano do ensino médio de uma Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) pertencente à rede estadual de ensino do estado de Pernambuco, situada no município de Recife. A abordagem da experimentação problematizadora sobre ácidos e bases, em sala de aula, contribuiu para a construção do processo de ensino-aprendizagem, partindo das concepções alternativas dos alunos sobre a temática até a compreensão do conceito científico envolvido. |
id |
UFRPE_4d6d332d47eeb75d19945c286c03faa1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/3683 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Experimentação problematizadora no ensino da química: um estudo sobre ácidos e basesÁcidosBases (Química)Ensino de químicaAprendizagem baseada em problemasO presente estudo tem o objetivo de analisar uma proposta de experimentação problematizadora sobre ácidos e bases na sala de aula, com o intuito de promover processos de construção conceitual pelos estudantes. Para a discussão teórica tomamos por base discussões sobre: ensino da química, experimentação problematizadora no processo de ensino-aprendizagem, ácidos e bases. Na metodologia, foram aplicadas uma sequência didática organizada em 3 (três) momentos pedagógicos, sendo eles: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Entre outras, foi realizada uma atividade experimental problematizadora sobre ácidos e bases, utilizando o indicador de repolho roxo, pois contém uma substância chamada de antocianinas que apresentam uma coloração característica em meio ácido ou básico, permitindo a identificação dessa propriedade frente às substâncias analisadas. Esse estudo foi realizado em uma turma de 3º ano do ensino médio de uma Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) pertencente à rede estadual de ensino do estado de Pernambuco, situada no município de Recife. A abordagem da experimentação problematizadora sobre ácidos e bases, em sala de aula, contribuiu para a construção do processo de ensino-aprendizagem, partindo das concepções alternativas dos alunos sobre a temática até a compreensão do conceito científico envolvido.This work aims to analyze a problematizing experimentation proposal on acids and bases applied in a chemistry classroom, searching for promoting conceptual construction by students. For the theoretical discussion, we based discussions on: chemistry teaching, problematizing experimentation in the teaching-learning process, acids and bases. In the methodology, a didactic sequence was organized throughout 3 (three) pedagogical moments, namely: initial problematization, organization of knowledge and application of knowledge. Among others, an experimental problem-solving activity was carried out on acids and bases, using a red cabbage indicator, as it contains a substance called anthocyanins that present a characteristic color in specific acid or basic environment, allowing the identification of this property in relation to the analyzed substances. This study was carried out in a class of the 3rd year of a public High School, a reference school in education of the state of Pernambuco, located in Recife city. The approach of problematizing experimentation on acids and bases, in the classroom, contributed to the teaching-learning process, starting from the rising of the students' alternative conceptions on the concepts until the understanding of the scientific concept involved.BrasilAmaral, Edenia Maria Ribeiro dohttp://lattes.cnpq.br/4606492867425823http://lattes.cnpq.br/5241130686153506Arruda, Andréa Leão de Lima2022-12-21T20:11:48Z2022-12-21T20:11:48Z2022-10-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis64 f.application/pdfARRUDA, Andréa Leão de Lima. Experimentação problematizadora no ensino da química: um estudo sobre ácidos e bases. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3683porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.ptopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-12-21T20:11:58Zoai:dspace:123456789/3683Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-12-21T20:11:58Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experimentação problematizadora no ensino da química: um estudo sobre ácidos e bases |
title |
Experimentação problematizadora no ensino da química: um estudo sobre ácidos e bases |
spellingShingle |
Experimentação problematizadora no ensino da química: um estudo sobre ácidos e bases Arruda, Andréa Leão de Lima Ácidos Bases (Química) Ensino de química Aprendizagem baseada em problemas |
title_short |
Experimentação problematizadora no ensino da química: um estudo sobre ácidos e bases |
title_full |
Experimentação problematizadora no ensino da química: um estudo sobre ácidos e bases |
title_fullStr |
Experimentação problematizadora no ensino da química: um estudo sobre ácidos e bases |
title_full_unstemmed |
Experimentação problematizadora no ensino da química: um estudo sobre ácidos e bases |
title_sort |
Experimentação problematizadora no ensino da química: um estudo sobre ácidos e bases |
author |
Arruda, Andréa Leão de Lima |
author_facet |
Arruda, Andréa Leão de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amaral, Edenia Maria Ribeiro do http://lattes.cnpq.br/4606492867425823 http://lattes.cnpq.br/5241130686153506 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arruda, Andréa Leão de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ácidos Bases (Química) Ensino de química Aprendizagem baseada em problemas |
topic |
Ácidos Bases (Química) Ensino de química Aprendizagem baseada em problemas |
description |
O presente estudo tem o objetivo de analisar uma proposta de experimentação problematizadora sobre ácidos e bases na sala de aula, com o intuito de promover processos de construção conceitual pelos estudantes. Para a discussão teórica tomamos por base discussões sobre: ensino da química, experimentação problematizadora no processo de ensino-aprendizagem, ácidos e bases. Na metodologia, foram aplicadas uma sequência didática organizada em 3 (três) momentos pedagógicos, sendo eles: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Entre outras, foi realizada uma atividade experimental problematizadora sobre ácidos e bases, utilizando o indicador de repolho roxo, pois contém uma substância chamada de antocianinas que apresentam uma coloração característica em meio ácido ou básico, permitindo a identificação dessa propriedade frente às substâncias analisadas. Esse estudo foi realizado em uma turma de 3º ano do ensino médio de uma Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) pertencente à rede estadual de ensino do estado de Pernambuco, situada no município de Recife. A abordagem da experimentação problematizadora sobre ácidos e bases, em sala de aula, contribuiu para a construção do processo de ensino-aprendizagem, partindo das concepções alternativas dos alunos sobre a temática até a compreensão do conceito científico envolvido. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-21T20:11:48Z 2022-12-21T20:11:48Z 2022-10-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARRUDA, Andréa Leão de Lima. Experimentação problematizadora no ensino da química: um estudo sobre ácidos e bases. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3683 |
identifier_str_mv |
ARRUDA, Andréa Leão de Lima. Experimentação problematizadora no ensino da química: um estudo sobre ácidos e bases. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
64 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277152871317504 |