O lúdico como ferramenta didática para o ensino e aprendizado da língua portuguesa.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4953 |
Resumo: | Esse artigo buscou refletir a respeito do lúdico como ferramenta didática para um ensino de forma prazerosa, favorecendo o processo de ensino aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico, cuja pergunta condutora foi: como compreender o lúdico como sendo uma ferramenta de aprendizado em língua portuguesa? A ideia é mostrar a importância da ludicidade no desenvolvimento cognitivo do discente, uma vez que ela pode interligar o conhecimento popular e o conhecimento acadêmico, e enfatizar que não se trata de um brincar por brincar, mas de um entretenimento com ponto de vista pedagógico. O lúdico é uma base para o desenvolvimento infantil e serve também como apoio para a formação e o aprendizado dos jovens e adultos. Aqui, entende-se que o conceito de lúdico está voltado para atividades com músicas, jogos e brincadeiras de forma planejada pelo professor, que irá direcionar estas atividades de maneira tal que o aluno, divertindo-se, aprenda. Para tanto, a base teórica para esse trabalho é formada por autores como Piaget (1996), Vygotsky (1991), Cury (2003), Freire (1996), Almeida (2009) e outros. Apresentamos como proposta de uma prática lúdica para o ensino como facilitador da aprendizagem uma sequência de atividades utilizando a música como base lúdica. |
id |
UFRPE_528d8c439c0676ca4cc4ced5c520dc2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/4953 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
O lúdico como ferramenta didática para o ensino e aprendizado da língua portuguesa.Língua portuguesaAprendizagemDidáticaMúsica na educaçãoPrática pedagógicaEsse artigo buscou refletir a respeito do lúdico como ferramenta didática para um ensino de forma prazerosa, favorecendo o processo de ensino aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico, cuja pergunta condutora foi: como compreender o lúdico como sendo uma ferramenta de aprendizado em língua portuguesa? A ideia é mostrar a importância da ludicidade no desenvolvimento cognitivo do discente, uma vez que ela pode interligar o conhecimento popular e o conhecimento acadêmico, e enfatizar que não se trata de um brincar por brincar, mas de um entretenimento com ponto de vista pedagógico. O lúdico é uma base para o desenvolvimento infantil e serve também como apoio para a formação e o aprendizado dos jovens e adultos. Aqui, entende-se que o conceito de lúdico está voltado para atividades com músicas, jogos e brincadeiras de forma planejada pelo professor, que irá direcionar estas atividades de maneira tal que o aluno, divertindo-se, aprenda. Para tanto, a base teórica para esse trabalho é formada por autores como Piaget (1996), Vygotsky (1991), Cury (2003), Freire (1996), Almeida (2009) e outros. Apresentamos como proposta de uma prática lúdica para o ensino como facilitador da aprendizagem uma sequência de atividades utilizando a música como base lúdica.Este artículo pretendía reflexionar sobre la lúdica como herramienta didáctica para enseñar de forma placentera, favoreciendo el proceso de enseñanza-aprendizaje. Se trata de una investigación cualitativa y bibliográfica, cuya pregunta guía fue: ¿Cómo entender el juego como herramienta de aprendizaje en la lengua portuguesa? La idea es mostrar la importancia de lo lúdico en el desarrollo cognitivo del alumno, ya que puede conectar el conocimiento popular y el académico, y destacar que no es sólo jugar por jugar, sino el entretenimiento con un punto de vista pedagógico. El juego es la base del desarrollo infantil y también sirve de soporte para la formación y el aprendizaje de jóvenes y adultos. Aquí, se entiende que el concepto de juego se centra en actividades con música, juegos y lúdicas planificadas por el profesor, que dirigirá estas actividades para que el alumno, divirtiéndose, aprenda. Para ello, la base teórica de este trabajo está formada por autores como Piaget (1996), Vygotsky (1991), Cury (2003), Freire (1996), Almeida (2009) y otros. Presentamos como propuesta de una práctica lúdica para la enseñanza como facilitadora del aprendizaje una secuencia de actividades utilizando la música como base lúdica.BrasilLima, Hérica Karina Cavalcanti dehttp://lattes.cnpq.br/7078742576743942Paula, Juvita Tainã Muniz de2023-08-30T12:58:07Z2023-08-30T12:58:07Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis22 f.application/pdfPAULA, Juvita Tainã Muniz de. O lúdico como ferramenta didática para o ensino e aprendizado da língua portuguesa. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4953porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-08-30T12:58:07Zoai:dspace:123456789/4953Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-08-30T12:58:07Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lúdico como ferramenta didática para o ensino e aprendizado da língua portuguesa. |
title |
O lúdico como ferramenta didática para o ensino e aprendizado da língua portuguesa. |
spellingShingle |
O lúdico como ferramenta didática para o ensino e aprendizado da língua portuguesa. Paula, Juvita Tainã Muniz de Língua portuguesa Aprendizagem Didática Música na educação Prática pedagógica |
title_short |
O lúdico como ferramenta didática para o ensino e aprendizado da língua portuguesa. |
title_full |
O lúdico como ferramenta didática para o ensino e aprendizado da língua portuguesa. |
title_fullStr |
O lúdico como ferramenta didática para o ensino e aprendizado da língua portuguesa. |
title_full_unstemmed |
O lúdico como ferramenta didática para o ensino e aprendizado da língua portuguesa. |
title_sort |
O lúdico como ferramenta didática para o ensino e aprendizado da língua portuguesa. |
author |
Paula, Juvita Tainã Muniz de |
author_facet |
Paula, Juvita Tainã Muniz de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Hérica Karina Cavalcanti de http://lattes.cnpq.br/7078742576743942 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Juvita Tainã Muniz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa Aprendizagem Didática Música na educação Prática pedagógica |
topic |
Língua portuguesa Aprendizagem Didática Música na educação Prática pedagógica |
description |
Esse artigo buscou refletir a respeito do lúdico como ferramenta didática para um ensino de forma prazerosa, favorecendo o processo de ensino aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico, cuja pergunta condutora foi: como compreender o lúdico como sendo uma ferramenta de aprendizado em língua portuguesa? A ideia é mostrar a importância da ludicidade no desenvolvimento cognitivo do discente, uma vez que ela pode interligar o conhecimento popular e o conhecimento acadêmico, e enfatizar que não se trata de um brincar por brincar, mas de um entretenimento com ponto de vista pedagógico. O lúdico é uma base para o desenvolvimento infantil e serve também como apoio para a formação e o aprendizado dos jovens e adultos. Aqui, entende-se que o conceito de lúdico está voltado para atividades com músicas, jogos e brincadeiras de forma planejada pelo professor, que irá direcionar estas atividades de maneira tal que o aluno, divertindo-se, aprenda. Para tanto, a base teórica para esse trabalho é formada por autores como Piaget (1996), Vygotsky (1991), Cury (2003), Freire (1996), Almeida (2009) e outros. Apresentamos como proposta de uma prática lúdica para o ensino como facilitador da aprendizagem uma sequência de atividades utilizando a música como base lúdica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-08-30T12:58:07Z 2023-08-30T12:58:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PAULA, Juvita Tainã Muniz de. O lúdico como ferramenta didática para o ensino e aprendizado da língua portuguesa. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4953 |
identifier_str_mv |
PAULA, Juvita Tainã Muniz de. O lúdico como ferramenta didática para o ensino e aprendizado da língua portuguesa. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4953 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
22 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277154109685760 |