O lúdico como ferramenta didática para o ensino e aprendizado da língua portuguesa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Juvita Tainã Muniz de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4953
Resumo: Esse artigo buscou refletir a respeito do lúdico como ferramenta didática para um ensino de forma prazerosa, favorecendo o processo de ensino aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico, cuja pergunta condutora foi: como compreender o lúdico como sendo uma ferramenta de aprendizado em língua portuguesa? A ideia é mostrar a importância da ludicidade no desenvolvimento cognitivo do discente, uma vez que ela pode interligar o conhecimento popular e o conhecimento acadêmico, e enfatizar que não se trata de um brincar por brincar, mas de um entretenimento com ponto de vista pedagógico. O lúdico é uma base para o desenvolvimento infantil e serve também como apoio para a formação e o aprendizado dos jovens e adultos. Aqui, entende-se que o conceito de lúdico está voltado para atividades com músicas, jogos e brincadeiras de forma planejada pelo professor, que irá direcionar estas atividades de maneira tal que o aluno, divertindo-se, aprenda. Para tanto, a base teórica para esse trabalho é formada por autores como Piaget (1996), Vygotsky (1991), Cury (2003), Freire (1996), Almeida (2009) e outros. Apresentamos como proposta de uma prática lúdica para o ensino como facilitador da aprendizagem uma sequência de atividades utilizando a música como base lúdica.
id UFRPE_528d8c439c0676ca4cc4ced5c520dc2e
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4953
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling O lúdico como ferramenta didática para o ensino e aprendizado da língua portuguesa.Língua portuguesaAprendizagemDidáticaMúsica na educaçãoPrática pedagógicaEsse artigo buscou refletir a respeito do lúdico como ferramenta didática para um ensino de forma prazerosa, favorecendo o processo de ensino aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico, cuja pergunta condutora foi: como compreender o lúdico como sendo uma ferramenta de aprendizado em língua portuguesa? A ideia é mostrar a importância da ludicidade no desenvolvimento cognitivo do discente, uma vez que ela pode interligar o conhecimento popular e o conhecimento acadêmico, e enfatizar que não se trata de um brincar por brincar, mas de um entretenimento com ponto de vista pedagógico. O lúdico é uma base para o desenvolvimento infantil e serve também como apoio para a formação e o aprendizado dos jovens e adultos. Aqui, entende-se que o conceito de lúdico está voltado para atividades com músicas, jogos e brincadeiras de forma planejada pelo professor, que irá direcionar estas atividades de maneira tal que o aluno, divertindo-se, aprenda. Para tanto, a base teórica para esse trabalho é formada por autores como Piaget (1996), Vygotsky (1991), Cury (2003), Freire (1996), Almeida (2009) e outros. Apresentamos como proposta de uma prática lúdica para o ensino como facilitador da aprendizagem uma sequência de atividades utilizando a música como base lúdica.Este artículo pretendía reflexionar sobre la lúdica como herramienta didáctica para enseñar de forma placentera, favoreciendo el proceso de enseñanza-aprendizaje. Se trata de una investigación cualitativa y bibliográfica, cuya pregunta guía fue: ¿Cómo entender el juego como herramienta de aprendizaje en la lengua portuguesa? La idea es mostrar la importancia de lo lúdico en el desarrollo cognitivo del alumno, ya que puede conectar el conocimiento popular y el académico, y destacar que no es sólo jugar por jugar, sino el entretenimiento con un punto de vista pedagógico. El juego es la base del desarrollo infantil y también sirve de soporte para la formación y el aprendizaje de jóvenes y adultos. Aquí, se entiende que el concepto de juego se centra en actividades con música, juegos y lúdicas planificadas por el profesor, que dirigirá estas actividades para que el alumno, divirtiéndose, aprenda. Para ello, la base teórica de este trabajo está formada por autores como Piaget (1996), Vygotsky (1991), Cury (2003), Freire (1996), Almeida (2009) y otros. Presentamos como propuesta de una práctica lúdica para la enseñanza como facilitadora del aprendizaje una secuencia de actividades utilizando la música como base lúdica.BrasilLima, Hérica Karina Cavalcanti dehttp://lattes.cnpq.br/7078742576743942Paula, Juvita Tainã Muniz de2023-08-30T12:58:07Z2023-08-30T12:58:07Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis22 f.application/pdfPAULA, Juvita Tainã Muniz de. O lúdico como ferramenta didática para o ensino e aprendizado da língua portuguesa. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4953porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-08-30T12:58:07Zoai:dspace:123456789/4953Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-08-30T12:58:07Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv O lúdico como ferramenta didática para o ensino e aprendizado da língua portuguesa.
title O lúdico como ferramenta didática para o ensino e aprendizado da língua portuguesa.
spellingShingle O lúdico como ferramenta didática para o ensino e aprendizado da língua portuguesa.
Paula, Juvita Tainã Muniz de
Língua portuguesa
Aprendizagem
Didática
Música na educação
Prática pedagógica
title_short O lúdico como ferramenta didática para o ensino e aprendizado da língua portuguesa.
title_full O lúdico como ferramenta didática para o ensino e aprendizado da língua portuguesa.
title_fullStr O lúdico como ferramenta didática para o ensino e aprendizado da língua portuguesa.
title_full_unstemmed O lúdico como ferramenta didática para o ensino e aprendizado da língua portuguesa.
title_sort O lúdico como ferramenta didática para o ensino e aprendizado da língua portuguesa.
author Paula, Juvita Tainã Muniz de
author_facet Paula, Juvita Tainã Muniz de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Hérica Karina Cavalcanti de
http://lattes.cnpq.br/7078742576743942
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Juvita Tainã Muniz de
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Aprendizagem
Didática
Música na educação
Prática pedagógica
topic Língua portuguesa
Aprendizagem
Didática
Música na educação
Prática pedagógica
description Esse artigo buscou refletir a respeito do lúdico como ferramenta didática para um ensino de forma prazerosa, favorecendo o processo de ensino aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico, cuja pergunta condutora foi: como compreender o lúdico como sendo uma ferramenta de aprendizado em língua portuguesa? A ideia é mostrar a importância da ludicidade no desenvolvimento cognitivo do discente, uma vez que ela pode interligar o conhecimento popular e o conhecimento acadêmico, e enfatizar que não se trata de um brincar por brincar, mas de um entretenimento com ponto de vista pedagógico. O lúdico é uma base para o desenvolvimento infantil e serve também como apoio para a formação e o aprendizado dos jovens e adultos. Aqui, entende-se que o conceito de lúdico está voltado para atividades com músicas, jogos e brincadeiras de forma planejada pelo professor, que irá direcionar estas atividades de maneira tal que o aluno, divertindo-se, aprenda. Para tanto, a base teórica para esse trabalho é formada por autores como Piaget (1996), Vygotsky (1991), Cury (2003), Freire (1996), Almeida (2009) e outros. Apresentamos como proposta de uma prática lúdica para o ensino como facilitador da aprendizagem uma sequência de atividades utilizando a música como base lúdica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-08-30T12:58:07Z
2023-08-30T12:58:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAULA, Juvita Tainã Muniz de. O lúdico como ferramenta didática para o ensino e aprendizado da língua portuguesa. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4953
identifier_str_mv PAULA, Juvita Tainã Muniz de. O lúdico como ferramenta didática para o ensino e aprendizado da língua portuguesa. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 22 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277154109685760