Sequência didática investigativa para o estudo dos conceitos de ácido e base em aulas de Química no Ensino Médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Brenda Paula Valerio Miranda da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3196
Resumo: Esse trabalho analisa o desenvolvimento de uma sequência didática investigativa (SDI) sobre ácido-base, voltada para estudantes do 3º ano do Ensino Médio, que objetiva propiciar a participação ativa dos alunos e auxiliá-los nas dificuldades de aprendizagem sobre estes conceitos, enfrentadas no período da Pandemia da COVID 19. A sequência foi desenvolvida considerando algumas etapas do ensino por investigação, tais como: apresentação e resolução de um problema contextualizado, elaboração de hipóteses, buscar a passagem da ação manipulativa para a intelectual, com relação ao processo de construção do conhecimento e resolução de problemas pelos estudantes, e a construção de novas explicações para resolução do problema. As atividades planejadas se constituíram como instrumento de coleta de dados, e as produções dos estudantes como registro para análise dos dados, que foram analisados com base em categorias analíticas, elaboradas a partir do conhecimento químico sobre ácido e base, e aspectos do ensino por investigação. Os resultados apontam que a maioria dos estudantes apresentou uma compreensão mais embasada no conhecimento científico escolar, acerca dos conceitos trabalhados durante e após o desenvolvimento da SDI. Conclui-se que a utilização de uma sequência didática investigativa para abordar o tema de ácido e base, configurou-se como uma estratégia didática eficiente para o processo de construção do conhecimento pelos estudantes, em aulas de Química.
id UFRPE_6fe8a0295471d62f4ee772ee02fce7df
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/3196
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Sequência didática investigativa para o estudo dos conceitos de ácido e base em aulas de Química no Ensino Médio.Bases (Química)ÁcidosQuímica experimentalEnsino de QuímicaEnsino MédioEsse trabalho analisa o desenvolvimento de uma sequência didática investigativa (SDI) sobre ácido-base, voltada para estudantes do 3º ano do Ensino Médio, que objetiva propiciar a participação ativa dos alunos e auxiliá-los nas dificuldades de aprendizagem sobre estes conceitos, enfrentadas no período da Pandemia da COVID 19. A sequência foi desenvolvida considerando algumas etapas do ensino por investigação, tais como: apresentação e resolução de um problema contextualizado, elaboração de hipóteses, buscar a passagem da ação manipulativa para a intelectual, com relação ao processo de construção do conhecimento e resolução de problemas pelos estudantes, e a construção de novas explicações para resolução do problema. As atividades planejadas se constituíram como instrumento de coleta de dados, e as produções dos estudantes como registro para análise dos dados, que foram analisados com base em categorias analíticas, elaboradas a partir do conhecimento químico sobre ácido e base, e aspectos do ensino por investigação. Os resultados apontam que a maioria dos estudantes apresentou uma compreensão mais embasada no conhecimento científico escolar, acerca dos conceitos trabalhados durante e após o desenvolvimento da SDI. Conclui-se que a utilização de uma sequência didática investigativa para abordar o tema de ácido e base, configurou-se como uma estratégia didática eficiente para o processo de construção do conhecimento pelos estudantes, em aulas de Química.This work analyzes the development of an investigative didactic sequence (SDI) on acid-base, aimed at students of the 3rd year of high school, which aims to promote the active participation of students and help them in learning difficulties about these concepts, faced in the period of the COVID 19 Pandemic. The sequence was developed considering some stages of research teaching, such as: presentation and resolution of a contextualized problem, elaboration of hypotheses, seeking the passage from manipulative to intellectual action, in relation to the construction process knowledge and problem solving by students, and the construction of new explanations to solve the problem. The planned activities were constituted as a data collection instrument, and the students' productions as a record for data analysis, which were analyzed based on analytical categories, elaborated from the chemical knowledge about acid and base, and aspects of teaching by investigation. The results show that most students had an understanding more grounded in school scientific knowledge, about the concepts worked during and after the development of SDI. It is concluded that the use of an investigative didactic sequence to address the topic of acid and base, was configured as an efficient didactic strategy for the process of knowledge construction by students, in Chemistry classes.BrasilBatinga, Verônica Tavares Santoshttp://lattes.cnpq.br/6438480756714283http://lattes.cnpq.br/7759044153725982Silva, Brenda Paula Valerio Miranda da2022-09-05T18:52:31Z2022-09-05T18:52:31Z2022-06-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis58 f.application/pdfSilva, Brenda Paula Valerio Miranda da. Sequência didática investigativa para o estudo dos conceitos de ácido e base em aulas de Química no Ensino Médio. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022..https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3196porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-09-05T18:52:55Zoai:dspace:123456789/3196Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-09-05T18:52:55Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequência didática investigativa para o estudo dos conceitos de ácido e base em aulas de Química no Ensino Médio.
title Sequência didática investigativa para o estudo dos conceitos de ácido e base em aulas de Química no Ensino Médio.
spellingShingle Sequência didática investigativa para o estudo dos conceitos de ácido e base em aulas de Química no Ensino Médio.
Silva, Brenda Paula Valerio Miranda da
Bases (Química)
Ácidos
Química experimental
Ensino de Química
Ensino Médio
title_short Sequência didática investigativa para o estudo dos conceitos de ácido e base em aulas de Química no Ensino Médio.
title_full Sequência didática investigativa para o estudo dos conceitos de ácido e base em aulas de Química no Ensino Médio.
title_fullStr Sequência didática investigativa para o estudo dos conceitos de ácido e base em aulas de Química no Ensino Médio.
title_full_unstemmed Sequência didática investigativa para o estudo dos conceitos de ácido e base em aulas de Química no Ensino Médio.
title_sort Sequência didática investigativa para o estudo dos conceitos de ácido e base em aulas de Química no Ensino Médio.
author Silva, Brenda Paula Valerio Miranda da
author_facet Silva, Brenda Paula Valerio Miranda da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Batinga, Verônica Tavares Santos
http://lattes.cnpq.br/6438480756714283
http://lattes.cnpq.br/7759044153725982
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Brenda Paula Valerio Miranda da
dc.subject.por.fl_str_mv Bases (Química)
Ácidos
Química experimental
Ensino de Química
Ensino Médio
topic Bases (Química)
Ácidos
Química experimental
Ensino de Química
Ensino Médio
description Esse trabalho analisa o desenvolvimento de uma sequência didática investigativa (SDI) sobre ácido-base, voltada para estudantes do 3º ano do Ensino Médio, que objetiva propiciar a participação ativa dos alunos e auxiliá-los nas dificuldades de aprendizagem sobre estes conceitos, enfrentadas no período da Pandemia da COVID 19. A sequência foi desenvolvida considerando algumas etapas do ensino por investigação, tais como: apresentação e resolução de um problema contextualizado, elaboração de hipóteses, buscar a passagem da ação manipulativa para a intelectual, com relação ao processo de construção do conhecimento e resolução de problemas pelos estudantes, e a construção de novas explicações para resolução do problema. As atividades planejadas se constituíram como instrumento de coleta de dados, e as produções dos estudantes como registro para análise dos dados, que foram analisados com base em categorias analíticas, elaboradas a partir do conhecimento químico sobre ácido e base, e aspectos do ensino por investigação. Os resultados apontam que a maioria dos estudantes apresentou uma compreensão mais embasada no conhecimento científico escolar, acerca dos conceitos trabalhados durante e após o desenvolvimento da SDI. Conclui-se que a utilização de uma sequência didática investigativa para abordar o tema de ácido e base, configurou-se como uma estratégia didática eficiente para o processo de construção do conhecimento pelos estudantes, em aulas de Química.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-05T18:52:31Z
2022-09-05T18:52:31Z
2022-06-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, Brenda Paula Valerio Miranda da. Sequência didática investigativa para o estudo dos conceitos de ácido e base em aulas de Química no Ensino Médio. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022..
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3196
identifier_str_mv Silva, Brenda Paula Valerio Miranda da. Sequência didática investigativa para o estudo dos conceitos de ácido e base em aulas de Química no Ensino Médio. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022..
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 58 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277163198742528