O uso da literatura para superação das dificuldades de leitura: uma experiência com o 3º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
dARK ID: | ark:/57462/00130000030md |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2094 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo geral superar dificuldades de leitura dos alunos através de um trabalho sistemático com o texto literário na escola. Como objetivos específicos diagnosticar as principais dificuldades de leitura dos alunos para desenvolver habilidades de leitura por meio de ação didática planejada com o texto literário, para identificar quais foram os avanços dos alunos em relação às habilidades de leitura e verificar as implicações da ação didática com o texto literário para a formação do leitor. Como aporte teórico, utilizamos alguns estudos sobre o ensino sistemático da leitura (BRANDÃO, 2006; KOCH E ELIAS, 2012; LEAL E MELO, 2006; e SOLÉ, 2014) e também acerca da formação do leitor literário (RITER, 2009; COSSON, 2010 e 2014). Essa pesquisa foi de tipo pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. Na análise dos dados percebemos que os alunos mostraram resultados satisfatórios a partir da aplicação sistematizada da leitura com um texto literário. |
id |
UFRPE_9e8130f672038fc7ef187d31f539c81b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/2094 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
O uso da literatura para superação das dificuldades de leitura: uma experiência com o 3º ano do ensino fundamentalLeituraLiteraturaPesquisa-ação em educaçãoTextosEsta pesquisa tem como objetivo geral superar dificuldades de leitura dos alunos através de um trabalho sistemático com o texto literário na escola. Como objetivos específicos diagnosticar as principais dificuldades de leitura dos alunos para desenvolver habilidades de leitura por meio de ação didática planejada com o texto literário, para identificar quais foram os avanços dos alunos em relação às habilidades de leitura e verificar as implicações da ação didática com o texto literário para a formação do leitor. Como aporte teórico, utilizamos alguns estudos sobre o ensino sistemático da leitura (BRANDÃO, 2006; KOCH E ELIAS, 2012; LEAL E MELO, 2006; e SOLÉ, 2014) e também acerca da formação do leitor literário (RITER, 2009; COSSON, 2010 e 2014). Essa pesquisa foi de tipo pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. Na análise dos dados percebemos que os alunos mostraram resultados satisfatórios a partir da aplicação sistematizada da leitura com um texto literário.This research has the general objective to overcome difficulties of reading the students through a systematic work with the literary text in the school. As specific objectives to diagnose the main reading difficulties of the students to develop reading skills through planned didactic action with the literary text, to identify the students' progress in reading skills and to verify the implications of the didactic action with the literary text for the formation of the reader. As a theoretical contribution, we have used some studies on the systematic teaching of reading (BRANDÃO, 2009; KOCH and ELIAS, 2012; LEAL and MELO, 2006; and SOLÉ, 2014) and literature (RITER, 2009; and COSSON, 2010 and 2014). This research was of action-research type, with a qualitative approach. In the analysis of the data we noticed that the students showed satisfactory results from the systematized application of reading with a literary text.BrasilLima, Gustavo Henrique da SilvaNão encontradohttp://lattes.cnpq.br/5167740437126995Rocha, Rayane Branco de Lima2020-03-17T19:42:10Z2020-03-17T19:42:10Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis92 f.application/pdfROCHA, Rayane Branco de Lima. O uso da literatura para superação das dificuldades de leitura: uma experiência com o 3º ano do ensino fundamental. 2018. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2094ark:/57462/00130000030mdporAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-19T14:42:53Zoai:dspace:123456789/2094Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-19T14:42:53Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da literatura para superação das dificuldades de leitura: uma experiência com o 3º ano do ensino fundamental |
title |
O uso da literatura para superação das dificuldades de leitura: uma experiência com o 3º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
O uso da literatura para superação das dificuldades de leitura: uma experiência com o 3º ano do ensino fundamental Rocha, Rayane Branco de Lima Leitura Literatura Pesquisa-ação em educação Textos |
title_short |
O uso da literatura para superação das dificuldades de leitura: uma experiência com o 3º ano do ensino fundamental |
title_full |
O uso da literatura para superação das dificuldades de leitura: uma experiência com o 3º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
O uso da literatura para superação das dificuldades de leitura: uma experiência com o 3º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O uso da literatura para superação das dificuldades de leitura: uma experiência com o 3º ano do ensino fundamental |
title_sort |
O uso da literatura para superação das dificuldades de leitura: uma experiência com o 3º ano do ensino fundamental |
author |
Rocha, Rayane Branco de Lima |
author_facet |
Rocha, Rayane Branco de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Gustavo Henrique da Silva Não encontrado http://lattes.cnpq.br/5167740437126995 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Rayane Branco de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Literatura Pesquisa-ação em educação Textos |
topic |
Leitura Literatura Pesquisa-ação em educação Textos |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo geral superar dificuldades de leitura dos alunos através de um trabalho sistemático com o texto literário na escola. Como objetivos específicos diagnosticar as principais dificuldades de leitura dos alunos para desenvolver habilidades de leitura por meio de ação didática planejada com o texto literário, para identificar quais foram os avanços dos alunos em relação às habilidades de leitura e verificar as implicações da ação didática com o texto literário para a formação do leitor. Como aporte teórico, utilizamos alguns estudos sobre o ensino sistemático da leitura (BRANDÃO, 2006; KOCH E ELIAS, 2012; LEAL E MELO, 2006; e SOLÉ, 2014) e também acerca da formação do leitor literário (RITER, 2009; COSSON, 2010 e 2014). Essa pesquisa foi de tipo pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. Na análise dos dados percebemos que os alunos mostraram resultados satisfatórios a partir da aplicação sistematizada da leitura com um texto literário. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-03-17T19:42:10Z 2020-03-17T19:42:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROCHA, Rayane Branco de Lima. O uso da literatura para superação das dificuldades de leitura: uma experiência com o 3º ano do ensino fundamental. 2018. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2094 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/57462/00130000030md |
identifier_str_mv |
ROCHA, Rayane Branco de Lima. O uso da literatura para superação das dificuldades de leitura: uma experiência com o 3º ano do ensino fundamental. 2018. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018. ark:/57462/00130000030md |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
92 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1818605199059582976 |