O uso da literatura para superação das dificuldades de leitura: uma experiência com o 3º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Rayane Branco de Lima
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
dARK ID: ark:/57462/00130000030md
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2094
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral superar dificuldades de leitura dos alunos através de um trabalho sistemático com o texto literário na escola. Como objetivos específicos diagnosticar as principais dificuldades de leitura dos alunos para desenvolver habilidades de leitura por meio de ação didática planejada com o texto literário, para identificar quais foram os avanços dos alunos em relação às habilidades de leitura e verificar as implicações da ação didática com o texto literário para a formação do leitor. Como aporte teórico, utilizamos alguns estudos sobre o ensino sistemático da leitura (BRANDÃO, 2006; KOCH E ELIAS, 2012; LEAL E MELO, 2006; e SOLÉ, 2014) e também acerca da formação do leitor literário (RITER, 2009; COSSON, 2010 e 2014). Essa pesquisa foi de tipo pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. Na análise dos dados percebemos que os alunos mostraram resultados satisfatórios a partir da aplicação sistematizada da leitura com um texto literário.
id UFRPE_9e8130f672038fc7ef187d31f539c81b
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/2094
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling O uso da literatura para superação das dificuldades de leitura: uma experiência com o 3º ano do ensino fundamentalLeituraLiteraturaPesquisa-ação em educaçãoTextosEsta pesquisa tem como objetivo geral superar dificuldades de leitura dos alunos através de um trabalho sistemático com o texto literário na escola. Como objetivos específicos diagnosticar as principais dificuldades de leitura dos alunos para desenvolver habilidades de leitura por meio de ação didática planejada com o texto literário, para identificar quais foram os avanços dos alunos em relação às habilidades de leitura e verificar as implicações da ação didática com o texto literário para a formação do leitor. Como aporte teórico, utilizamos alguns estudos sobre o ensino sistemático da leitura (BRANDÃO, 2006; KOCH E ELIAS, 2012; LEAL E MELO, 2006; e SOLÉ, 2014) e também acerca da formação do leitor literário (RITER, 2009; COSSON, 2010 e 2014). Essa pesquisa foi de tipo pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. Na análise dos dados percebemos que os alunos mostraram resultados satisfatórios a partir da aplicação sistematizada da leitura com um texto literário.This research has the general objective to overcome difficulties of reading the students through a systematic work with the literary text in the school. As specific objectives to diagnose the main reading difficulties of the students to develop reading skills through planned didactic action with the literary text, to identify the students' progress in reading skills and to verify the implications of the didactic action with the literary text for the formation of the reader. As a theoretical contribution, we have used some studies on the systematic teaching of reading (BRANDÃO, 2009; KOCH and ELIAS, 2012; LEAL and MELO, 2006; and SOLÉ, 2014) and literature (RITER, 2009; and COSSON, 2010 and 2014). This research was of action-research type, with a qualitative approach. In the analysis of the data we noticed that the students showed satisfactory results from the systematized application of reading with a literary text.BrasilLima, Gustavo Henrique da SilvaNão encontradohttp://lattes.cnpq.br/5167740437126995Rocha, Rayane Branco de Lima2020-03-17T19:42:10Z2020-03-17T19:42:10Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis92 f.application/pdfROCHA, Rayane Branco de Lima. O uso da literatura para superação das dificuldades de leitura: uma experiência com o 3º ano do ensino fundamental. 2018. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2094ark:/57462/00130000030mdporAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-19T14:42:53Zoai:dspace:123456789/2094Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-19T14:42:53Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da literatura para superação das dificuldades de leitura: uma experiência com o 3º ano do ensino fundamental
title O uso da literatura para superação das dificuldades de leitura: uma experiência com o 3º ano do ensino fundamental
spellingShingle O uso da literatura para superação das dificuldades de leitura: uma experiência com o 3º ano do ensino fundamental
Rocha, Rayane Branco de Lima
Leitura
Literatura
Pesquisa-ação em educação
Textos
title_short O uso da literatura para superação das dificuldades de leitura: uma experiência com o 3º ano do ensino fundamental
title_full O uso da literatura para superação das dificuldades de leitura: uma experiência com o 3º ano do ensino fundamental
title_fullStr O uso da literatura para superação das dificuldades de leitura: uma experiência com o 3º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed O uso da literatura para superação das dificuldades de leitura: uma experiência com o 3º ano do ensino fundamental
title_sort O uso da literatura para superação das dificuldades de leitura: uma experiência com o 3º ano do ensino fundamental
author Rocha, Rayane Branco de Lima
author_facet Rocha, Rayane Branco de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Gustavo Henrique da Silva
Não encontrado
http://lattes.cnpq.br/5167740437126995
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Rayane Branco de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Literatura
Pesquisa-ação em educação
Textos
topic Leitura
Literatura
Pesquisa-ação em educação
Textos
description Esta pesquisa tem como objetivo geral superar dificuldades de leitura dos alunos através de um trabalho sistemático com o texto literário na escola. Como objetivos específicos diagnosticar as principais dificuldades de leitura dos alunos para desenvolver habilidades de leitura por meio de ação didática planejada com o texto literário, para identificar quais foram os avanços dos alunos em relação às habilidades de leitura e verificar as implicações da ação didática com o texto literário para a formação do leitor. Como aporte teórico, utilizamos alguns estudos sobre o ensino sistemático da leitura (BRANDÃO, 2006; KOCH E ELIAS, 2012; LEAL E MELO, 2006; e SOLÉ, 2014) e também acerca da formação do leitor literário (RITER, 2009; COSSON, 2010 e 2014). Essa pesquisa foi de tipo pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. Na análise dos dados percebemos que os alunos mostraram resultados satisfatórios a partir da aplicação sistematizada da leitura com um texto literário.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-03-17T19:42:10Z
2020-03-17T19:42:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Rayane Branco de Lima. O uso da literatura para superação das dificuldades de leitura: uma experiência com o 3º ano do ensino fundamental. 2018. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2094
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/57462/00130000030md
identifier_str_mv ROCHA, Rayane Branco de Lima. O uso da literatura para superação das dificuldades de leitura: uma experiência com o 3º ano do ensino fundamental. 2018. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
ark:/57462/00130000030md
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 92 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1818605199059582976