Imagens gastronômicas: cozinha e a comunicação nas redes sociais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4721 |
Resumo: | Evidencia-se que o crescimento da gastronomia vem guiando-a para outros espaços além da cozinha, nesse ponto atrelado ao processo comunicacional vivido pela sociedade que introduziu o uso das imagens como parte dessa linguagem, e se tornou importante com a disseminação das redes sociais. Para isso, é preciso compreender a relação entre as fotografias de preparações culinárias e a influência da rede social Instagram no consumo de imagens gastronômicas, demonstrando o quanto o visual de um prato é importante, o que aponta para a perspectiva do empratamento como visual atrativo. Desse modo, escolheu-se a metodologia qualitativa de caráter exploratório, sustentada no conhecimento bibliográfico e levantamento de informações por entrevistas semi-estruturadas, realizadas por meio da plataforma virtual Zoom, com a participação de um profissional de cada área, gastronomia, comunicação e fotografia, com método de análise de resultados por interpretação. Conclui-se que, foi possível perceber a notoriedade que as imagens das preparações têm, a partir das relações sociais trazidas por meio da comunicação e a exposição nas redes sociais. |
id |
UFRPE_aaa437a050425aa9d5eafe6d07383f93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/4721 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Imagens gastronômicas: cozinha e a comunicação nas redes sociais.GastronomiaFotografiaComunicação visualInstagram (Rede social on-line)Evidencia-se que o crescimento da gastronomia vem guiando-a para outros espaços além da cozinha, nesse ponto atrelado ao processo comunicacional vivido pela sociedade que introduziu o uso das imagens como parte dessa linguagem, e se tornou importante com a disseminação das redes sociais. Para isso, é preciso compreender a relação entre as fotografias de preparações culinárias e a influência da rede social Instagram no consumo de imagens gastronômicas, demonstrando o quanto o visual de um prato é importante, o que aponta para a perspectiva do empratamento como visual atrativo. Desse modo, escolheu-se a metodologia qualitativa de caráter exploratório, sustentada no conhecimento bibliográfico e levantamento de informações por entrevistas semi-estruturadas, realizadas por meio da plataforma virtual Zoom, com a participação de um profissional de cada área, gastronomia, comunicação e fotografia, com método de análise de resultados por interpretação. Conclui-se que, foi possível perceber a notoriedade que as imagens das preparações têm, a partir das relações sociais trazidas por meio da comunicação e a exposição nas redes sociais.It is evident that the growth of gastronomy has been leading it to spaces other than the kitchen, at this point linked to the communication process experienced by society that introduced the use of images as part of this language, and became important with the dissemination of social networks. For this, it is necessary to understand the relationship between photographs of culinary preparations and the influence of the social network Instagram on the consumption of gastronomic images, demonstrating how important the look of a dish is, which points to the perspective of plating as an attractive visual. Thus, a qualitative exploratory methodology was chosen, based on bibliographic knowledge and information gathering through semi-structured interviews, carried out through the Zoom virtual platform, with the participation of a professional from each area, gastronomy, communication and photography. , with method of analysis of results by interpretation. It is concluded that it was possible to perceive the notoriety that the images of the preparations have, from the social relations brought about through communication and exposure on social networks.BrasilPanetta, Monica Helenahttp://lattes.cnpq.br/7423851247443718http://lattes.cnpq.br/0760135351368402Miranda, Ana Beatriz Gonçalves2023-07-04T13:36:48Z2023-07-04T13:36:48Z2023-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis48 f.application/pdfMIRANDA, Ana Beatriz Gonçalves. Imagens gastronômicas: cozinha e a comunicação nas redes sociais. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gastronomia) - Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4721porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-07-04T13:37:18Zoai:dspace:123456789/4721Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-07-04T13:37:18Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imagens gastronômicas: cozinha e a comunicação nas redes sociais. |
title |
Imagens gastronômicas: cozinha e a comunicação nas redes sociais. |
spellingShingle |
Imagens gastronômicas: cozinha e a comunicação nas redes sociais. Miranda, Ana Beatriz Gonçalves Gastronomia Fotografia Comunicação visual Instagram (Rede social on-line) |
title_short |
Imagens gastronômicas: cozinha e a comunicação nas redes sociais. |
title_full |
Imagens gastronômicas: cozinha e a comunicação nas redes sociais. |
title_fullStr |
Imagens gastronômicas: cozinha e a comunicação nas redes sociais. |
title_full_unstemmed |
Imagens gastronômicas: cozinha e a comunicação nas redes sociais. |
title_sort |
Imagens gastronômicas: cozinha e a comunicação nas redes sociais. |
author |
Miranda, Ana Beatriz Gonçalves |
author_facet |
Miranda, Ana Beatriz Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Panetta, Monica Helena http://lattes.cnpq.br/7423851247443718 http://lattes.cnpq.br/0760135351368402 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Ana Beatriz Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gastronomia Fotografia Comunicação visual Instagram (Rede social on-line) |
topic |
Gastronomia Fotografia Comunicação visual Instagram (Rede social on-line) |
description |
Evidencia-se que o crescimento da gastronomia vem guiando-a para outros espaços além da cozinha, nesse ponto atrelado ao processo comunicacional vivido pela sociedade que introduziu o uso das imagens como parte dessa linguagem, e se tornou importante com a disseminação das redes sociais. Para isso, é preciso compreender a relação entre as fotografias de preparações culinárias e a influência da rede social Instagram no consumo de imagens gastronômicas, demonstrando o quanto o visual de um prato é importante, o que aponta para a perspectiva do empratamento como visual atrativo. Desse modo, escolheu-se a metodologia qualitativa de caráter exploratório, sustentada no conhecimento bibliográfico e levantamento de informações por entrevistas semi-estruturadas, realizadas por meio da plataforma virtual Zoom, com a participação de um profissional de cada área, gastronomia, comunicação e fotografia, com método de análise de resultados por interpretação. Conclui-se que, foi possível perceber a notoriedade que as imagens das preparações têm, a partir das relações sociais trazidas por meio da comunicação e a exposição nas redes sociais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-04T13:36:48Z 2023-07-04T13:36:48Z 2023-04-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MIRANDA, Ana Beatriz Gonçalves. Imagens gastronômicas: cozinha e a comunicação nas redes sociais. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gastronomia) - Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4721 |
identifier_str_mv |
MIRANDA, Ana Beatriz Gonçalves. Imagens gastronômicas: cozinha e a comunicação nas redes sociais. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gastronomia) - Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4721 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
48 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277173728542720 |