Análise de histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4360 |
Resumo: | Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, COVID-19, as instituições de ensino ao redor do mundo suspenderam suas atividades presenciais e passaram para a modalidade de ensino remoto. Nesse contexto, tem-se nesta pesquisa o objetivo de analisar as histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota na perspectiva da identificação de suas trajetórias individuais e do delineamento de uma trajetória coletiva. A pesquisa em tela foi qualitativa, contou com a participação de cinco professores que ministram aulas de Química remotamente, e seguiu duas etapas metodológicas: convite aos professores e desenvolvimento das fases da entrevista narrativa. Quanto às trajetórias individuais dos professores, pode-se identificar dificuldades tais como a falta de processos formativos para os professores para a mudança do ensino totalmente presencial para um ensino remoto, sentimentos de angústia e de remorso, e caminhos de superação como o esforço para aprender sobre as plataformas. A partir das trajetórias individuais dos professores participantes, foi delineada uma trajetória coletiva constituída de dificuldades, sentimentos e superação. |
id |
UFRPE_b90344b56b3d44fa1871fc48f1a72247 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/4360 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Análise de histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota.Química - Estudo e ensinoEnsino remotoCOVID-19PandemiaEm decorrência da pandemia do novo coronavírus, COVID-19, as instituições de ensino ao redor do mundo suspenderam suas atividades presenciais e passaram para a modalidade de ensino remoto. Nesse contexto, tem-se nesta pesquisa o objetivo de analisar as histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota na perspectiva da identificação de suas trajetórias individuais e do delineamento de uma trajetória coletiva. A pesquisa em tela foi qualitativa, contou com a participação de cinco professores que ministram aulas de Química remotamente, e seguiu duas etapas metodológicas: convite aos professores e desenvolvimento das fases da entrevista narrativa. Quanto às trajetórias individuais dos professores, pode-se identificar dificuldades tais como a falta de processos formativos para os professores para a mudança do ensino totalmente presencial para um ensino remoto, sentimentos de angústia e de remorso, e caminhos de superação como o esforço para aprender sobre as plataformas. A partir das trajetórias individuais dos professores participantes, foi delineada uma trajetória coletiva constituída de dificuldades, sentimentos e superação.As a result of the new coronavirus pandemic, COVID-19, educational institutions around the world suspended their face-to-face activities and switched to remote teaching. In this context, the objective of this research is to analyze the stories told by elementary school teachers who teach Chemistry classes in the remote mode from the perspective of identifying their individual trajectories and outlining a collective trajectory. The research on screen was qualitative, with the participation of five professors who teach Chemistry classes remotely and followed two methodological steps: invitation to professors and development of the phases of the narrative interview. As for the individual trajectories of the teachers, one can identify difficulties such as the lack of training processes for teachers to change from fully face-to-face teaching to remote teaching, feelings of anguish and remorse, and ways of overcoming difficulties such as the effort to learn about the platforms. From the individual trajectories of the participating teachers, a collective trajectory consisting of difficulties, feelings and overcoming was outlined.BrasilFirme, Ruth do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/8492167380744801http://lattes.cnpq.br/7234636790850019Monteiro, Irina Cibele e Silva2023-04-14T20:41:17Z2023-04-14T20:41:17Z2021-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis52 f.application/pdfMonteiro, Irina Cibele e Silva. Análise de histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4360porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-04-14T20:42:17Zoai:dspace:123456789/4360Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-04-14T20:42:17Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota. |
title |
Análise de histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota. |
spellingShingle |
Análise de histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota. Monteiro, Irina Cibele e Silva Química - Estudo e ensino Ensino remoto COVID-19 Pandemia |
title_short |
Análise de histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota. |
title_full |
Análise de histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota. |
title_fullStr |
Análise de histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota. |
title_full_unstemmed |
Análise de histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota. |
title_sort |
Análise de histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota. |
author |
Monteiro, Irina Cibele e Silva |
author_facet |
Monteiro, Irina Cibele e Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Firme, Ruth do Nascimento http://lattes.cnpq.br/8492167380744801 http://lattes.cnpq.br/7234636790850019 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Irina Cibele e Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química - Estudo e ensino Ensino remoto COVID-19 Pandemia |
topic |
Química - Estudo e ensino Ensino remoto COVID-19 Pandemia |
description |
Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, COVID-19, as instituições de ensino ao redor do mundo suspenderam suas atividades presenciais e passaram para a modalidade de ensino remoto. Nesse contexto, tem-se nesta pesquisa o objetivo de analisar as histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota na perspectiva da identificação de suas trajetórias individuais e do delineamento de uma trajetória coletiva. A pesquisa em tela foi qualitativa, contou com a participação de cinco professores que ministram aulas de Química remotamente, e seguiu duas etapas metodológicas: convite aos professores e desenvolvimento das fases da entrevista narrativa. Quanto às trajetórias individuais dos professores, pode-se identificar dificuldades tais como a falta de processos formativos para os professores para a mudança do ensino totalmente presencial para um ensino remoto, sentimentos de angústia e de remorso, e caminhos de superação como o esforço para aprender sobre as plataformas. A partir das trajetórias individuais dos professores participantes, foi delineada uma trajetória coletiva constituída de dificuldades, sentimentos e superação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 2023-04-14T20:41:17Z 2023-04-14T20:41:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Monteiro, Irina Cibele e Silva. Análise de histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4360 |
identifier_str_mv |
Monteiro, Irina Cibele e Silva. Análise de histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
52 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277153478443008 |