Análise de histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Irina Cibele e Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4360
Resumo: Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, COVID-19, as instituições de ensino ao redor do mundo suspenderam suas atividades presenciais e passaram para a modalidade de ensino remoto. Nesse contexto, tem-se nesta pesquisa o objetivo de analisar as histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota na perspectiva da identificação de suas trajetórias individuais e do delineamento de uma trajetória coletiva. A pesquisa em tela foi qualitativa, contou com a participação de cinco professores que ministram aulas de Química remotamente, e seguiu duas etapas metodológicas: convite aos professores e desenvolvimento das fases da entrevista narrativa. Quanto às trajetórias individuais dos professores, pode-se identificar dificuldades tais como a falta de processos formativos para os professores para a mudança do ensino totalmente presencial para um ensino remoto, sentimentos de angústia e de remorso, e caminhos de superação como o esforço para aprender sobre as plataformas. A partir das trajetórias individuais dos professores participantes, foi delineada uma trajetória coletiva constituída de dificuldades, sentimentos e superação.
id UFRPE_b90344b56b3d44fa1871fc48f1a72247
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4360
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Análise de histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota.Química - Estudo e ensinoEnsino remotoCOVID-19PandemiaEm decorrência da pandemia do novo coronavírus, COVID-19, as instituições de ensino ao redor do mundo suspenderam suas atividades presenciais e passaram para a modalidade de ensino remoto. Nesse contexto, tem-se nesta pesquisa o objetivo de analisar as histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota na perspectiva da identificação de suas trajetórias individuais e do delineamento de uma trajetória coletiva. A pesquisa em tela foi qualitativa, contou com a participação de cinco professores que ministram aulas de Química remotamente, e seguiu duas etapas metodológicas: convite aos professores e desenvolvimento das fases da entrevista narrativa. Quanto às trajetórias individuais dos professores, pode-se identificar dificuldades tais como a falta de processos formativos para os professores para a mudança do ensino totalmente presencial para um ensino remoto, sentimentos de angústia e de remorso, e caminhos de superação como o esforço para aprender sobre as plataformas. A partir das trajetórias individuais dos professores participantes, foi delineada uma trajetória coletiva constituída de dificuldades, sentimentos e superação.As a result of the new coronavirus pandemic, COVID-19, educational institutions around the world suspended their face-to-face activities and switched to remote teaching. In this context, the objective of this research is to analyze the stories told by elementary school teachers who teach Chemistry classes in the remote mode from the perspective of identifying their individual trajectories and outlining a collective trajectory. The research on screen was qualitative, with the participation of five professors who teach Chemistry classes remotely and followed two methodological steps: invitation to professors and development of the phases of the narrative interview. As for the individual trajectories of the teachers, one can identify difficulties such as the lack of training processes for teachers to change from fully face-to-face teaching to remote teaching, feelings of anguish and remorse, and ways of overcoming difficulties such as the effort to learn about the platforms. From the individual trajectories of the participating teachers, a collective trajectory consisting of difficulties, feelings and overcoming was outlined.BrasilFirme, Ruth do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/8492167380744801http://lattes.cnpq.br/7234636790850019Monteiro, Irina Cibele e Silva2023-04-14T20:41:17Z2023-04-14T20:41:17Z2021-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis52 f.application/pdfMonteiro, Irina Cibele e Silva. Análise de histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4360porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-04-14T20:42:17Zoai:dspace:123456789/4360Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-04-14T20:42:17Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota.
title Análise de histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota.
spellingShingle Análise de histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota.
Monteiro, Irina Cibele e Silva
Química - Estudo e ensino
Ensino remoto
COVID-19
Pandemia
title_short Análise de histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota.
title_full Análise de histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota.
title_fullStr Análise de histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota.
title_full_unstemmed Análise de histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota.
title_sort Análise de histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota.
author Monteiro, Irina Cibele e Silva
author_facet Monteiro, Irina Cibele e Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Firme, Ruth do Nascimento
http://lattes.cnpq.br/8492167380744801
http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Irina Cibele e Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Química - Estudo e ensino
Ensino remoto
COVID-19
Pandemia
topic Química - Estudo e ensino
Ensino remoto
COVID-19
Pandemia
description Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, COVID-19, as instituições de ensino ao redor do mundo suspenderam suas atividades presenciais e passaram para a modalidade de ensino remoto. Nesse contexto, tem-se nesta pesquisa o objetivo de analisar as histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota na perspectiva da identificação de suas trajetórias individuais e do delineamento de uma trajetória coletiva. A pesquisa em tela foi qualitativa, contou com a participação de cinco professores que ministram aulas de Química remotamente, e seguiu duas etapas metodológicas: convite aos professores e desenvolvimento das fases da entrevista narrativa. Quanto às trajetórias individuais dos professores, pode-se identificar dificuldades tais como a falta de processos formativos para os professores para a mudança do ensino totalmente presencial para um ensino remoto, sentimentos de angústia e de remorso, e caminhos de superação como o esforço para aprender sobre as plataformas. A partir das trajetórias individuais dos professores participantes, foi delineada uma trajetória coletiva constituída de dificuldades, sentimentos e superação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
2023-04-14T20:41:17Z
2023-04-14T20:41:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Monteiro, Irina Cibele e Silva. Análise de histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4360
identifier_str_mv Monteiro, Irina Cibele e Silva. Análise de histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 52 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277153478443008