A importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1795 |
Resumo: | O presente estudo se propõe, por meio de revisão bibliográfica, investigar como os jogos populares são importantes como conteúdo de ensino nas aulas de educação física escolar, o estudo se justifica pela preocupação de como esses jogos estão desaparecendo da história das crianças devido a fatores como a violência, urbanização e os avanços tecnológicos. O ensino desses jogos nas aulas de educação física escolar é um meio de resgatá-los e dar continuidade a uma manifestação cultural do nosso país. Sendo assim, destacamos o que diz a literatura acerca da importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar. O estudo consiste em uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico os resultados, após pesquisa em dois sites o Revista Brasileira de ciências do Esporte (RCBCE)e no Scielo que apresentaram dez eoito estudos, respectivamente. No entanto, apenas trêsdeles possuem temáticas aproximadas sobre o conteúdo de jogos, enquanto a temática de jogo como conteúdo escolar não foram encontrados estudos referentes. Apesar disso, podemos identificar os aspectos do referencial teórico nos mesmos. |
id |
UFRPE_c94fb06db2e94a689bc4b1b909238f9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/1795 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
A importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolarJogos infantis simbólicosEducação física para criançasBrincadeirasO presente estudo se propõe, por meio de revisão bibliográfica, investigar como os jogos populares são importantes como conteúdo de ensino nas aulas de educação física escolar, o estudo se justifica pela preocupação de como esses jogos estão desaparecendo da história das crianças devido a fatores como a violência, urbanização e os avanços tecnológicos. O ensino desses jogos nas aulas de educação física escolar é um meio de resgatá-los e dar continuidade a uma manifestação cultural do nosso país. Sendo assim, destacamos o que diz a literatura acerca da importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar. O estudo consiste em uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico os resultados, após pesquisa em dois sites o Revista Brasileira de ciências do Esporte (RCBCE)e no Scielo que apresentaram dez eoito estudos, respectivamente. No entanto, apenas trêsdeles possuem temáticas aproximadas sobre o conteúdo de jogos, enquanto a temática de jogo como conteúdo escolar não foram encontrados estudos referentes. Apesar disso, podemos identificar os aspectos do referencial teórico nos mesmos.The present study proposes, through literature review, to investigate how popular games are important as teaching content in physical education classes, the study is justified by the concern about how these games are disappearing from children's history due to factors such as violence, urbanization and technological advances. Teaching these games in school physical education classes is a way of rescuing them and continuing a cultural manifestation of our country. Thus, we highlight what the literature says about the importance of popular games as content in school physical education classes. The study consists of a qualitative research of bibliographic character the results, after searching in two sites RCBCE and Scielo that presented ten and eight studies, respectively. However, only three of them have approximate themes about game content, while the game theme as school content were not found studies. Nevertheless, we can identify the aspects of the theoretical framework in them.BrasilLindoso, Rosangela Cely Brancohttp://lattes.cnpq.br/5807629847319573http://lattes.cnpq.br/3076590717855221Pereira, Isadora Salvador Felix2020-01-23T11:58:47Z2020-01-23T11:58:47Z2019-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis33 f.application/pdfPEREIRA, Isadora Salvador Felix. A importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1795porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2020-01-23T11:58:48Zoai:dspace:123456789/1795Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122020-01-23T11:58:48Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar |
title |
A importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar |
spellingShingle |
A importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar Pereira, Isadora Salvador Felix Jogos infantis simbólicos Educação física para crianças Brincadeiras |
title_short |
A importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar |
title_full |
A importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar |
title_fullStr |
A importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar |
title_full_unstemmed |
A importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar |
title_sort |
A importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar |
author |
Pereira, Isadora Salvador Felix |
author_facet |
Pereira, Isadora Salvador Felix |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lindoso, Rosangela Cely Branco http://lattes.cnpq.br/5807629847319573 http://lattes.cnpq.br/3076590717855221 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Isadora Salvador Felix |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos infantis simbólicos Educação física para crianças Brincadeiras |
topic |
Jogos infantis simbólicos Educação física para crianças Brincadeiras |
description |
O presente estudo se propõe, por meio de revisão bibliográfica, investigar como os jogos populares são importantes como conteúdo de ensino nas aulas de educação física escolar, o estudo se justifica pela preocupação de como esses jogos estão desaparecendo da história das crianças devido a fatores como a violência, urbanização e os avanços tecnológicos. O ensino desses jogos nas aulas de educação física escolar é um meio de resgatá-los e dar continuidade a uma manifestação cultural do nosso país. Sendo assim, destacamos o que diz a literatura acerca da importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar. O estudo consiste em uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico os resultados, após pesquisa em dois sites o Revista Brasileira de ciências do Esporte (RCBCE)e no Scielo que apresentaram dez eoito estudos, respectivamente. No entanto, apenas trêsdeles possuem temáticas aproximadas sobre o conteúdo de jogos, enquanto a temática de jogo como conteúdo escolar não foram encontrados estudos referentes. Apesar disso, podemos identificar os aspectos do referencial teórico nos mesmos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-09 2020-01-23T11:58:47Z 2020-01-23T11:58:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Isadora Salvador Felix. A importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1795 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Isadora Salvador Felix. A importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1795 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
33 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277172447182848 |