A realidade e as possibilidades do processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de educação física.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Nayara Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4092
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo de estudo, analisar como a literatura aborda a realidade e as possibilidades do processo de inclusão de estudantes com Transtorno de Espectro Autista (TEA) nas aulas de Educação Física. Para responder a esse questionamento são propostos os seguintes objetivos específicos: identificar aspectos históricos da inclusão no Brasil, compreender o histórico, conceitos e aspectos gerais do Transtorno do Espectro Autista e sua relação com a Educação Escolar, tais objetivos foram realizados através do referencial teórico. A metodologia deste trabalho se constituiu em uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, onde desenvolveu-se a revisão sistemática de literatura, através da busca eletrônica na base de dados online Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Google Acadêmico, tendo como fonte empírica artigos científicos publicados nos principais periódicos disponíveis online a partir dos descritores, “Transtorno do Espectro Autista”, “educação física”, “autismo” e “educação física inclusiva”, no período de 1994 até os dias atuais. Foram selecionados 33 artigos que tratam do tema inclusão, destes apenas 5 artigos abordam especificamente a relação Educação Física escolar e autismo. Em síntese os resultados apontam que na realidade está a falta de formação adequada, diagnóstico precoce, estrutura das escolas e condições de trabalho, porém quando o professor acredita na possibilidade de aprender do aluno isso transforma o processo.
id UFRPE_d13f901b8a44b54e98bb2fd3e3b35d5e
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4092
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling A realidade e as possibilidades do processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de educação física.Transtornos do espectro autistaEducação FísicaEducação inclusivaPesquisa bibliográficaO presente trabalho tem como objetivo de estudo, analisar como a literatura aborda a realidade e as possibilidades do processo de inclusão de estudantes com Transtorno de Espectro Autista (TEA) nas aulas de Educação Física. Para responder a esse questionamento são propostos os seguintes objetivos específicos: identificar aspectos históricos da inclusão no Brasil, compreender o histórico, conceitos e aspectos gerais do Transtorno do Espectro Autista e sua relação com a Educação Escolar, tais objetivos foram realizados através do referencial teórico. A metodologia deste trabalho se constituiu em uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, onde desenvolveu-se a revisão sistemática de literatura, através da busca eletrônica na base de dados online Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Google Acadêmico, tendo como fonte empírica artigos científicos publicados nos principais periódicos disponíveis online a partir dos descritores, “Transtorno do Espectro Autista”, “educação física”, “autismo” e “educação física inclusiva”, no período de 1994 até os dias atuais. Foram selecionados 33 artigos que tratam do tema inclusão, destes apenas 5 artigos abordam especificamente a relação Educação Física escolar e autismo. Em síntese os resultados apontam que na realidade está a falta de formação adequada, diagnóstico precoce, estrutura das escolas e condições de trabalho, porém quando o professor acredita na possibilidade de aprender do aluno isso transforma o processo.This study aims to study how the literature addresses the reality and possibilities of the inclusion process of students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in Physical Education classes. To answer this question, the following specific objectives are proposed: to identify historical aspects of inclusion in Brazil, to understand the history, concepts and general aspects of Autistic Spectrum Disorder and its relationship with School Education, these objectives were achieved through the theoretical framework. The methodology of this work consisted of a qualitative research, of bibliographic nature, where the systematic review of literature was developed, through the electronic search in the online database Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Portal of Journals of CAPES (Coordination of Improvement of Higher Education Personnel) and Google Scholar, using as empirical source scientific articles published in the main journals available online from the descriptors, “Autistic Spectrum Disorder”, “physical education”, “autism” and “inclusive physical education”, from 1994 to the present day. 33 articles were selected that deal with the inclusion theme, of these only 5 articles specifically address the relationship between school Physical Education and autism. In summary, the results show that in reality there is a lack of adequate training, early diagnosis, school structure and working conditions, but when the teacher believes in the possibility of learning from the student, this transforms the process.BrasilLindoso, Rosângela Cely Brancohttp://lattes.cnpq.br/7967299943862973http://lattes.cnpq.br/3076590717855221Galvão, Nayara Ferreira2023-03-08T16:34:33Z2023-03-08T16:34:33Z2020-10-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis49 f.application/pdfGalvão, Nayara Ferreira. A realidade e as possibilidades do processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de educação física. 2020. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4092porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-03-08T16:34:41Zoai:dspace:123456789/4092Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-03-08T16:34:41Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A realidade e as possibilidades do processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de educação física.
title A realidade e as possibilidades do processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de educação física.
spellingShingle A realidade e as possibilidades do processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de educação física.
Galvão, Nayara Ferreira
Transtornos do espectro autista
Educação Física
Educação inclusiva
Pesquisa bibliográfica
title_short A realidade e as possibilidades do processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de educação física.
title_full A realidade e as possibilidades do processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de educação física.
title_fullStr A realidade e as possibilidades do processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de educação física.
title_full_unstemmed A realidade e as possibilidades do processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de educação física.
title_sort A realidade e as possibilidades do processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de educação física.
author Galvão, Nayara Ferreira
author_facet Galvão, Nayara Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lindoso, Rosângela Cely Branco
http://lattes.cnpq.br/7967299943862973
http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Nayara Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Transtornos do espectro autista
Educação Física
Educação inclusiva
Pesquisa bibliográfica
topic Transtornos do espectro autista
Educação Física
Educação inclusiva
Pesquisa bibliográfica
description O presente trabalho tem como objetivo de estudo, analisar como a literatura aborda a realidade e as possibilidades do processo de inclusão de estudantes com Transtorno de Espectro Autista (TEA) nas aulas de Educação Física. Para responder a esse questionamento são propostos os seguintes objetivos específicos: identificar aspectos históricos da inclusão no Brasil, compreender o histórico, conceitos e aspectos gerais do Transtorno do Espectro Autista e sua relação com a Educação Escolar, tais objetivos foram realizados através do referencial teórico. A metodologia deste trabalho se constituiu em uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, onde desenvolveu-se a revisão sistemática de literatura, através da busca eletrônica na base de dados online Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Google Acadêmico, tendo como fonte empírica artigos científicos publicados nos principais periódicos disponíveis online a partir dos descritores, “Transtorno do Espectro Autista”, “educação física”, “autismo” e “educação física inclusiva”, no período de 1994 até os dias atuais. Foram selecionados 33 artigos que tratam do tema inclusão, destes apenas 5 artigos abordam especificamente a relação Educação Física escolar e autismo. Em síntese os resultados apontam que na realidade está a falta de formação adequada, diagnóstico precoce, estrutura das escolas e condições de trabalho, porém quando o professor acredita na possibilidade de aprender do aluno isso transforma o processo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-02
2023-03-08T16:34:33Z
2023-03-08T16:34:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Galvão, Nayara Ferreira. A realidade e as possibilidades do processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de educação física. 2020. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4092
identifier_str_mv Galvão, Nayara Ferreira. A realidade e as possibilidades do processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de educação física. 2020. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 49 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277170560794624