A realidade e as possibilidades do processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de educação física.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4092 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo de estudo, analisar como a literatura aborda a realidade e as possibilidades do processo de inclusão de estudantes com Transtorno de Espectro Autista (TEA) nas aulas de Educação Física. Para responder a esse questionamento são propostos os seguintes objetivos específicos: identificar aspectos históricos da inclusão no Brasil, compreender o histórico, conceitos e aspectos gerais do Transtorno do Espectro Autista e sua relação com a Educação Escolar, tais objetivos foram realizados através do referencial teórico. A metodologia deste trabalho se constituiu em uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, onde desenvolveu-se a revisão sistemática de literatura, através da busca eletrônica na base de dados online Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Google Acadêmico, tendo como fonte empírica artigos científicos publicados nos principais periódicos disponíveis online a partir dos descritores, “Transtorno do Espectro Autista”, “educação física”, “autismo” e “educação física inclusiva”, no período de 1994 até os dias atuais. Foram selecionados 33 artigos que tratam do tema inclusão, destes apenas 5 artigos abordam especificamente a relação Educação Física escolar e autismo. Em síntese os resultados apontam que na realidade está a falta de formação adequada, diagnóstico precoce, estrutura das escolas e condições de trabalho, porém quando o professor acredita na possibilidade de aprender do aluno isso transforma o processo. |
id |
UFRPE_d13f901b8a44b54e98bb2fd3e3b35d5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/4092 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
A realidade e as possibilidades do processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de educação física.Transtornos do espectro autistaEducação FísicaEducação inclusivaPesquisa bibliográficaO presente trabalho tem como objetivo de estudo, analisar como a literatura aborda a realidade e as possibilidades do processo de inclusão de estudantes com Transtorno de Espectro Autista (TEA) nas aulas de Educação Física. Para responder a esse questionamento são propostos os seguintes objetivos específicos: identificar aspectos históricos da inclusão no Brasil, compreender o histórico, conceitos e aspectos gerais do Transtorno do Espectro Autista e sua relação com a Educação Escolar, tais objetivos foram realizados através do referencial teórico. A metodologia deste trabalho se constituiu em uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, onde desenvolveu-se a revisão sistemática de literatura, através da busca eletrônica na base de dados online Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Google Acadêmico, tendo como fonte empírica artigos científicos publicados nos principais periódicos disponíveis online a partir dos descritores, “Transtorno do Espectro Autista”, “educação física”, “autismo” e “educação física inclusiva”, no período de 1994 até os dias atuais. Foram selecionados 33 artigos que tratam do tema inclusão, destes apenas 5 artigos abordam especificamente a relação Educação Física escolar e autismo. Em síntese os resultados apontam que na realidade está a falta de formação adequada, diagnóstico precoce, estrutura das escolas e condições de trabalho, porém quando o professor acredita na possibilidade de aprender do aluno isso transforma o processo.This study aims to study how the literature addresses the reality and possibilities of the inclusion process of students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in Physical Education classes. To answer this question, the following specific objectives are proposed: to identify historical aspects of inclusion in Brazil, to understand the history, concepts and general aspects of Autistic Spectrum Disorder and its relationship with School Education, these objectives were achieved through the theoretical framework. The methodology of this work consisted of a qualitative research, of bibliographic nature, where the systematic review of literature was developed, through the electronic search in the online database Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Portal of Journals of CAPES (Coordination of Improvement of Higher Education Personnel) and Google Scholar, using as empirical source scientific articles published in the main journals available online from the descriptors, “Autistic Spectrum Disorder”, “physical education”, “autism” and “inclusive physical education”, from 1994 to the present day. 33 articles were selected that deal with the inclusion theme, of these only 5 articles specifically address the relationship between school Physical Education and autism. In summary, the results show that in reality there is a lack of adequate training, early diagnosis, school structure and working conditions, but when the teacher believes in the possibility of learning from the student, this transforms the process.BrasilLindoso, Rosângela Cely Brancohttp://lattes.cnpq.br/7967299943862973http://lattes.cnpq.br/3076590717855221Galvão, Nayara Ferreira2023-03-08T16:34:33Z2023-03-08T16:34:33Z2020-10-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis49 f.application/pdfGalvão, Nayara Ferreira. A realidade e as possibilidades do processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de educação física. 2020. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4092porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-03-08T16:34:41Zoai:dspace:123456789/4092Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-03-08T16:34:41Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A realidade e as possibilidades do processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de educação física. |
title |
A realidade e as possibilidades do processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de educação física. |
spellingShingle |
A realidade e as possibilidades do processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de educação física. Galvão, Nayara Ferreira Transtornos do espectro autista Educação Física Educação inclusiva Pesquisa bibliográfica |
title_short |
A realidade e as possibilidades do processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de educação física. |
title_full |
A realidade e as possibilidades do processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de educação física. |
title_fullStr |
A realidade e as possibilidades do processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de educação física. |
title_full_unstemmed |
A realidade e as possibilidades do processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de educação física. |
title_sort |
A realidade e as possibilidades do processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de educação física. |
author |
Galvão, Nayara Ferreira |
author_facet |
Galvão, Nayara Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lindoso, Rosângela Cely Branco http://lattes.cnpq.br/7967299943862973 http://lattes.cnpq.br/3076590717855221 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galvão, Nayara Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtornos do espectro autista Educação Física Educação inclusiva Pesquisa bibliográfica |
topic |
Transtornos do espectro autista Educação Física Educação inclusiva Pesquisa bibliográfica |
description |
O presente trabalho tem como objetivo de estudo, analisar como a literatura aborda a realidade e as possibilidades do processo de inclusão de estudantes com Transtorno de Espectro Autista (TEA) nas aulas de Educação Física. Para responder a esse questionamento são propostos os seguintes objetivos específicos: identificar aspectos históricos da inclusão no Brasil, compreender o histórico, conceitos e aspectos gerais do Transtorno do Espectro Autista e sua relação com a Educação Escolar, tais objetivos foram realizados através do referencial teórico. A metodologia deste trabalho se constituiu em uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, onde desenvolveu-se a revisão sistemática de literatura, através da busca eletrônica na base de dados online Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Google Acadêmico, tendo como fonte empírica artigos científicos publicados nos principais periódicos disponíveis online a partir dos descritores, “Transtorno do Espectro Autista”, “educação física”, “autismo” e “educação física inclusiva”, no período de 1994 até os dias atuais. Foram selecionados 33 artigos que tratam do tema inclusão, destes apenas 5 artigos abordam especificamente a relação Educação Física escolar e autismo. Em síntese os resultados apontam que na realidade está a falta de formação adequada, diagnóstico precoce, estrutura das escolas e condições de trabalho, porém quando o professor acredita na possibilidade de aprender do aluno isso transforma o processo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-02 2023-03-08T16:34:33Z 2023-03-08T16:34:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Galvão, Nayara Ferreira. A realidade e as possibilidades do processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de educação física. 2020. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4092 |
identifier_str_mv |
Galvão, Nayara Ferreira. A realidade e as possibilidades do processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de educação física. 2020. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
49 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277170560794624 |