Algumas partes e o todo a partir da Educação Física escolar: pandemia(s), narrativa(s) e o ensino remoto emergencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lucas Farias da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243373
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura.
id UFSC_aae5389edc345711d8c16e7df7c25532
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243373
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Algumas partes e o todo a partir da Educação Física escolar: pandemia(s), narrativa(s) e o ensino remoto emergencialeducação física escolarensino remotopandemiacomplexidadetransdisciplinaridadeTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura.Esta pesquisa trata-se de um trabalho de conclusão de curso em Licenciatura na Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, construído a partir da repercussão de experiências pessoais vivenciadas no contexto do ensino remoto emergencial, decorrente dos impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus. Assim, diante dessa conjuntura, emerge o seguinte problema de pesquisa: como as experiências com o ensino remoto emergencial durante a graduação em Licenciatura na Educação Física, no período da pandemia de Covid-19, foram incorporadas subjetivamente por um discente em processo de formação docente? Para tanto, a análise e interpretação dessas experiências são objetivadas através de pontos de vista do próprio autor, amparados por ponderações a partir de uma abordagem transdisciplinar. Esta que, por vez, compõe o eixo teórico-metodológico deste estudo, que visa dar vazão às subjetividades vivenciadas na mesma medida em que também busca por uma compreensão mais ampla a respeito do tempo presente. Assim, considerada em sua globalidade, esta pesquisa apresenta caráter predominantemente qualitativo, de cunho descritivo e exploratório, embasada em fontes bibliográficas e documentais, bem como em contribuições encontradas na perspectiva do pensamento complexo, de Edgar Morin (1994, 2000, 2015a, 2015b, 2020a, 2020b), e na proposta transdisciplinar, manifestada por Basarab Nicolescu (1999), sugerindo a emergência de novos paradigmas para a condução do pensamento científico na contemporaneidade. A partir disso, são produzidos relatos de experiência pelo autor, de acordo com diferentes enfoques vivenciados ao longo do período de ensino remoto emergencial na Educação Física escolar, conforme as posições de atuação, ora como estudante na graduação, ora como estagiário, ora como monitor de estágio, mas também enquanto ser humano vivendo em tempos de pandemia e que aspira a um conhecimento complexo e transdisciplinar. Por fim, as principais contribuições geradas envolvem as relações entre os aspectos subjetivos e intersubjetivos, considerando as trajetórias de vida, os contextos históricos que moldaram e continuam a influenciar a humanidade, bem como as possibilidades de a Educação Física escolar vir a incorporar cada vez mais o pensamento complexo e a transdisciplinaridade em suas concepções de ensino e aprendizagem.Florianópolis, SC.Silva, Carolina Fernandes daSiqueira, Lígia Antunes deUniversidade Federal de Santa Catarina.Silva, Lucas Farias da2022-12-22T04:14:31Z2022-12-22T04:14:31Z2022-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis82application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243373Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-12-22T04:14:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243373Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-22T04:14:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas partes e o todo a partir da Educação Física escolar: pandemia(s), narrativa(s) e o ensino remoto emergencial
title Algumas partes e o todo a partir da Educação Física escolar: pandemia(s), narrativa(s) e o ensino remoto emergencial
spellingShingle Algumas partes e o todo a partir da Educação Física escolar: pandemia(s), narrativa(s) e o ensino remoto emergencial
Silva, Lucas Farias da
educação física escolar
ensino remoto
pandemia
complexidade
transdisciplinaridade
title_short Algumas partes e o todo a partir da Educação Física escolar: pandemia(s), narrativa(s) e o ensino remoto emergencial
title_full Algumas partes e o todo a partir da Educação Física escolar: pandemia(s), narrativa(s) e o ensino remoto emergencial
title_fullStr Algumas partes e o todo a partir da Educação Física escolar: pandemia(s), narrativa(s) e o ensino remoto emergencial
title_full_unstemmed Algumas partes e o todo a partir da Educação Física escolar: pandemia(s), narrativa(s) e o ensino remoto emergencial
title_sort Algumas partes e o todo a partir da Educação Física escolar: pandemia(s), narrativa(s) e o ensino remoto emergencial
author Silva, Lucas Farias da
author_facet Silva, Lucas Farias da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Carolina Fernandes da
Siqueira, Lígia Antunes de
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lucas Farias da
dc.subject.por.fl_str_mv educação física escolar
ensino remoto
pandemia
complexidade
transdisciplinaridade
topic educação física escolar
ensino remoto
pandemia
complexidade
transdisciplinaridade
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-22T04:14:31Z
2022-12-22T04:14:31Z
2022-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243373
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 82
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652251502215168