Educação infantil e autismo: estratégias de professores e responsáveis no ensino remoto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3901 |
Resumo: | As estratégias de ensino para crianças com Transtorno Espectro Autista são consideradas importantes na inclusão das mesmas na educação, seja no espaço escolar ou por meio de ferramentas digitais. Dessa forma, professores e responsáveis, precisam pensar em estratégias que favoreçam o processo de ensino aprendizagem desse público. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi investigar as estratégias de ensino dos professores voltadas aos alunos com autismo da educação infantil. Para tanto, a pesquisa se deu por meio de uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo, onde foram determinados os descritores de pesquisa, para busca em cinco periódicos de classificação A1 e A2 da Qualis, recorrendo-se ao método de Análise de Conteúdo - AC para classificação e discussão dos resultados. Dentre os resultados, observamos a ausência na formação dos professores para atuar com o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como, em estratégias associadas às ferramentas digitais. Ainda foi possível identificar que os estudos sobre estratégias de ensino das crianças com TEA ainda são muito escassos. |
id |
UFRPE_e25226226aad136e68302984712a3769 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/3901 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Educação infantil e autismo: estratégias de professores e responsáveis no ensino remotoEducação infantilAutismoEstratégias de aprendizagemTecnologias digitaisAs estratégias de ensino para crianças com Transtorno Espectro Autista são consideradas importantes na inclusão das mesmas na educação, seja no espaço escolar ou por meio de ferramentas digitais. Dessa forma, professores e responsáveis, precisam pensar em estratégias que favoreçam o processo de ensino aprendizagem desse público. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi investigar as estratégias de ensino dos professores voltadas aos alunos com autismo da educação infantil. Para tanto, a pesquisa se deu por meio de uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo, onde foram determinados os descritores de pesquisa, para busca em cinco periódicos de classificação A1 e A2 da Qualis, recorrendo-se ao método de Análise de Conteúdo - AC para classificação e discussão dos resultados. Dentre os resultados, observamos a ausência na formação dos professores para atuar com o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como, em estratégias associadas às ferramentas digitais. Ainda foi possível identificar que os estudos sobre estratégias de ensino das crianças com TEA ainda são muito escassos.BrasilSouza, Gleidson de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0977263665311574Silva, José Felipe Bezerra daAraújo, Railla Loislane Alves de2023-02-07T23:19:11Z2023-02-07T23:19:11Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis15 f.application/pdfSILVA, José Felipe Bezerra da; ARAÚJO, Railla Loislane Alves de. Educação infantil e autismo: estratégias de professores e responsáveis no ensino remoto. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3901porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.ptopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-02-07T23:19:22Zoai:dspace:123456789/3901Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-02-07T23:19:22Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação infantil e autismo: estratégias de professores e responsáveis no ensino remoto |
title |
Educação infantil e autismo: estratégias de professores e responsáveis no ensino remoto |
spellingShingle |
Educação infantil e autismo: estratégias de professores e responsáveis no ensino remoto Silva, José Felipe Bezerra da Educação infantil Autismo Estratégias de aprendizagem Tecnologias digitais |
title_short |
Educação infantil e autismo: estratégias de professores e responsáveis no ensino remoto |
title_full |
Educação infantil e autismo: estratégias de professores e responsáveis no ensino remoto |
title_fullStr |
Educação infantil e autismo: estratégias de professores e responsáveis no ensino remoto |
title_full_unstemmed |
Educação infantil e autismo: estratégias de professores e responsáveis no ensino remoto |
title_sort |
Educação infantil e autismo: estratégias de professores e responsáveis no ensino remoto |
author |
Silva, José Felipe Bezerra da |
author_facet |
Silva, José Felipe Bezerra da Araújo, Railla Loislane Alves de |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Railla Loislane Alves de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Gleidson de Oliveira http://lattes.cnpq.br/0977263665311574 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, José Felipe Bezerra da Araújo, Railla Loislane Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Autismo Estratégias de aprendizagem Tecnologias digitais |
topic |
Educação infantil Autismo Estratégias de aprendizagem Tecnologias digitais |
description |
As estratégias de ensino para crianças com Transtorno Espectro Autista são consideradas importantes na inclusão das mesmas na educação, seja no espaço escolar ou por meio de ferramentas digitais. Dessa forma, professores e responsáveis, precisam pensar em estratégias que favoreçam o processo de ensino aprendizagem desse público. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi investigar as estratégias de ensino dos professores voltadas aos alunos com autismo da educação infantil. Para tanto, a pesquisa se deu por meio de uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo, onde foram determinados os descritores de pesquisa, para busca em cinco periódicos de classificação A1 e A2 da Qualis, recorrendo-se ao método de Análise de Conteúdo - AC para classificação e discussão dos resultados. Dentre os resultados, observamos a ausência na formação dos professores para atuar com o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como, em estratégias associadas às ferramentas digitais. Ainda foi possível identificar que os estudos sobre estratégias de ensino das crianças com TEA ainda são muito escassos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2023-02-07T23:19:11Z 2023-02-07T23:19:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, José Felipe Bezerra da; ARAÚJO, Railla Loislane Alves de. Educação infantil e autismo: estratégias de professores e responsáveis no ensino remoto. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3901 |
identifier_str_mv |
SILVA, José Felipe Bezerra da; ARAÚJO, Railla Loislane Alves de. Educação infantil e autismo: estratégias de professores e responsáveis no ensino remoto. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3901 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
15 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277151797575680 |