O Brincar & as Brincadeiras na Educação Infantil: reflexões sobre ludicidade e mediação do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3938 |
Resumo: | Esse artigo analisa a importância do brincar e das brincadeiras na Educação Infantil. A brincadeira contribui para o processo de socialização das crianças, oferece oportunidade de realizar atividades em coletivo, tendo repercussão no processo de aprendizagem, estimulando o desenvolvimento de habilidades e novos conhecimentos. Este estudo está fundamentado em pesquisas com autores que abordam a importância dos jogos e brincadeiras em sala de aula e a interação entre os sujeitos envolvidos nesse processo. O artigo, embasado em pesquisa bibilográfica, traz considerações sobre ludicidade e o papel do professor, como mediador. Por fim, reflete-se que os jogos e brincadeiras são uma experiência significativa para o desenvolvimento das crianças, pois o brincar é ferramenta que possibilita a construção e a apropriação dos conhecimentos. Os resultados definem o brincar como experiência e liberdade de criação nas quais as crianças expressam suas emoções, sensações e pensamentos sobre o mundo e também um espaço de interação consigo, com o educador e com os outros. É preciso valorizar a formação lúdica do docente. |
id |
UFRPE_e4a5dc5e19391f04bade80ab8483b2cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/3938 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
O Brincar & as Brincadeiras na Educação Infantil: reflexões sobre ludicidade e mediação do professorBrincadeirasEducação infantilJogos educativosPrática de ensinoEsse artigo analisa a importância do brincar e das brincadeiras na Educação Infantil. A brincadeira contribui para o processo de socialização das crianças, oferece oportunidade de realizar atividades em coletivo, tendo repercussão no processo de aprendizagem, estimulando o desenvolvimento de habilidades e novos conhecimentos. Este estudo está fundamentado em pesquisas com autores que abordam a importância dos jogos e brincadeiras em sala de aula e a interação entre os sujeitos envolvidos nesse processo. O artigo, embasado em pesquisa bibilográfica, traz considerações sobre ludicidade e o papel do professor, como mediador. Por fim, reflete-se que os jogos e brincadeiras são uma experiência significativa para o desenvolvimento das crianças, pois o brincar é ferramenta que possibilita a construção e a apropriação dos conhecimentos. Os resultados definem o brincar como experiência e liberdade de criação nas quais as crianças expressam suas emoções, sensações e pensamentos sobre o mundo e também um espaço de interação consigo, com o educador e com os outros. É preciso valorizar a formação lúdica do docente.BrasilSantos, Giselle Maria Nanes Correia doshttp://lattes.cnpq.br/0295353071625877Lima, Aparecida da Dores Silva deSilva, Valéria Casemiro da2023-02-13T18:01:04Z2023-02-13T18:01:04Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis10 f.application/pdfLIMA, Aparecida da Dores Silva de; SILVA, Valéria Casemiro da. O Brincar & as Brincadeiras na Educação Infantil: reflexões sobre ludicidade e mediação do professor. 2019. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3938porAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.ptopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-02-13T18:01:54Zoai:dspace:123456789/3938Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-02-13T18:01:54Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Brincar & as Brincadeiras na Educação Infantil: reflexões sobre ludicidade e mediação do professor |
title |
O Brincar & as Brincadeiras na Educação Infantil: reflexões sobre ludicidade e mediação do professor |
spellingShingle |
O Brincar & as Brincadeiras na Educação Infantil: reflexões sobre ludicidade e mediação do professor Lima, Aparecida da Dores Silva de Brincadeiras Educação infantil Jogos educativos Prática de ensino |
title_short |
O Brincar & as Brincadeiras na Educação Infantil: reflexões sobre ludicidade e mediação do professor |
title_full |
O Brincar & as Brincadeiras na Educação Infantil: reflexões sobre ludicidade e mediação do professor |
title_fullStr |
O Brincar & as Brincadeiras na Educação Infantil: reflexões sobre ludicidade e mediação do professor |
title_full_unstemmed |
O Brincar & as Brincadeiras na Educação Infantil: reflexões sobre ludicidade e mediação do professor |
title_sort |
O Brincar & as Brincadeiras na Educação Infantil: reflexões sobre ludicidade e mediação do professor |
author |
Lima, Aparecida da Dores Silva de |
author_facet |
Lima, Aparecida da Dores Silva de Silva, Valéria Casemiro da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Valéria Casemiro da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Giselle Maria Nanes Correia dos http://lattes.cnpq.br/0295353071625877 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Aparecida da Dores Silva de Silva, Valéria Casemiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincadeiras Educação infantil Jogos educativos Prática de ensino |
topic |
Brincadeiras Educação infantil Jogos educativos Prática de ensino |
description |
Esse artigo analisa a importância do brincar e das brincadeiras na Educação Infantil. A brincadeira contribui para o processo de socialização das crianças, oferece oportunidade de realizar atividades em coletivo, tendo repercussão no processo de aprendizagem, estimulando o desenvolvimento de habilidades e novos conhecimentos. Este estudo está fundamentado em pesquisas com autores que abordam a importância dos jogos e brincadeiras em sala de aula e a interação entre os sujeitos envolvidos nesse processo. O artigo, embasado em pesquisa bibilográfica, traz considerações sobre ludicidade e o papel do professor, como mediador. Por fim, reflete-se que os jogos e brincadeiras são uma experiência significativa para o desenvolvimento das crianças, pois o brincar é ferramenta que possibilita a construção e a apropriação dos conhecimentos. Os resultados definem o brincar como experiência e liberdade de criação nas quais as crianças expressam suas emoções, sensações e pensamentos sobre o mundo e também um espaço de interação consigo, com o educador e com os outros. É preciso valorizar a formação lúdica do docente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2023-02-13T18:01:04Z 2023-02-13T18:01:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Aparecida da Dores Silva de; SILVA, Valéria Casemiro da. O Brincar & as Brincadeiras na Educação Infantil: reflexões sobre ludicidade e mediação do professor. 2019. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3938 |
identifier_str_mv |
LIMA, Aparecida da Dores Silva de; SILVA, Valéria Casemiro da. O Brincar & as Brincadeiras na Educação Infantil: reflexões sobre ludicidade e mediação do professor. 2019. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
10 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277155350151168 |