Histórias em quadrinhos em sala de aula: o que pensam os educadores em formação da UFRPE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Mariana Oliveira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5181
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral verificar qual a percepção dos estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE, que cursaram a disciplina optativa Histórias em Quadrinhos e Educação, sobre a utilização das HQs na educação; como objetivos específicos, conhecer a relação dos pesquisados com a linguagem das histórias em quadrinhos e identificar se as mesmas foram utilizadas como recurso didático em sua formação básica. A pesquisa foi do tipo qualitativa e os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário e observação não-participante. Concluímos que houve uma mudança quanto a percepção dos estudantes pesquisados sobre a utilização das HQs na educação e acerca da importância dos quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem. Por fim, acreditamos que mais pesquisas sobre as histórias em quadrinhos na educação podem auxiliar os professores a construirem metodologias de ensino que abordem o processo de aprendizagem de forma lúdica.
id UFRPE_e9184f6249946a70b38be48e2b59f814
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/5181
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Histórias em quadrinhos em sala de aula: o que pensam os educadores em formação da UFRPE.História em quadrinhos na educaçãoFormação de professoresEste estudo teve como objetivo geral verificar qual a percepção dos estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE, que cursaram a disciplina optativa Histórias em Quadrinhos e Educação, sobre a utilização das HQs na educação; como objetivos específicos, conhecer a relação dos pesquisados com a linguagem das histórias em quadrinhos e identificar se as mesmas foram utilizadas como recurso didático em sua formação básica. A pesquisa foi do tipo qualitativa e os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário e observação não-participante. Concluímos que houve uma mudança quanto a percepção dos estudantes pesquisados sobre a utilização das HQs na educação e acerca da importância dos quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem. Por fim, acreditamos que mais pesquisas sobre as histórias em quadrinhos na educação podem auxiliar os professores a construirem metodologias de ensino que abordem o processo de aprendizagem de forma lúdica.This study had as general objective to verify the perception of the students of the Degree in Pedagogy at UFRPE, who attended the optional discipline Comics and Education, about the use of comics in education; as specific objectives, to know the relationship of the researched with the language of comics and to identify if they were used as a didactic resource in their basic education. The research was qualitative and data were collected through the application of a questionnaire and non-participant observation. We conclude that there was a change in the perception of the students surveyed about the use of comics in education and about the importance of comics in the teaching-learning process. Finally, we believe that more research on comics in education can help teachers build teaching methodologies that approach the learning process in a playful way.BrasilAlves, Bruno Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/9920797400406355http://lattes.cnpq.br/8297422717781216Carvalho, Mariana Oliveira de2023-11-07T21:07:15Z2023-11-07T21:07:15Z2022-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis43 f.application/pdfCARVALHO, Mariana Oliveira de. Histórias em quadrinhos em sala de aula: o que pensam os educadores em formação da UFRPE. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5181porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-11-07T21:07:31Zoai:dspace:123456789/5181Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-11-07T21:07:31Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias em quadrinhos em sala de aula: o que pensam os educadores em formação da UFRPE.
title Histórias em quadrinhos em sala de aula: o que pensam os educadores em formação da UFRPE.
spellingShingle Histórias em quadrinhos em sala de aula: o que pensam os educadores em formação da UFRPE.
Carvalho, Mariana Oliveira de
História em quadrinhos na educação
Formação de professores
title_short Histórias em quadrinhos em sala de aula: o que pensam os educadores em formação da UFRPE.
title_full Histórias em quadrinhos em sala de aula: o que pensam os educadores em formação da UFRPE.
title_fullStr Histórias em quadrinhos em sala de aula: o que pensam os educadores em formação da UFRPE.
title_full_unstemmed Histórias em quadrinhos em sala de aula: o que pensam os educadores em formação da UFRPE.
title_sort Histórias em quadrinhos em sala de aula: o que pensam os educadores em formação da UFRPE.
author Carvalho, Mariana Oliveira de
author_facet Carvalho, Mariana Oliveira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Bruno Fernandes
http://lattes.cnpq.br/9920797400406355
http://lattes.cnpq.br/8297422717781216
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Mariana Oliveira de
dc.subject.por.fl_str_mv História em quadrinhos na educação
Formação de professores
topic História em quadrinhos na educação
Formação de professores
description Este estudo teve como objetivo geral verificar qual a percepção dos estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE, que cursaram a disciplina optativa Histórias em Quadrinhos e Educação, sobre a utilização das HQs na educação; como objetivos específicos, conhecer a relação dos pesquisados com a linguagem das histórias em quadrinhos e identificar se as mesmas foram utilizadas como recurso didático em sua formação básica. A pesquisa foi do tipo qualitativa e os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário e observação não-participante. Concluímos que houve uma mudança quanto a percepção dos estudantes pesquisados sobre a utilização das HQs na educação e acerca da importância dos quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem. Por fim, acreditamos que mais pesquisas sobre as histórias em quadrinhos na educação podem auxiliar os professores a construirem metodologias de ensino que abordem o processo de aprendizagem de forma lúdica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-07
2023-11-07T21:07:15Z
2023-11-07T21:07:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Mariana Oliveira de. Histórias em quadrinhos em sala de aula: o que pensam os educadores em formação da UFRPE. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5181
identifier_str_mv CARVALHO, Mariana Oliveira de. Histórias em quadrinhos em sala de aula: o que pensam os educadores em formação da UFRPE. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 43 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277146782236672