Brincalculia: um objeto de aprendizagem destinado a discalculia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Victor Matheus da Costa Teixeira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2441
Resumo: Introdução: As dificuldades de aprendizagem estão presentes nas suas mais diversas áreas, a Matemática é considerada por alunos como uma das disciplinas de maior dificuldade de aprendizagem. O problema é que a maioria das pessoas próximas aos alunos associam Dificuldades de Aprendizagem à preguiça ou falta de interesse por parte do aluno. Nesse cenário está a Discalculia, que apesar de não ser considerada uma deficiência mental, limita processos cognitivos para o aprendizado da Matemática. Dessa forma, faz-se necessário pensar em soluções que auxiliem no acompanhamento de aluno discalcúlico. Assim, introduzir Objetos de Aprendizagem, que são recursos digitais, ou não, que tem por objetivo auxiliar e estimular o aprendizado dos alunos, podem ser um meio que auxiliem na melhora do desempenho destes. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem destinado a alunos discalcúlicos. Materiais e Métodos: Investigaram-se características da Discalculia e, a partir de seus tipos, foram estabelecidas atividades que possam exercitar a Discalculia. Após, foi desenvolvido o Objeto de Aprendizagem Brincalculia e, por se tratar de um Role-Playing Game, é descrito em um documento de design de jogos contendo todo o assunto, mecânica e estória abordada. O desenvolvimento é dado na plataforma de desenvolvimento Construct. Seguiu-se o modelo de desenvolvimento iterativo e incremental; e as interfaces seguem boas práticas de princípios de design. Por fim, têm-se um delineamento experimental para validar sua usabilidade e aceitação através do System Usability Scale com um experimento controlado com técnica prospectiva a partir de investigação por questionário aplicado a professores e psicopedagogos. Resultados: Este trabalho resultou no Objeto de Aprendizagem Brincalculia no qual, após sua avaliação, foi classificado como um excelente software e que pode ser utilizado por profissionais da Saúde e Educação no acompanhamento de alunos discalcúlicos.
id UFRPE_f1bac8b83e0d8c94981c0b26ab4afaaf
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/2441
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Brincalculia: um objeto de aprendizagem destinado a discalculiaSoftware - DesenvolvimentoDiscalculiaEstratégias de aprendizagemIntrodução: As dificuldades de aprendizagem estão presentes nas suas mais diversas áreas, a Matemática é considerada por alunos como uma das disciplinas de maior dificuldade de aprendizagem. O problema é que a maioria das pessoas próximas aos alunos associam Dificuldades de Aprendizagem à preguiça ou falta de interesse por parte do aluno. Nesse cenário está a Discalculia, que apesar de não ser considerada uma deficiência mental, limita processos cognitivos para o aprendizado da Matemática. Dessa forma, faz-se necessário pensar em soluções que auxiliem no acompanhamento de aluno discalcúlico. Assim, introduzir Objetos de Aprendizagem, que são recursos digitais, ou não, que tem por objetivo auxiliar e estimular o aprendizado dos alunos, podem ser um meio que auxiliem na melhora do desempenho destes. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem destinado a alunos discalcúlicos. Materiais e Métodos: Investigaram-se características da Discalculia e, a partir de seus tipos, foram estabelecidas atividades que possam exercitar a Discalculia. Após, foi desenvolvido o Objeto de Aprendizagem Brincalculia e, por se tratar de um Role-Playing Game, é descrito em um documento de design de jogos contendo todo o assunto, mecânica e estória abordada. O desenvolvimento é dado na plataforma de desenvolvimento Construct. Seguiu-se o modelo de desenvolvimento iterativo e incremental; e as interfaces seguem boas práticas de princípios de design. Por fim, têm-se um delineamento experimental para validar sua usabilidade e aceitação através do System Usability Scale com um experimento controlado com técnica prospectiva a partir de investigação por questionário aplicado a professores e psicopedagogos. Resultados: Este trabalho resultou no Objeto de Aprendizagem Brincalculia no qual, após sua avaliação, foi classificado como um excelente software e que pode ser utilizado por profissionais da Saúde e Educação no acompanhamento de alunos discalcúlicos.Introduction: The difficulties of learning are present in its most diverse fields of study, Mathematics is considered by students as one of the most difficult subjects of learning. The problem is that most people close to the students associate learning difficulties with laziness ot lack of interest on the part of the students. In this scenario is the Dyscalculia, which despite being considered a mental deficiency, limits cognitive processes for the learing of Mathematics. thus, it is necessary to think of solutions that aid in the exercise and development of the discalculic student. These introduce learning objects that are digital resources or not, which aims to help and stimulate students learning and can be a means to aid in their learning. Objective: This work aims to develop a Learning Object for discalculic students. Materials and Methods: Investigated characteristics of dyscalculia and, from your types, activities have been established that can exercise dyscalculia. After that, the learning object Brincalculia was developed and, because it is a Role-Playing Game, is described in a game design document containing the whole subject, mechanic and story approached. The development is given on the development platform Construct. Followed the model of development the iterative and incremental; and your interfaces follow best practices of design principles. Lastly there is an experimental design to validade your usability and acceptance through Sistem Usability Scale with a controlled experiment with prospective technique based on questionnaires applied to teachers and psychopedagogues. Results: This work resulted in a development of a learning object Brincalculia which, after its evaluation, was rated as excellent software that can be used by health professionals and education in the accompaniment of discalculic students.BrasilD’Emery, Richarlyson Alveshttp://lattes.cnpq.br/2686517069765187http://lattes.cnpq.br/3553920177544450Lopes, Victor Matheus da Costa Teixeira2020-07-22T21:34:23Z2020-07-22T21:34:23Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis58 f.application/pdfLOPES, Victor Matheus da Costa Teixeira. Brincalculia: um objeto de aprendizagem destinado a discalculia. 2019. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2441porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-10T20:42:48Zoai:dspace:123456789/2441Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-10T20:42:48Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Brincalculia: um objeto de aprendizagem destinado a discalculia
title Brincalculia: um objeto de aprendizagem destinado a discalculia
spellingShingle Brincalculia: um objeto de aprendizagem destinado a discalculia
Lopes, Victor Matheus da Costa Teixeira
Software - Desenvolvimento
Discalculia
Estratégias de aprendizagem
title_short Brincalculia: um objeto de aprendizagem destinado a discalculia
title_full Brincalculia: um objeto de aprendizagem destinado a discalculia
title_fullStr Brincalculia: um objeto de aprendizagem destinado a discalculia
title_full_unstemmed Brincalculia: um objeto de aprendizagem destinado a discalculia
title_sort Brincalculia: um objeto de aprendizagem destinado a discalculia
author Lopes, Victor Matheus da Costa Teixeira
author_facet Lopes, Victor Matheus da Costa Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv D’Emery, Richarlyson Alves
http://lattes.cnpq.br/2686517069765187
http://lattes.cnpq.br/3553920177544450
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Victor Matheus da Costa Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Software - Desenvolvimento
Discalculia
Estratégias de aprendizagem
topic Software - Desenvolvimento
Discalculia
Estratégias de aprendizagem
description Introdução: As dificuldades de aprendizagem estão presentes nas suas mais diversas áreas, a Matemática é considerada por alunos como uma das disciplinas de maior dificuldade de aprendizagem. O problema é que a maioria das pessoas próximas aos alunos associam Dificuldades de Aprendizagem à preguiça ou falta de interesse por parte do aluno. Nesse cenário está a Discalculia, que apesar de não ser considerada uma deficiência mental, limita processos cognitivos para o aprendizado da Matemática. Dessa forma, faz-se necessário pensar em soluções que auxiliem no acompanhamento de aluno discalcúlico. Assim, introduzir Objetos de Aprendizagem, que são recursos digitais, ou não, que tem por objetivo auxiliar e estimular o aprendizado dos alunos, podem ser um meio que auxiliem na melhora do desempenho destes. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem destinado a alunos discalcúlicos. Materiais e Métodos: Investigaram-se características da Discalculia e, a partir de seus tipos, foram estabelecidas atividades que possam exercitar a Discalculia. Após, foi desenvolvido o Objeto de Aprendizagem Brincalculia e, por se tratar de um Role-Playing Game, é descrito em um documento de design de jogos contendo todo o assunto, mecânica e estória abordada. O desenvolvimento é dado na plataforma de desenvolvimento Construct. Seguiu-se o modelo de desenvolvimento iterativo e incremental; e as interfaces seguem boas práticas de princípios de design. Por fim, têm-se um delineamento experimental para validar sua usabilidade e aceitação através do System Usability Scale com um experimento controlado com técnica prospectiva a partir de investigação por questionário aplicado a professores e psicopedagogos. Resultados: Este trabalho resultou no Objeto de Aprendizagem Brincalculia no qual, após sua avaliação, foi classificado como um excelente software e que pode ser utilizado por profissionais da Saúde e Educação no acompanhamento de alunos discalcúlicos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-07-22T21:34:23Z
2020-07-22T21:34:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOPES, Victor Matheus da Costa Teixeira. Brincalculia: um objeto de aprendizagem destinado a discalculia. 2019. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2441
identifier_str_mv LOPES, Victor Matheus da Costa Teixeira. Brincalculia: um objeto de aprendizagem destinado a discalculia. 2019. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 58 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277154775531520