Utilizando o Kahoot como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento em Cosmologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, João Neves Passos de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cunha, Rodrigo Carneiro
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4600
Resumo: O trabalho desenvolvido teve como principal objetivo usar uma atividade gamificada produzida no Kahoot para promover o aprendizado em Astronomia/ Cosmologia. A sequência desenvolvida se mostrou como uma excelente ferramenta de aprendizagem e reforço dos conteúdos de física abordados neste trabalho. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa e procurou investigar em uma sala de aula invertida a eficiência de um game como um material de aprendizagem potencialmente significativo para o estudo de cosmologia através do aplicativo Kahoot. O trabalho envolveu uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, que possui 44 alunos, em uma escola particular, localizada no município de Recife-PE. Durante a realização da atividade, lúdica e educativa, ficou bem evidente o aumento na interação entre aluno e professor, o que torna mais viável a aprendizagem dos conteúdos, bem como o aumento da motivação por parte dos estudantes no conteúdo ministrado em sala de aula, além de permitir ao professor um feedback das lacunas da turma e de um grupo de alunos sobre o conteúdo ministrado.
id UFRPE_ff28e154d06d8b1000eaeb0386f9d3ce
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4600
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Utilizando o Kahoot como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento em CosmologiaCosmologiaAprendizagemTecnologia educacionalEnsino auxiliado por computadorGamificaçãoEnsino superiorO trabalho desenvolvido teve como principal objetivo usar uma atividade gamificada produzida no Kahoot para promover o aprendizado em Astronomia/ Cosmologia. A sequência desenvolvida se mostrou como uma excelente ferramenta de aprendizagem e reforço dos conteúdos de física abordados neste trabalho. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa e procurou investigar em uma sala de aula invertida a eficiência de um game como um material de aprendizagem potencialmente significativo para o estudo de cosmologia através do aplicativo Kahoot. O trabalho envolveu uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, que possui 44 alunos, em uma escola particular, localizada no município de Recife-PE. Durante a realização da atividade, lúdica e educativa, ficou bem evidente o aumento na interação entre aluno e professor, o que torna mais viável a aprendizagem dos conteúdos, bem como o aumento da motivação por parte dos estudantes no conteúdo ministrado em sala de aula, além de permitir ao professor um feedback das lacunas da turma e de um grupo de alunos sobre o conteúdo ministrado.The work developed had as main objective to use a gamified activity produced in Kahoot to promote learning in Astronomy/Cosmology. The developed sequence proved to be an excellent tool for learning and reinforcing the physics content covered in this work. The research developed is qualitative in nature and sought to investigate, in an inverted classroom, the efficiency of a game as a potentially significant learning material for the study of cosmology through the Kahoot application.The work involved a class from the first year of high school, which has 44 students in a private school, located in the city of Recife-PE. During the performance of the playful activity, the increase in the interaction between student and teacher was very evident, which makes learning the content more viable, as well as the increase in motivation on the part of students in the content taught in the classroom, in addition to allowing the teacher a feedback from the class classes and a group of students about the taught content.BrasilSantos, Larissa Carlos de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/1697969615559433http://lattes.cnpq.br/9071559983694986Castro, João Neves Passos deCunha, Rodrigo Carneiro2023-05-31T21:25:32Z2023-05-31T21:25:32Z2022-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis39 f.application/pdfCASTRO, João Neves Passos de; CUNHA, Rodrigo Carneiro. Utilizando o Kahoot como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento em Cosmologia. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4600porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-05-31T21:25:35Zoai:dspace:123456789/4600Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-05-31T21:25:35Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilizando o Kahoot como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento em Cosmologia
title Utilizando o Kahoot como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento em Cosmologia
spellingShingle Utilizando o Kahoot como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento em Cosmologia
Castro, João Neves Passos de
Cosmologia
Aprendizagem
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Gamificação
Ensino superior
title_short Utilizando o Kahoot como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento em Cosmologia
title_full Utilizando o Kahoot como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento em Cosmologia
title_fullStr Utilizando o Kahoot como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento em Cosmologia
title_full_unstemmed Utilizando o Kahoot como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento em Cosmologia
title_sort Utilizando o Kahoot como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento em Cosmologia
author Castro, João Neves Passos de
author_facet Castro, João Neves Passos de
Cunha, Rodrigo Carneiro
author_role author
author2 Cunha, Rodrigo Carneiro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Larissa Carlos de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/1697969615559433
http://lattes.cnpq.br/9071559983694986
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, João Neves Passos de
Cunha, Rodrigo Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Cosmologia
Aprendizagem
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Gamificação
Ensino superior
topic Cosmologia
Aprendizagem
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Gamificação
Ensino superior
description O trabalho desenvolvido teve como principal objetivo usar uma atividade gamificada produzida no Kahoot para promover o aprendizado em Astronomia/ Cosmologia. A sequência desenvolvida se mostrou como uma excelente ferramenta de aprendizagem e reforço dos conteúdos de física abordados neste trabalho. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa e procurou investigar em uma sala de aula invertida a eficiência de um game como um material de aprendizagem potencialmente significativo para o estudo de cosmologia através do aplicativo Kahoot. O trabalho envolveu uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, que possui 44 alunos, em uma escola particular, localizada no município de Recife-PE. Durante a realização da atividade, lúdica e educativa, ficou bem evidente o aumento na interação entre aluno e professor, o que torna mais viável a aprendizagem dos conteúdos, bem como o aumento da motivação por parte dos estudantes no conteúdo ministrado em sala de aula, além de permitir ao professor um feedback das lacunas da turma e de um grupo de alunos sobre o conteúdo ministrado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-14
2023-05-31T21:25:32Z
2023-05-31T21:25:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CASTRO, João Neves Passos de; CUNHA, Rodrigo Carneiro. Utilizando o Kahoot como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento em Cosmologia. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4600
identifier_str_mv CASTRO, João Neves Passos de; CUNHA, Rodrigo Carneiro. Utilizando o Kahoot como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento em Cosmologia. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 39 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1802120136215232512