Utilizando o Kahoot como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento em Cosmologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4600 |
Resumo: | O trabalho desenvolvido teve como principal objetivo usar uma atividade gamificada produzida no Kahoot para promover o aprendizado em Astronomia/ Cosmologia. A sequência desenvolvida se mostrou como uma excelente ferramenta de aprendizagem e reforço dos conteúdos de física abordados neste trabalho. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa e procurou investigar em uma sala de aula invertida a eficiência de um game como um material de aprendizagem potencialmente significativo para o estudo de cosmologia através do aplicativo Kahoot. O trabalho envolveu uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, que possui 44 alunos, em uma escola particular, localizada no município de Recife-PE. Durante a realização da atividade, lúdica e educativa, ficou bem evidente o aumento na interação entre aluno e professor, o que torna mais viável a aprendizagem dos conteúdos, bem como o aumento da motivação por parte dos estudantes no conteúdo ministrado em sala de aula, além de permitir ao professor um feedback das lacunas da turma e de um grupo de alunos sobre o conteúdo ministrado. |
id |
UFRPE_ff28e154d06d8b1000eaeb0386f9d3ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/4600 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Utilizando o Kahoot como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento em CosmologiaCosmologiaAprendizagemTecnologia educacionalEnsino auxiliado por computadorGamificaçãoEnsino superiorO trabalho desenvolvido teve como principal objetivo usar uma atividade gamificada produzida no Kahoot para promover o aprendizado em Astronomia/ Cosmologia. A sequência desenvolvida se mostrou como uma excelente ferramenta de aprendizagem e reforço dos conteúdos de física abordados neste trabalho. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa e procurou investigar em uma sala de aula invertida a eficiência de um game como um material de aprendizagem potencialmente significativo para o estudo de cosmologia através do aplicativo Kahoot. O trabalho envolveu uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, que possui 44 alunos, em uma escola particular, localizada no município de Recife-PE. Durante a realização da atividade, lúdica e educativa, ficou bem evidente o aumento na interação entre aluno e professor, o que torna mais viável a aprendizagem dos conteúdos, bem como o aumento da motivação por parte dos estudantes no conteúdo ministrado em sala de aula, além de permitir ao professor um feedback das lacunas da turma e de um grupo de alunos sobre o conteúdo ministrado.The work developed had as main objective to use a gamified activity produced in Kahoot to promote learning in Astronomy/Cosmology. The developed sequence proved to be an excellent tool for learning and reinforcing the physics content covered in this work. The research developed is qualitative in nature and sought to investigate, in an inverted classroom, the efficiency of a game as a potentially significant learning material for the study of cosmology through the Kahoot application.The work involved a class from the first year of high school, which has 44 students in a private school, located in the city of Recife-PE. During the performance of the playful activity, the increase in the interaction between student and teacher was very evident, which makes learning the content more viable, as well as the increase in motivation on the part of students in the content taught in the classroom, in addition to allowing the teacher a feedback from the class classes and a group of students about the taught content.BrasilSantos, Larissa Carlos de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/1697969615559433http://lattes.cnpq.br/9071559983694986Castro, João Neves Passos deCunha, Rodrigo Carneiro2023-05-31T21:25:32Z2023-05-31T21:25:32Z2022-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis39 f.application/pdfCASTRO, João Neves Passos de; CUNHA, Rodrigo Carneiro. Utilizando o Kahoot como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento em Cosmologia. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4600porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-05-31T21:25:35Zoai:dspace:123456789/4600Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-05-31T21:25:35Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilizando o Kahoot como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento em Cosmologia |
title |
Utilizando o Kahoot como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento em Cosmologia |
spellingShingle |
Utilizando o Kahoot como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento em Cosmologia Castro, João Neves Passos de Cosmologia Aprendizagem Tecnologia educacional Ensino auxiliado por computador Gamificação Ensino superior |
title_short |
Utilizando o Kahoot como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento em Cosmologia |
title_full |
Utilizando o Kahoot como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento em Cosmologia |
title_fullStr |
Utilizando o Kahoot como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento em Cosmologia |
title_full_unstemmed |
Utilizando o Kahoot como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento em Cosmologia |
title_sort |
Utilizando o Kahoot como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento em Cosmologia |
author |
Castro, João Neves Passos de |
author_facet |
Castro, João Neves Passos de Cunha, Rodrigo Carneiro |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Rodrigo Carneiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Larissa Carlos de Oliveira http://lattes.cnpq.br/1697969615559433 http://lattes.cnpq.br/9071559983694986 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, João Neves Passos de Cunha, Rodrigo Carneiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cosmologia Aprendizagem Tecnologia educacional Ensino auxiliado por computador Gamificação Ensino superior |
topic |
Cosmologia Aprendizagem Tecnologia educacional Ensino auxiliado por computador Gamificação Ensino superior |
description |
O trabalho desenvolvido teve como principal objetivo usar uma atividade gamificada produzida no Kahoot para promover o aprendizado em Astronomia/ Cosmologia. A sequência desenvolvida se mostrou como uma excelente ferramenta de aprendizagem e reforço dos conteúdos de física abordados neste trabalho. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa e procurou investigar em uma sala de aula invertida a eficiência de um game como um material de aprendizagem potencialmente significativo para o estudo de cosmologia através do aplicativo Kahoot. O trabalho envolveu uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, que possui 44 alunos, em uma escola particular, localizada no município de Recife-PE. Durante a realização da atividade, lúdica e educativa, ficou bem evidente o aumento na interação entre aluno e professor, o que torna mais viável a aprendizagem dos conteúdos, bem como o aumento da motivação por parte dos estudantes no conteúdo ministrado em sala de aula, além de permitir ao professor um feedback das lacunas da turma e de um grupo de alunos sobre o conteúdo ministrado. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-14 2023-05-31T21:25:32Z 2023-05-31T21:25:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CASTRO, João Neves Passos de; CUNHA, Rodrigo Carneiro. Utilizando o Kahoot como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento em Cosmologia. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4600 |
identifier_str_mv |
CASTRO, João Neves Passos de; CUNHA, Rodrigo Carneiro. Utilizando o Kahoot como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento em Cosmologia. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
39 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277154601467904 |