ANÁLISE SOBRE A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS SERVIDORES DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA CAMPUS BOA VISTA CENTRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Amilton da Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração de Roraima - RARR
Texto Completo: https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/3705
Resumo: A presente pesquisa buscou analisar a Qualidade de Vida no Trabalho - QVT dos funcionários do Instituo Federal de Roraima Campus Boa Vista Centro. Com base no tema foi elaborado o seguinte problema: considerando a percepção dos funcionários do Instituto Federal de Roraima Campus Boa Vista - Centro, a partir do Modelo de Walton, que ações a instituição pode executar para influenciar a melhoria da qualidade de vida dos servidores? A relevância da pesquisa se justifica pela curiosidade científica em acessar as informações sobre o impacto que o campo de trabalho ocasiona na qualidade de vida dos servidores, seja de maneira positiva ou negativa. O ambiente de trabalho pode representar ao servidor um espaço de harmonia, que o faz se sentir bem, saudável ou um lugar em que o trabalhador adoece só em pensar que no dia seguinte terá que estar ali novamente. Na metodologia utilizou-se uma abordagem quantitativa, classificada como exploratória e descritiva, sendo definido seus procedimentos técnicos como pesquisa de campo e estudo de caso. Com base na amostra de 88 participantes dos 260 funcionários, entre técnicos e professores, ativos no campo pesquisado, o que representa um percentual de 34% de participação. Considerando os critérios estabelecidos pelo Modelo de Walton, diagnosticou-se conceitos satisfatórios e insatisfatórios entre os sujeitos da pesquisa a respeito das implicações que o trabalho ocasiona na qualidade de vida dos mesmos.
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