A Crise Econômica e sua Influência nos Hábitos de Consumo de Alimentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração de Roraima - RARR |
Texto Completo: | https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5060 |
Resumo: | A crise econômica afeta o comportamento de compra de alimentos. Estudos empíricos avaliaram a mudança dos consumidores na forma de acessar segmentos específicos e alterações na cesta de consumo, no entanto, pouco tem sido pesquisado sobre a modificação do perfil de consumo de alimentos em cenários de crise. Essa pesquisa investigou mudanças ocorridas nos hábitos de compra de alimentos no contexto da crise econômica brasileira. Foram realizadas 11 entrevistas em profundidade, empregando análise de conteúdo de acordo com estrutura de Strauss e Corbin (2008). Conceitos importantes emergiram - reflexos da crise econômica - como preocupação, pressão social e, por outro lado, oportunidades. Ao compreender melhor esse novo cenário, o conhecimento adquirido auxilia gestores varejistas na adequação do seu posicionamento, assim como a identificação de eventuais lacunas de estudo na proposição de uma agenda para avançar no conhecimento. Espera-se que essa pesquisa permita não só ampliar o conhecimento acerca dos impactos da crise econômica no mercado de alimentos, mas também proporcionar reflexões acerca das mudanças no comportamento de consumo a fim de investigar como o consumidor - diante de cenário adverso - altera a sua forma de se relacionar com o varejo de alimentos e suas experiências de consumo. |
id |
UFRR-2_91ac44df4203cb96c757f3415a1b9fcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.revista.ufrr.br:article/5060 |
network_acronym_str |
UFRR-2 |
network_name_str |
Revista de Administração de Roraima - RARR |
repository_id_str |
|
spelling |
A Crise Econômica e sua Influência nos Hábitos de Consumo de Alimentoscrise econômicacomportamento do consumidormarketing de alimentosvarejo.A crise econômica afeta o comportamento de compra de alimentos. Estudos empíricos avaliaram a mudança dos consumidores na forma de acessar segmentos específicos e alterações na cesta de consumo, no entanto, pouco tem sido pesquisado sobre a modificação do perfil de consumo de alimentos em cenários de crise. Essa pesquisa investigou mudanças ocorridas nos hábitos de compra de alimentos no contexto da crise econômica brasileira. Foram realizadas 11 entrevistas em profundidade, empregando análise de conteúdo de acordo com estrutura de Strauss e Corbin (2008). Conceitos importantes emergiram - reflexos da crise econômica - como preocupação, pressão social e, por outro lado, oportunidades. Ao compreender melhor esse novo cenário, o conhecimento adquirido auxilia gestores varejistas na adequação do seu posicionamento, assim como a identificação de eventuais lacunas de estudo na proposição de uma agenda para avançar no conhecimento. Espera-se que essa pesquisa permita não só ampliar o conhecimento acerca dos impactos da crise econômica no mercado de alimentos, mas também proporcionar reflexões acerca das mudanças no comportamento de consumo a fim de investigar como o consumidor - diante de cenário adverso - altera a sua forma de se relacionar com o varejo de alimentos e suas experiências de consumo.Universidade Federal de Roraima2021-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAdMapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/506010.18227/2237-8057rarr.v10i0.5060Journal of Management of Roraima-RARR; Vol. 10 (2020): Publicação ContínuaRevista Administración de Roraima (RARR); Vol. 10 (2020): Publicação ContínuaRevista de Administração de Roraima - RARR; v. 10 (2020): Publicação Contínua2237-8057reponame:Revista de Administração de Roraima - RARRinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5060/pdfCopyright (c) 2020 Revista de Administração de Roraima - RARRinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Viviane Moura RochaBattistella-Lima, Suzana ValenteSilva Junior, Severino DomingosArakelian, José SarkisMarques, Thiago Rafael Ferreira2021-05-12T14:18:28Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/5060Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/adminrr/PUBhttps://revista.ufrr.br/adminrr/oairarr.ufrr@gmail.com||emersonclaytonarantes@gmail.com2237-80572237-8057opendoar:2021-05-12T14:18:28Revista de Administração de Roraima - RARR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Crise Econômica e sua Influência nos Hábitos de Consumo de Alimentos |
title |
A Crise Econômica e sua Influência nos Hábitos de Consumo de Alimentos |
spellingShingle |
A Crise Econômica e sua Influência nos Hábitos de Consumo de Alimentos Ferreira, Viviane Moura Rocha crise econômica comportamento do consumidor marketing de alimentos varejo. |
title_short |
A Crise Econômica e sua Influência nos Hábitos de Consumo de Alimentos |
title_full |
A Crise Econômica e sua Influência nos Hábitos de Consumo de Alimentos |
title_fullStr |
A Crise Econômica e sua Influência nos Hábitos de Consumo de Alimentos |
title_full_unstemmed |
A Crise Econômica e sua Influência nos Hábitos de Consumo de Alimentos |
title_sort |
A Crise Econômica e sua Influência nos Hábitos de Consumo de Alimentos |
author |
Ferreira, Viviane Moura Rocha |
author_facet |
Ferreira, Viviane Moura Rocha Battistella-Lima, Suzana Valente Silva Junior, Severino Domingos Arakelian, José Sarkis Marques, Thiago Rafael Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Battistella-Lima, Suzana Valente Silva Junior, Severino Domingos Arakelian, José Sarkis Marques, Thiago Rafael Ferreira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Viviane Moura Rocha Battistella-Lima, Suzana Valente Silva Junior, Severino Domingos Arakelian, José Sarkis Marques, Thiago Rafael Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
crise econômica comportamento do consumidor marketing de alimentos varejo. |
topic |
crise econômica comportamento do consumidor marketing de alimentos varejo. |
description |
A crise econômica afeta o comportamento de compra de alimentos. Estudos empíricos avaliaram a mudança dos consumidores na forma de acessar segmentos específicos e alterações na cesta de consumo, no entanto, pouco tem sido pesquisado sobre a modificação do perfil de consumo de alimentos em cenários de crise. Essa pesquisa investigou mudanças ocorridas nos hábitos de compra de alimentos no contexto da crise econômica brasileira. Foram realizadas 11 entrevistas em profundidade, empregando análise de conteúdo de acordo com estrutura de Strauss e Corbin (2008). Conceitos importantes emergiram - reflexos da crise econômica - como preocupação, pressão social e, por outro lado, oportunidades. Ao compreender melhor esse novo cenário, o conhecimento adquirido auxilia gestores varejistas na adequação do seu posicionamento, assim como a identificação de eventuais lacunas de estudo na proposição de uma agenda para avançar no conhecimento. Espera-se que essa pesquisa permita não só ampliar o conhecimento acerca dos impactos da crise econômica no mercado de alimentos, mas também proporcionar reflexões acerca das mudanças no comportamento de consumo a fim de investigar como o consumidor - diante de cenário adverso - altera a sua forma de se relacionar com o varejo de alimentos e suas experiências de consumo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion AdM |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5060 10.18227/2237-8057rarr.v10i0.5060 |
url |
https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5060 |
identifier_str_mv |
10.18227/2237-8057rarr.v10i0.5060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5060/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Administração de Roraima - RARR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Administração de Roraima - RARR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Management of Roraima-RARR; Vol. 10 (2020): Publicação Contínua Revista Administración de Roraima (RARR); Vol. 10 (2020): Publicação Contínua Revista de Administração de Roraima - RARR; v. 10 (2020): Publicação Contínua 2237-8057 reponame:Revista de Administração de Roraima - RARR instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR) instacron:UFRR |
instname_str |
Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
instacron_str |
UFRR |
institution |
UFRR |
reponame_str |
Revista de Administração de Roraima - RARR |
collection |
Revista de Administração de Roraima - RARR |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração de Roraima - RARR - Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
repository.mail.fl_str_mv |
rarr.ufrr@gmail.com||emersonclaytonarantes@gmail.com |
_version_ |
1809277524229750784 |