Fieldwork as a teaching methodology: the experience with Geography

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monte, Lucas Almeida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Geociências do Nordeste
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10638
Resumo: O espaço geográfico possui elementos que apresentam suas compreensões baseadas em análises diversificadas e aprofundadas, contribuindo para o processo de construção de teorias, das quais são originados conceitos e fundamentos básicos. Nesse sentido, a Geomorfologia surge como a ciência que estuda as formas de relevo, com suas respectivas teorias e conceitos. Para verificação das formas de relevo, o Trabalho de Campo se configura como principal recurso metodológico a ser utilizado nos diferentes níveis de ensino, seja ele básico ou superior, no momento em que a prática de campo proporciona o contato direto entre o pesquisador e o objeto de estudo. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo principal o relato de experiência de um Trabalho de Campo realizado em municípios do Piauí e Ceará, com o intuito de verificar in loco a aplicação de conceitos da ciência geomorfológica. Para tanto, revisões bibliográfica foram realizadas a fim de se obter um maior suporte teórico, tal como observações e análises realizadas durante a prática de campo. A partir disso, constata-se a necessidade dos Trabalhos de Campo, com suas respectivas descrições e caracterizações da paisagem, ou seja, proporcionando uma maior relação entre sociedade e natureza.
id UFRN-12_2fc1125ac727fc818cc041a346cd7b9d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/10638
network_acronym_str UFRN-12
network_name_str Revista de Geociências do Nordeste
repository_id_str
spelling Fieldwork as a teaching methodology: the experience with GeographyTrabalho de campo como metodologia de ensino: relato de experiência em GeografiaO espaço geográfico possui elementos que apresentam suas compreensões baseadas em análises diversificadas e aprofundadas, contribuindo para o processo de construção de teorias, das quais são originados conceitos e fundamentos básicos. Nesse sentido, a Geomorfologia surge como a ciência que estuda as formas de relevo, com suas respectivas teorias e conceitos. Para verificação das formas de relevo, o Trabalho de Campo se configura como principal recurso metodológico a ser utilizado nos diferentes níveis de ensino, seja ele básico ou superior, no momento em que a prática de campo proporciona o contato direto entre o pesquisador e o objeto de estudo. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo principal o relato de experiência de um Trabalho de Campo realizado em municípios do Piauí e Ceará, com o intuito de verificar in loco a aplicação de conceitos da ciência geomorfológica. Para tanto, revisões bibliográfica foram realizadas a fim de se obter um maior suporte teórico, tal como observações e análises realizadas durante a prática de campo. A partir disso, constata-se a necessidade dos Trabalhos de Campo, com suas respectivas descrições e caracterizações da paisagem, ou seja, proporcionando uma maior relação entre sociedade e natureza.Universidade Federal do Rio Grande do Norte2016-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/1063810.21680/2447-3359.2016v2n1ID10638Revista de Geociências do Nordeste; v. 2 n. 1 (2016); 55-642447-335910.21680/2447-3359.2016v2n1reponame:Revista de Geociências do Nordesteinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10638/7550Copyright (c) 2016 Revista de Geociências do Nordesteinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonte, Lucas Almeida2021-11-25T12:58:35Zoai:periodicos.ufrn.br:article/10638Revistahttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/oairegneufrn@gmail.com || periodicos@bczm.ufrn.br2447-33592447-3359opendoar:2021-11-25T12:58:35Revista de Geociências do Nordeste - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Fieldwork as a teaching methodology: the experience with Geography
Trabalho de campo como metodologia de ensino: relato de experiência em Geografia
title Fieldwork as a teaching methodology: the experience with Geography
spellingShingle Fieldwork as a teaching methodology: the experience with Geography
Monte, Lucas Almeida
title_short Fieldwork as a teaching methodology: the experience with Geography
title_full Fieldwork as a teaching methodology: the experience with Geography
title_fullStr Fieldwork as a teaching methodology: the experience with Geography
title_full_unstemmed Fieldwork as a teaching methodology: the experience with Geography
title_sort Fieldwork as a teaching methodology: the experience with Geography
author Monte, Lucas Almeida
author_facet Monte, Lucas Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monte, Lucas Almeida
description O espaço geográfico possui elementos que apresentam suas compreensões baseadas em análises diversificadas e aprofundadas, contribuindo para o processo de construção de teorias, das quais são originados conceitos e fundamentos básicos. Nesse sentido, a Geomorfologia surge como a ciência que estuda as formas de relevo, com suas respectivas teorias e conceitos. Para verificação das formas de relevo, o Trabalho de Campo se configura como principal recurso metodológico a ser utilizado nos diferentes níveis de ensino, seja ele básico ou superior, no momento em que a prática de campo proporciona o contato direto entre o pesquisador e o objeto de estudo. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo principal o relato de experiência de um Trabalho de Campo realizado em municípios do Piauí e Ceará, com o intuito de verificar in loco a aplicação de conceitos da ciência geomorfológica. Para tanto, revisões bibliográfica foram realizadas a fim de se obter um maior suporte teórico, tal como observações e análises realizadas durante a prática de campo. A partir disso, constata-se a necessidade dos Trabalhos de Campo, com suas respectivas descrições e caracterizações da paisagem, ou seja, proporcionando uma maior relação entre sociedade e natureza.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10638
10.21680/2447-3359.2016v2n1ID10638
url https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10638
identifier_str_mv 10.21680/2447-3359.2016v2n1ID10638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10638/7550
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Geociências do Nordeste
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Geociências do Nordeste
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Geociências do Nordeste; v. 2 n. 1 (2016); 55-64
2447-3359
10.21680/2447-3359.2016v2n1
reponame:Revista de Geociências do Nordeste
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Revista de Geociências do Nordeste
collection Revista de Geociências do Nordeste
repository.name.fl_str_mv Revista de Geociências do Nordeste - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv regneufrn@gmail.com || periodicos@bczm.ufrn.br
_version_ 1797052928448528384