A construção do pensamento geográfico a partir do atlas escolar do município de Patos-PB: uma proposta de mediação para o ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Wedell Jackson de Caldas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32169
Resumo: No processo de ensino-aprendizagem, no tocante à Geografia Escolar, destaca-se uma diversidade de material didático elaborado para promover o ensino de Geografia no espaço escolar. A produção de livros no Brasil aparece como o principal recurso didático-pedagógico e são disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Voltados para o ensino de Geografia nas escolas da rede pública de ensino, muitas vezes não trazem uma perspectiva de abordagem regional e muito menos local. Com base nessa realidade, este trabalho disponibiliza um Atlas Escolar, que aparece como produto central desta pesquisa e que discute a categoria geográfica “Lugar”. O Atlas Escolar do Município de Patos-PB tem como intuito atender às demandas curriculares do Ensino Fundamental, tornando-se um instrumento mediador entre o professor e o aluno. Diante disso, vale ressaltar que o campo de pesquisa da Geografia refere-se ao espaço geográfico, que, transformado e construído pelo ser humano, se relaciona com as diferentes escalas cartográficas em seus diferentes níveis, desde o local, o regional, o nacional até o global. Os procedimentos metodológicos da presente pesquisa são de natureza qualitativa, pois trata-se de analisar um objeto de estudo com suas especificidades, condicionantes e estruturas. Também foi realizada uma pesquisa por meio de revisão documental, bibliográfica e pesquisa de campo na zona rural e urbana do município. Com essa pesquisa, conseguimos demonstrar a importância do Atlas Escolar como recurso didático e pedagógico, capaz de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem na construção do raciocínio geográfico, associado ao desenvolvimento do pensamento espacial por meio de uma aprendizagem a partir do espaço vivido pelos sujeitos, contextualizando suas experiências cotidianas com o seu lugar de vivência. Por fim, disponibilizamos um material didático, formativo, que pode auxiliar o alcance dos objetivos da Geografia Escolar e suas aprendizagens no que se refere à educação do município de Patos-PB.
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A produção de livros no Brasil aparece como o principal recurso didático-pedagógico e são disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Voltados para o ensino de Geografia nas escolas da rede pública de ensino, muitas vezes não trazem uma perspectiva de abordagem regional e muito menos local. Com base nessa realidade, este trabalho disponibiliza um Atlas Escolar, que aparece como produto central desta pesquisa e que discute a categoria geográfica “Lugar”. O Atlas Escolar do Município de Patos-PB tem como intuito atender às demandas curriculares do Ensino Fundamental, tornando-se um instrumento mediador entre o professor e o aluno. Diante disso, vale ressaltar que o campo de pesquisa da Geografia refere-se ao espaço geográfico, que, transformado e construído pelo ser humano, se relaciona com as diferentes escalas cartográficas em seus diferentes níveis, desde o local, o regional, o nacional até o global. 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Por fim, disponibilizamos um material didático, formativo, que pode auxiliar o alcance dos objetivos da Geografia Escolar e suas aprendizagens no que se refere à educação do município de Patos-PB.In the teaching-learning process, concerning School Geography, there is a diversity of didactic material designed to promote the teaching of Geography in the school space. The production of books in Brazil appears as the main didactic-pedagogical resource but made available by the Ministry of Education (MEC) through the National Didactic Book Plan (PNLD). Aimed at teaching Geography in public schools, in which they often do not bring a perspective of a regional approach, much less local. Based on this reality, this work provides a School Atlas, which appears as a central product of this research and which discusses the geographical category "Place". The School Atlas of the Municipality of Patos-PB aims to meet the curricular demands of Elementary Education, becoming a mediating instrument between teacher and student. Therefore, it is worth mentioning that the field of research in Geography refers to the geographical space, since this space transformed and built by the human being, relates to the different cartographic scales at its different levels, from local, regional, national, and even global. The methodological procedures of this research are qualitative since it is about analyzing an object of study with its specificities, conditions, and structures. The research was also carried out through documentary, bibliographic and field research in rural and urban areas of the municipality. With this research, we were able to demonstrate the importance of the School Atlas as a didactic and pedagogical resource, capable of assisting the teaching-learning process in the construction of geographic reasoning, associated with the development of spatial thinking, through learning from the space lived by the subjects, contextualizing their daily experiences with their place of experience. Finally, we provide educational and training material that can help achieve the objectives of School Geography and their learning concerning education in the municipality of Patos-PB.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERESUFRNBrasilGeografia escolarCartografia escolarRaciocínio geográficoPensamento espacialA construção do pensamento geográfico a partir do atlas escolar do município de Patos-PB: uma proposta de mediação para o ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTConstrucaopensamentogeografico_Monteiro_2020.pdf.txtConstrucaopensamentogeografico_Monteiro_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain244775https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32169/2/Construcaopensamentogeografico_Monteiro_2020.pdf.txt7d9ceb594feb444d72bf5963d6e11347MD52THUMBNAILConstrucaopensamentogeografico_Monteiro_2020.pdf.jpgConstrucaopensamentogeografico_Monteiro_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1277https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32169/3/Construcaopensamentogeografico_Monteiro_2020.pdf.jpgbc2fca356d940c6b1e54db768497a68bMD53ORIGINALConstrucaopensamentogeografico_Monteiro_2020.pdfapplication/pdf17212199https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32169/1/Construcaopensamentogeografico_Monteiro_2020.pdfdcb8e0d7f64c3474b7ea64553dbc7ae7MD51123456789/321692021-04-18 06:06:39.394oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32169Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-04-18T09:06:39Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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