MÍDIA ESCRITA E O ENSINO DA CLIMATOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II (Media written and teaching the climatology in Elementary Education II)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAIA, Diego Corrêa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Geográfica (Online)
Texto Completo: http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/1100
Resumo: Este artigo é fruto do projeto desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa GEOCLIMA da Universidade Federal da Bahia, chamado “Mídia jornalística e o ensino de climatologia escolar”, no qual tem como objetivo, analisar como a mídia impressa transmite informações relacionadas ao clima e ao tempo atmosférico de Salvador (BA). Foi notório que o uso das informações sobre o tempo atmosférico e os tipos de tempo relatados pelos jornais, tiveram um valor especial no planejamento e aplicação das atividades didáticas para o sexto ano do Ensino Fundamental II. Com o auxílio de cartogramas climáticos, as atividades favoreceram a aprendizagem dos alunos em relação as principais características climáticas de Salvador (BA) e do território baiano. Palavras-chave: mídia escrita; climatologia; ensino. ABSTRACT This article is the result of the project developed by Research Group GEOCLIMA the Universidade Federal da Bahia, called “media journalinm and teaching os school climate”, which aims to analyse how the print media conveys information related to climate weather of Salvador (BA). It was clear that use of information about weather and weather types reported by the newspapers, had a special value in the planning and implementation of educational activities for the sixth year of elementary education II. With the aid of cartograms weather, the activities facilitated students' learning about the main climatic characteristics of Salvador (BA) and the State of Bahia. Keywords: media written; climatology; education. RESUMEN Este artículo es el resultado del proyecto desarrollado por el Grupo de Investigación GEOCLIMA Universidad Federal de Bahía, llamado "periodismo de los medios de comunicación y la enseñanza del clima escolar", que pretende analizar cómo los medios impresos transmite información relacionada con el clima y el tiempo de Salvador (BA). Estaba claro que el uso de la información sobre los tipos de clima y tiempo reportados por los periódicos, tenía un valor especial en la planificación y ejecución de actividades educativas para el sexto año de la escuela primaria II. Con la ayuda de cartogramas tiempo, las actividades facilitaban el aprendizaje de los alumnos sobre las principales características climáticas de Salvador (BA) y el Estado de Bahía. Palabras clave: redacción medios de comunicación; climatología; enseñanza. DOI: 10.5654/actageo2012.0002.0009
id UFRR-3_b1a69e5342d78acf78eef5a127d9ed2c
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/1100
network_acronym_str UFRR-3
network_name_str Acta Geográfica (Online)
repository_id_str
spelling MÍDIA ESCRITA E O ENSINO DA CLIMATOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II (Media written and teaching the climatology in Elementary Education II)Este artigo é fruto do projeto desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa GEOCLIMA da Universidade Federal da Bahia, chamado “Mídia jornalística e o ensino de climatologia escolar”, no qual tem como objetivo, analisar como a mídia impressa transmite informações relacionadas ao clima e ao tempo atmosférico de Salvador (BA). Foi notório que o uso das informações sobre o tempo atmosférico e os tipos de tempo relatados pelos jornais, tiveram um valor especial no planejamento e aplicação das atividades didáticas para o sexto ano do Ensino Fundamental II. Com o auxílio de cartogramas climáticos, as atividades favoreceram a aprendizagem dos alunos em relação as principais características climáticas de Salvador (BA) e do território baiano. Palavras-chave: mídia escrita; climatologia; ensino. ABSTRACT This article is the result of the project developed by Research Group GEOCLIMA the Universidade Federal da Bahia, called “media journalinm and teaching os school climate”, which aims to analyse how the print media conveys information related to climate weather of Salvador (BA). It was clear that use of information about weather and weather types reported by the newspapers, had a special value in the planning and implementation of educational activities for the sixth year of elementary education II. With the aid of cartograms weather, the activities facilitated students' learning about the main climatic characteristics of Salvador (BA) and the State of Bahia. Keywords: media written; climatology; education. RESUMEN Este artículo es el resultado del proyecto desarrollado por el Grupo de Investigación GEOCLIMA Universidad Federal de Bahía, llamado "periodismo de los medios de comunicación y la enseñanza del clima escolar", que pretende analizar cómo los medios impresos transmite información relacionada con el clima y el tiempo de Salvador (BA). Estaba claro que el uso de la información sobre los tipos de clima y tiempo reportados por los periódicos, tenía un valor especial en la planificación y ejecución de actividades educativas para el sexto año de la escuela primaria II. Con la ayuda de cartogramas tiempo, las actividades facilitaban el aprendizaje de los alumnos sobre las principales características climáticas de Salvador (BA) y el Estado de Bahía. Palabras clave: redacción medios de comunicación; climatología; enseñanza. DOI: 10.5654/actageo2012.0002.0009Universidade Federal de Roraima2012-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/110010.5654/acta.v0i0.1100ACTA GEOGRÁFICA; 2012: Edição Especial "Climatologia Geográfica"; 137-1482177-43071980-5772reponame:Acta Geográfica (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/1100/873MAIA, Diego Corrêainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-30T18:24:31Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/1100Revistahttps://revista.ufrr.br/actageoPUBhttp://revista.ufrr.br/index.php/actageo/oai||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com2177-43071980-5772opendoar:2012-12-30T18:24:31Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv MÍDIA ESCRITA E O ENSINO DA CLIMATOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II (Media written and teaching the climatology in Elementary Education II)
title MÍDIA ESCRITA E O ENSINO DA CLIMATOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II (Media written and teaching the climatology in Elementary Education II)
spellingShingle MÍDIA ESCRITA E O ENSINO DA CLIMATOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II (Media written and teaching the climatology in Elementary Education II)
MAIA, Diego Corrêa
title_short MÍDIA ESCRITA E O ENSINO DA CLIMATOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II (Media written and teaching the climatology in Elementary Education II)
title_full MÍDIA ESCRITA E O ENSINO DA CLIMATOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II (Media written and teaching the climatology in Elementary Education II)
title_fullStr MÍDIA ESCRITA E O ENSINO DA CLIMATOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II (Media written and teaching the climatology in Elementary Education II)
title_full_unstemmed MÍDIA ESCRITA E O ENSINO DA CLIMATOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II (Media written and teaching the climatology in Elementary Education II)
title_sort MÍDIA ESCRITA E O ENSINO DA CLIMATOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II (Media written and teaching the climatology in Elementary Education II)
author MAIA, Diego Corrêa
author_facet MAIA, Diego Corrêa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MAIA, Diego Corrêa
description Este artigo é fruto do projeto desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa GEOCLIMA da Universidade Federal da Bahia, chamado “Mídia jornalística e o ensino de climatologia escolar”, no qual tem como objetivo, analisar como a mídia impressa transmite informações relacionadas ao clima e ao tempo atmosférico de Salvador (BA). Foi notório que o uso das informações sobre o tempo atmosférico e os tipos de tempo relatados pelos jornais, tiveram um valor especial no planejamento e aplicação das atividades didáticas para o sexto ano do Ensino Fundamental II. Com o auxílio de cartogramas climáticos, as atividades favoreceram a aprendizagem dos alunos em relação as principais características climáticas de Salvador (BA) e do território baiano. Palavras-chave: mídia escrita; climatologia; ensino. ABSTRACT This article is the result of the project developed by Research Group GEOCLIMA the Universidade Federal da Bahia, called “media journalinm and teaching os school climate”, which aims to analyse how the print media conveys information related to climate weather of Salvador (BA). It was clear that use of information about weather and weather types reported by the newspapers, had a special value in the planning and implementation of educational activities for the sixth year of elementary education II. With the aid of cartograms weather, the activities facilitated students' learning about the main climatic characteristics of Salvador (BA) and the State of Bahia. Keywords: media written; climatology; education. RESUMEN Este artículo es el resultado del proyecto desarrollado por el Grupo de Investigación GEOCLIMA Universidad Federal de Bahía, llamado "periodismo de los medios de comunicación y la enseñanza del clima escolar", que pretende analizar cómo los medios impresos transmite información relacionada con el clima y el tiempo de Salvador (BA). Estaba claro que el uso de la información sobre los tipos de clima y tiempo reportados por los periódicos, tenía un valor especial en la planificación y ejecución de actividades educativas para el sexto año de la escuela primaria II. Con la ayuda de cartogramas tiempo, las actividades facilitaban el aprendizaje de los alumnos sobre las principales características climáticas de Salvador (BA) y el Estado de Bahía. Palabras clave: redacción medios de comunicación; climatología; enseñanza. DOI: 10.5654/actageo2012.0002.0009
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/1100
10.5654/acta.v0i0.1100
url http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/1100
identifier_str_mv 10.5654/acta.v0i0.1100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/1100/873
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv ACTA GEOGRÁFICA; 2012: Edição Especial "Climatologia Geográfica"; 137-148
2177-4307
1980-5772
reponame:Acta Geográfica (Online)
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Acta Geográfica (Online)
collection Acta Geográfica (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com
_version_ 1799769935971352576