Caracterização e identificação de clones de mandioca produzidas em Roraima para o consumo in natura.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Natália Trajano de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Alves, José Maria Arcanjo, Uchôa, Sandra Cátia Pereira, Rodrigues, Guilherme Silva, Melville, Cirano Cruz, Albuquerque, José de Anchieta Alves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agro@mbiente on-line
Texto Completo: https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/624
Resumo: Objetivou-se com esse trabalho caracterizar e identificar clones de mandioca produzidas em Roraima para o consumo in natura. Fez-se o plantio de seis clones de mandioca (Aciolina, Pão, Pão-do- Chile, Água Morna, Enxuta e Amazonas), em fileiras duplas, obedecendo ao espaçamento de 2,0 m x 0,8 m x 0,8 m, totalizando 8.928 plantas ha-1. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos casualizados com quatro repetições. Aos oito meses após o plantio realizou-se a colheita das raízes tuberosas, sendo avaliadas quanto ao teor de ácido cianídrico, teor de amido pelo método da balança hidrostática, teor de amido pelo método artesanal, capacidade de soltar a película e entrecasca, cor da entrecasca e cor da polpa crua. Os clones de mandioca foram classificados quanto ao teor de HCN em: Mansas (Enxuta e Pão-do-Chile), intermediárias (Aciolina e Água Morna) e Brava (Pão e Amazonas). O teor de amido obtido pelo método da balança hidrostática superestima o teor de amido pelo método artesanal. O clone Aciolina destacou-se entre os clones para consumo in natura, sendo também recomendado para uso industrial. Os clones Pão e Amazonas apresentam restrições tanto para o consumo in natura quanto para uso industrial.
id UFRR-4_0f8e2262e3adf166be95f9d0ee856c22
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/624
network_acronym_str UFRR-4
network_name_str Agro@mbiente on-line
repository_id_str
spelling Caracterização e identificação de clones de mandioca produzidas em Roraima para o consumo in natura.Ácido cianí¬drico. Caracterí¬sticas culinárias. Manihot esculenta.Objetivou-se com esse trabalho caracterizar e identificar clones de mandioca produzidas em Roraima para o consumo in natura. Fez-se o plantio de seis clones de mandioca (Aciolina, Pão, Pão-do- Chile, Água Morna, Enxuta e Amazonas), em fileiras duplas, obedecendo ao espaçamento de 2,0 m x 0,8 m x 0,8 m, totalizando 8.928 plantas ha-1. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos casualizados com quatro repetições. Aos oito meses após o plantio realizou-se a colheita das raízes tuberosas, sendo avaliadas quanto ao teor de ácido cianídrico, teor de amido pelo método da balança hidrostática, teor de amido pelo método artesanal, capacidade de soltar a película e entrecasca, cor da entrecasca e cor da polpa crua. Os clones de mandioca foram classificados quanto ao teor de HCN em: Mansas (Enxuta e Pão-do-Chile), intermediárias (Aciolina e Água Morna) e Brava (Pão e Amazonas). O teor de amido obtido pelo método da balança hidrostática superestima o teor de amido pelo método artesanal. O clone Aciolina destacou-se entre os clones para consumo in natura, sendo também recomendado para uso industrial. Os clones Pão e Amazonas apresentam restrições tanto para o consumo in natura quanto para uso industrial.UFRR2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/62410.18227/1982-8470ragro.v5i3.624AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 5 No. 3 (2011); 188-193REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 5 Núm. 3 (2011); 188-193REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 5 n. 3 (2011); 188-1931982-8470reponame:Agro@mbiente on-lineinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/624/611Oliveira, Natália Trajano deAlves, José Maria ArcanjoUchôa, Sandra Cátia PereiraRodrigues, Guilherme SilvaMelville, Cirano CruzAlbuquerque, José de Anchieta Alves deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-13T18:33:38Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/624Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambientePUBhttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambiente/oai||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br1982-84701982-8470opendoar:2012-01-13T18:33:38Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização e identificação de clones de mandioca produzidas em Roraima para o consumo in natura.
title Caracterização e identificação de clones de mandioca produzidas em Roraima para o consumo in natura.
spellingShingle Caracterização e identificação de clones de mandioca produzidas em Roraima para o consumo in natura.
Oliveira, Natália Trajano de
Ácido cianí¬drico. Caracterí¬sticas culinárias. Manihot esculenta.
title_short Caracterização e identificação de clones de mandioca produzidas em Roraima para o consumo in natura.
title_full Caracterização e identificação de clones de mandioca produzidas em Roraima para o consumo in natura.
title_fullStr Caracterização e identificação de clones de mandioca produzidas em Roraima para o consumo in natura.
title_full_unstemmed Caracterização e identificação de clones de mandioca produzidas em Roraima para o consumo in natura.
title_sort Caracterização e identificação de clones de mandioca produzidas em Roraima para o consumo in natura.
author Oliveira, Natália Trajano de
author_facet Oliveira, Natália Trajano de
Alves, José Maria Arcanjo
Uchôa, Sandra Cátia Pereira
Rodrigues, Guilherme Silva
Melville, Cirano Cruz
Albuquerque, José de Anchieta Alves de
author_role author
author2 Alves, José Maria Arcanjo
Uchôa, Sandra Cátia Pereira
Rodrigues, Guilherme Silva
Melville, Cirano Cruz
Albuquerque, José de Anchieta Alves de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Natália Trajano de
Alves, José Maria Arcanjo
Uchôa, Sandra Cátia Pereira
Rodrigues, Guilherme Silva
Melville, Cirano Cruz
Albuquerque, José de Anchieta Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Ácido cianí¬drico. Caracterí¬sticas culinárias. Manihot esculenta.
topic Ácido cianí¬drico. Caracterí¬sticas culinárias. Manihot esculenta.
description Objetivou-se com esse trabalho caracterizar e identificar clones de mandioca produzidas em Roraima para o consumo in natura. Fez-se o plantio de seis clones de mandioca (Aciolina, Pão, Pão-do- Chile, Água Morna, Enxuta e Amazonas), em fileiras duplas, obedecendo ao espaçamento de 2,0 m x 0,8 m x 0,8 m, totalizando 8.928 plantas ha-1. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos casualizados com quatro repetições. Aos oito meses após o plantio realizou-se a colheita das raízes tuberosas, sendo avaliadas quanto ao teor de ácido cianídrico, teor de amido pelo método da balança hidrostática, teor de amido pelo método artesanal, capacidade de soltar a película e entrecasca, cor da entrecasca e cor da polpa crua. Os clones de mandioca foram classificados quanto ao teor de HCN em: Mansas (Enxuta e Pão-do-Chile), intermediárias (Aciolina e Água Morna) e Brava (Pão e Amazonas). O teor de amido obtido pelo método da balança hidrostática superestima o teor de amido pelo método artesanal. O clone Aciolina destacou-se entre os clones para consumo in natura, sendo também recomendado para uso industrial. Os clones Pão e Amazonas apresentam restrições tanto para o consumo in natura quanto para uso industrial.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/624
10.18227/1982-8470ragro.v5i3.624
url https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/624
identifier_str_mv 10.18227/1982-8470ragro.v5i3.624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/624/611
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRR
publisher.none.fl_str_mv UFRR
dc.source.none.fl_str_mv AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 5 No. 3 (2011); 188-193
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 5 Núm. 3 (2011); 188-193
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 5 n. 3 (2011); 188-193
1982-8470
reponame:Agro@mbiente on-line
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Agro@mbiente on-line
collection Agro@mbiente on-line
repository.name.fl_str_mv Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br
_version_ 1799770040055103488