O corpo no curso de licenciatura em educação física da UFRRJ: formação e transformação a partir de uma perspectiva decolonial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12931 |
Resumo: | A Educação Física Escolar, responsável por transmitir conhecimentos e informações sobre a atividade física e o corpo, também foi afetada pelos padrões eurocêntricos. Estes padrões tornaram-se pilares da disciplina, disseminando seus ideais e preceitos. Por isto, esta pesquisa objetiva analisar a estrutura curricular do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRRJ para compreender os possíveis diálogos que se pode estabelecer com a cultura local por meio de uma perspectiva decolonial. Para cumprir com este objetivo, a pesquisa visa: identificar se as disciplinas propiciam percepções sobre as diferentes formas de lidar com o corpo no ambiente escolar; problematizar a formação do professor de Educação Física da UFRRJ no contexto da construção libertadora do cidadão; e analisar se as disciplinas estudadas apresentam uma perspectiva pedagógica decolonial da Educação Física Escolar que dialoguem com os fundamentos das relações de poder que perpassam a questão do corpo na Educação Básica. O estudo, de caráter qualitativo, se caracteriza por análise documental (análise das ementas das disciplinas do curso de Licenciatura Plena em Educação Física da UFRRJ), logo, é de ordem descritiva. A investigação se inicia com uma revisão bibliográfica, a partir dos seguintes descritores: “Educação Física” AND “escola” AND “estágio” AND “corpo” nas bases de dados Periódicos Capes e Scielo publicadas no período de cinco anos (2017 a 2021). Quando analisa- se as ementas do curso de Educação Física da UFRRJ, nota-se uma forte presença da licenciatura plena (bacharelado e licenciatura). O currículo, que continua sendo de licenciatura, mesmo com as reformas feitas, atenua o caráter esportivista herdado da função do curso no período da ditadura e hoje assume um viés da saúde biológica, que atende a interesses do corpo docente e a pressão midiática pela formação de profissionais para o campo do fitness. O curso dialoga sobre questões fulcrais ao ensino da Educação Física Escolar, entretanto, não tem muita ênfase na realidade local. De acordo com as ementas analisadas, o curso não se aprofunda nas questões locais ou rurais do município em que se situa. |
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Dias, Elionai Ribeiro AlmeidaBahia, Bruno Cardoso de Menezes052.061.917-01https://orcid.org/0000-0002-8976-0035http://lattes.cnpq.br/0728241677912831Bahia, Bruno Cardoso de Menezes052.061.917-01https://orcid.org/0000-0002-8976-0035http://lattes.cnpq.br/0728241677912831Martins, Rodrigo Lema Del Riohttps://orcid.org/0000-0002-1082-2425http://lattes.cnpq.br/9215131825606115Silva, Amanda Moreira dahttp://lattes.cnpq.br/1054082215062361145.929.117-41https://orcid.org/0000-0002-5154-2411http://lattes.cnpq.br/51433408816133332023-12-22T02:30:34Z2023-12-22T02:30:34Z2022-04-20DIAS, Elionai Ribeiro Almeida. O corpo no curso de licenciatura em educação física da UFRRJ: formação e transformação a partir de uma perspectiva decolonial. 2022. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12931A Educação Física Escolar, responsável por transmitir conhecimentos e informações sobre a atividade física e o corpo, também foi afetada pelos padrões eurocêntricos. Estes padrões tornaram-se pilares da disciplina, disseminando seus ideais e preceitos. Por isto, esta pesquisa objetiva analisar a estrutura curricular do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRRJ para compreender os possíveis diálogos que se pode estabelecer com a cultura local por meio de uma perspectiva decolonial. Para cumprir com este objetivo, a pesquisa visa: identificar se as disciplinas propiciam percepções sobre as diferentes formas de lidar com o corpo no ambiente escolar; problematizar a formação do professor de Educação Física da UFRRJ no contexto da construção libertadora do cidadão; e analisar se as disciplinas estudadas apresentam uma perspectiva pedagógica decolonial da Educação Física Escolar que dialoguem com os fundamentos das relações de poder que perpassam a questão do corpo na Educação Básica. O estudo, de caráter qualitativo, se caracteriza por análise documental (análise das ementas das disciplinas do curso de Licenciatura Plena em Educação Física da UFRRJ), logo, é de ordem descritiva. A investigação se inicia com uma revisão bibliográfica, a partir dos seguintes descritores: “Educação Física” AND “escola” AND “estágio” AND “corpo” nas bases de dados Periódicos Capes e Scielo publicadas no período de cinco anos (2017 a 2021). Quando analisa- se as ementas do curso de Educação Física da UFRRJ, nota-se uma forte presença da licenciatura plena (bacharelado e licenciatura). O currículo, que continua sendo de licenciatura, mesmo com as reformas feitas, atenua o caráter esportivista herdado da função do curso no período da ditadura e hoje assume um viés da saúde biológica, que atende a interesses do corpo docente e a pressão midiática pela formação de profissionais para o campo do fitness. O curso dialoga sobre questões fulcrais ao ensino da Educação Física Escolar, entretanto, não tem muita ênfase na realidade local. De acordo com as ementas analisadas, o curso não se aprofunda nas questões locais ou rurais do município em que se situa.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorPhysical Education, responsible for transmitting knowledge and information about physical activity and the body, was also affected by Eurocentric standards. These standards became pillars of the discipline, spreading its ideals and precepts. Therefore, this research aims to analyze the curriculum structure of the Degree in Physical Education at UFRRJ to understand the possible dialogues that can be established with the local culture through a decolonial perspective. To fulfill this objective, the research aims to: identify whether the subjects provide insights into the different ways of dealing with the body in the school environment; to problematize whether the Physical Education teacher’s formation at UFRRJ is in a citizen liberating construction context; and to analyze whether the subjects studied present a decolonial pedagogical perspective of the Physical Education that dialogue with the foundations of power relations that permeate the issue of the body in Basic Education. The study, of a qualitative nature, is characterized by document analysis (analysis of the course description of the Physical Education’s subjects at UFRRJ), therefore, it is of a descriptive nature. The investigation begins with a bibliographic review, based on the following descriptors: “Physical Education” AND “school” AND “internship” AND “body” in the Capes and Scielo Periodicals databases, published in the period of five years (2017 to 2021). After analyze the course description of the Physical Education’s subjects at UFRRJ, it is possible to find a strong presence of the both physical education and exercise science. The curriculum, which continues to be a physical education curriculum, even with the reforms made, attenuates the sportive character inherited from the function of the course in the period of the dictatorship and today assumes a bias of biological health, which meets the interests of the faculty and the media pressure for the training of professionals to the fitness field. The course discusses key issues in the teaching of Physical Education, however, it does not have much emphasis on the local reality. According to the courses descriptions analyzed, the degree does not delve into the local or rural issues of the municipality in which it is located.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaCorpoLicenciatura em Educação FísicaPedagogia DecolonialMatriz curricularUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroFederal Rural University of Rio de JaneiroBodyPhysical EducationDecolonial PedagogyCurriculumEducaçãoO corpo no curso de licenciatura em educação física da UFRRJ: formação e transformação a partir de uma perspectiva decolonialThe body in the degree course of physical education at UFRRJ: formation and transformation from a decolonial perspectiveinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis106 BENITES, Larissa Cerignoni; NETO, Samuel de Souza; HUNGER, Dagmar. 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A Educação Física Escolar, responsável por transmitir conhecimentos e informações sobre a atividade física e o corpo, também foi afetada pelos padrões eurocêntricos. Estes padrões tornaram-se pilares da disciplina, disseminando seus ideais e preceitos. Por isto, esta pesquisa objetiva analisar a estrutura curricular do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRRJ para compreender os possíveis diálogos que se pode estabelecer com a cultura local por meio de uma perspectiva decolonial. Para cumprir com este objetivo, a pesquisa visa: identificar se as disciplinas propiciam percepções sobre as diferentes formas de lidar com o corpo no ambiente escolar; problematizar a formação do professor de Educação Física da UFRRJ no contexto da construção libertadora do cidadão; e analisar se as disciplinas estudadas apresentam uma perspectiva pedagógica decolonial da Educação Física Escolar que dialoguem com os fundamentos das relações de poder que perpassam a questão do corpo na Educação Básica. O estudo, de caráter qualitativo, se caracteriza por análise documental (análise das ementas das disciplinas do curso de Licenciatura Plena em Educação Física da UFRRJ), logo, é de ordem descritiva. A investigação se inicia com uma revisão bibliográfica, a partir dos seguintes descritores: “Educação Física” AND “escola” AND “estágio” AND “corpo” nas bases de dados Periódicos Capes e Scielo publicadas no período de cinco anos (2017 a 2021). Quando analisa- se as ementas do curso de Educação Física da UFRRJ, nota-se uma forte presença da licenciatura plena (bacharelado e licenciatura). O currículo, que continua sendo de licenciatura, mesmo com as reformas feitas, atenua o caráter esportivista herdado da função do curso no período da ditadura e hoje assume um viés da saúde biológica, que atende a interesses do corpo docente e a pressão midiática pela formação de profissionais para o campo do fitness. O curso dialoga sobre questões fulcrais ao ensino da Educação Física Escolar, entretanto, não tem muita ênfase na realidade local. De acordo com as ementas analisadas, o curso não se aprofunda nas questões locais ou rurais do município em que se situa. |
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