Concordância verbal de 1ª PP no 6º ano: do diagnóstico à intervenção pedagógica
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15495 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica para o estudo da regra variável de concordância verbal de 1ª pessoa do plural no 6º ano do Ensino Fundamental, elaborada a partir do diagnóstico realizado no ano de 2014, em uma escola da Rede Municipal de Duque de Caxias. Três aspectos foram considerados na composição desse diagnóstico: (1) um estudo com base na Sociolinguística Variacionista Laboviana (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 1968) sobre o estatuto da concordância verbal de 1ª pessoa do plural produzida por alunos do 6º ano, (2) uma sondagem, por meio de um questionário, das crenças e atitudes dos professores de Língua Portuguesa da escola quanto ao uso e ao estudo desse fenômeno linguístico e (3) uma análise da abordagem pedagógica proposta pelo livro didático adotado na unidade escolar. Os resultados obtidos no estudo sociolinguístico revelaram uma acentuada variação da concordância de 1ª pessoa do plural na fala e na escrita dos estudantes. As respostas ao teste de atitudes e crenças indicaram que a ação pedagógica em torno desse fenômeno variável tem se concentrado em práticas de correção e de leitura. O livro didático analisado não contempla explicitamente o fenômeno da concordância verbal, mas apresenta um extenso estudo gramatical sobre verbos a partir do qual se conclui que à escola cabe o ensino da realização explícita da flexão de 1ª pessoa do plural. Para a elaboração da proposta propriamente dita, procedeu-se, como fundamentação teórico-metodológica, à associação entre o Modelo dos Contínuos (BORTONI-RICARDO, 2004), com ênfase no contínuo de monitoramento estilístico, e a abordagem didático-pedagógica de aprendizagem colaborativa (BEHRENS, 2013). |
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Três aspectos foram considerados na composição desse diagnóstico: (1) um estudo com base na Sociolinguística Variacionista Laboviana (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 1968) sobre o estatuto da concordância verbal de 1ª pessoa do plural produzida por alunos do 6º ano, (2) uma sondagem, por meio de um questionário, das crenças e atitudes dos professores de Língua Portuguesa da escola quanto ao uso e ao estudo desse fenômeno linguístico e (3) uma análise da abordagem pedagógica proposta pelo livro didático adotado na unidade escolar. Os resultados obtidos no estudo sociolinguístico revelaram uma acentuada variação da concordância de 1ª pessoa do plural na fala e na escrita dos estudantes. As respostas ao teste de atitudes e crenças indicaram que a ação pedagógica em torno desse fenômeno variável tem se concentrado em práticas de correção e de leitura. O livro didático analisado não contempla explicitamente o fenômeno da concordância verbal, mas apresenta um extenso estudo gramatical sobre verbos a partir do qual se conclui que à escola cabe o ensino da realização explícita da flexão de 1ª pessoa do plural. Para a elaboração da proposta propriamente dita, procedeu-se, como fundamentação teórico-metodológica, à associação entre o Modelo dos Contínuos (BORTONI-RICARDO, 2004), com ênfase no contínuo de monitoramento estilístico, e a abordagem didático-pedagógica de aprendizagem colaborativa (BEHRENS, 2013).CAPESThis paper aims to present a pedagogical intervention proposal for the study of variable rule verbal agreement of the 1st person plural in the 6th grade of Elementary School, based on the diagnosis done in 2014, in a public school of Duque de Caxias. Three aspects were taken into consideration in the composition of this diagnosis: (1) a study based on the Labovian Variationist Sociolinguistic (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 1968) concerning the verbal agreement of the 1st person plural produced by 6th graders, (2) a survey carried out through a questionnaire of the beliefs and attitudes of Portuguese teachers of the school as to the use and study of this linguistic phenomenon and (3) an analysis of the pedagogical approach proposed by the coursebook chosen by the school. The results of the sociolinguistic study showed a considerable variation of the 1st person plural agreement in the student’s speaking and writing. The answers to the beliefs and attitudes test indicated that the pedagogical action around this variable phenomenon has concentrated on correction and reading practices. The analyzed coursebook does not consider the verbal agreement phenomenon explicitly, but presents an extensive grammatical study of verbs from which it can be concluded that it is up to the school teaching the explicit realization of bending 1st person plural. In developing the proposal itself, the theoretical methodological foundation was based on association between the Model of Continuous (BORTONI-RICARDO, 2004), with an emphasis on the continuous stylistic monitoring and didactic-pedagogic approach of the collaborative apprenticeship (BEHRENS, 2013).application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisVerbal agreement of the 1st person pluralLinguistic variationCollaborative learningStylistic monitoring continuumConcordância verbal de 1ª pessoa do pluralVariação linguísticaAprendizagem colaborativaContínuo de monitoração estilísticaLetrasConcordância verbal de 1ª PP no 6º ano: do diagnóstico à intervenção pedagógicaVerbal Agreement of the first person plural in sixth grade: from diagnosis to pedagogical interventioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/6950/2015%20-%20Cristiane%20Alves%20de%20Lima%20Cardoso.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19594/2015%20-%20Cristiane%20Alves%20de%20Lima%20Cardoso.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/25891/2015%20-%20Cristiane%20Alves%20de%20Lima%20Cardoso.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32300/2015%20-%20Cristiane%20Alves%20de%20Lima%20Cardoso.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38704/2015%20-%20Cristiane%20Alves%20de%20Lima%20Cardoso.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45102/2015%20-%20Cristiane%20Alves%20de%20Lima%20Cardoso.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51516/2015%20-%20Cristiane%20Alves%20de%20Lima%20Cardoso.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57934/2015%20-%20Cristiane%20Alves%20de%20Lima%20Cardoso.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1296Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2016-10-14T19:08:52Z No. of bitstreams: 1 2015 - Cristiane Alves de Lima Cardoso.pdf: 8436046 bytes, checksum: 76fe2df07bae2428df9c3861219f6c5e (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-14T19:08:53Z (GMT). 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