Desenvolvimento da capacidade argumentativa de alunos do ensino fundamental a partir da ativação de frames

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Renato Moreno
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15438
Resumo: A construção de um processo de argumentação em um texto, por demandar uma série de competências, pode ser considerada um procedimento difícil. Entre essas dificuldades, temos a exigência da habilidade de confrontar pontos de vista e de propor soluções para problemas discutidos em textos de base argumentativa. Nesse sentido, esta pesquisa procura evidenciar um trabalho realizado com base em uma preparação metodológica de pesquisa-ação a partir da elaboração de uma sequência didática cujo propósito é a ampliação da capacidade argumentativa dos sujeitos pesquisados por meio de atividades que possibilitem a ativação de frames por parte dos estudantes, contribuindo assim para a produção de textos do tipo argumentativo. Para isso, essas atividades apoiam-se em textos motivadores e atividades relacionadas a esses textos, promovendo debates que visam a verificar se os alunos ativam frames de maneira adequada. Para tanto, a fundamentação teórica seguirá, numa perspectiva geral, os estudos que apresentam conteúdos voltados para a linguística textual e cognitiva aplicados ao ensino de produção textual, sobretudo Marcuschi (2008), que pressupõe a necessidade de um trabalho com a linguagem centrada em gêneros do discurso e Koch (2002), que julga ser a argumentação ato fundamental da linguagem. No que tange à elaboração da sequência didática, esta pesquisa segue nos moldes de Dolz e Schneuwly (2004). Analisando os resultados das atividades aplicadas, comprovou-se, por meio dos resultados atingidos, que os sujeitos pesquisados ampliaram de maneira satisfatória sua capacidade argumentativa, o que se harmoniza com os objetivos almejados pelas intervenções realizadas junto aos alunos pesquisados. A recomendação de trabalho apresentada por esta pesquisa pode contribuir para ações pedagógicas que objetivem a formação de alunos conscientes da necessidade de argumentar nas diversas situações de comunicação do cotidiano, além de contribuir para novas reflexões sobre métodos com base nos quais se pode ensinar a produzir um texto de base argumentativa.
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Nesse sentido, esta pesquisa procura evidenciar um trabalho realizado com base em uma preparação metodológica de pesquisa-ação a partir da elaboração de uma sequência didática cujo propósito é a ampliação da capacidade argumentativa dos sujeitos pesquisados por meio de atividades que possibilitem a ativação de frames por parte dos estudantes, contribuindo assim para a produção de textos do tipo argumentativo. Para isso, essas atividades apoiam-se em textos motivadores e atividades relacionadas a esses textos, promovendo debates que visam a verificar se os alunos ativam frames de maneira adequada. Para tanto, a fundamentação teórica seguirá, numa perspectiva geral, os estudos que apresentam conteúdos voltados para a linguística textual e cognitiva aplicados ao ensino de produção textual, sobretudo Marcuschi (2008), que pressupõe a necessidade de um trabalho com a linguagem centrada em gêneros do discurso e Koch (2002), que julga ser a argumentação ato fundamental da linguagem. No que tange à elaboração da sequência didática, esta pesquisa segue nos moldes de Dolz e Schneuwly (2004). Analisando os resultados das atividades aplicadas, comprovou-se, por meio dos resultados atingidos, que os sujeitos pesquisados ampliaram de maneira satisfatória sua capacidade argumentativa, o que se harmoniza com os objetivos almejados pelas intervenções realizadas junto aos alunos pesquisados. A recomendação de trabalho apresentada por esta pesquisa pode contribuir para ações pedagógicas que objetivem a formação de alunos conscientes da necessidade de argumentar nas diversas situações de comunicação do cotidiano, além de contribuir para novas reflexões sobre métodos com base nos quais se pode ensinar a produzir um texto de base argumentativa.The construction of an argumentation process in a text, by demanding a series of skills, can be considered a difficult procedure. Among these difficulties, we need the ability to confront points of view and to propose solutions to problems discussed in argumentative texts. In this sense, this research seeks to evidence a work carried out based on a methodological preparation of action research based on the elaboration of a didactic sequence whose purpose is to increase the argumentative capacity of the researched subjects through activities that enable the activation of frames by Part of the students, thus contributing to the production of argumentative texts. To do this, these activities rely on motivating texts and activities related to these texts, promoting debates that aim to verify if students activate frames in an appropriate way. To that end, the theoretical basis will follow, in a general perspective, the studies that present content focused on textual and cognitive linguistics applied to the teaching of textual production, especially Marcuschi (2008), which presupposes the need for a work with language centered in genres of discourse and Koch (2002), which he deems to be the fundamental language argumentation. Regarding the elaboration of the didactic sequence, this research follows the model of Dolz and Schneuwly (2004). Analyzing the results of the applied activities, it was verified, through the results achieved, that the subjects studied satisfactorily extended their argumentative capacity, which is in harmony with the objectives sought by the interventions carried out with the students studied. The work recommendation presented by this research can contribute to pedagogical actions that aim at the formation of students aware of the need to argue in the various communication situations of daily life, as well as to contribute to new reflections on methods based on which one can teach to produce an argumentative textapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisProdução textualestratégias argumentativasframeTextual productionargumentative strategiesframeEducaçãoDesenvolvimento da capacidade argumentativa de alunos do ensino fundamental a partir da ativação de frames-info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANTUNES, I. Língua, texto e ensino – outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2009. ARGYRIS, C.; PUTNAM, R.; SMITH, D. M. Action science: concepts, methods and skills for research and intervention. Nova York: BAKHTIN, Mikhail. 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