Níveis argumentativos e a construção do pensamento crítico: o uso de estratégias argumentativas como recurso na produção do gênero artigo de opinião de alunos do 9º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Isabel Cristina da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15485
Resumo: A presente pesquisa tem o objetivo de contribuir para o ensino de Língua Portuguesa por meio de uma intervenção pedagógica que abarque o papel da argumentação nas aulas de redação como forma de fomentar o pensamento crítico de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município do Rio de Janeiro, focando especificamente nas estratégias argumentativas como recurso na produção do gênero artigo de opinião, de forma a encontrar nos textos níveis completos de argumentação. A fim de que se perceba que a argumentação é um pilar importante para a construção do pensamento crítico, a pesquisa concentra seus estudos na seleção de fatos e informações que sustentem um ponto de vista. Para tanto, parte-se da hipótese de que os mecanismos envolvidos no ato de argumentar – a formulação de argumentos, a consideração de argumentos opositivos / a formulação de contra-argumentos e a resposta final à oposição – são a base para a aprendizagem da escrita, à medida que os alunos se apropriam do discurso, defendendo seus pontos de vista. Em relação à organização pedagógica do trabalho, apoiados nas orientações de Haydt (2011), planejou-se uma unidade didática para as avaliações aplicadas. Como ponto de partida para o trabalho com argumentação na escola, apresentaremos investigações da argumentação na escola com base em teóricos como Lipman (1995) e Leitão (2011). A análise das produções, dentro de uma perspectiva enunciativa e interacionista da língua, procurou deixar em evidência os recursos discursivos empregados pelos sujeitos-alunos para construir a argumentação seguindo as orientações de Passareli (2012). Recorreu-se à Nova Retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996) para melhor compreender o uso dos recursos argumentativos e a Adam (2008) para entender o seu uso dentro da sequência textual. Os resultados da pesquisa demonstram que há uma relação direta entre a escolha de subsídios teóricos para a realização do trabalho pedagógico e a melhora na qualidade da escrita dos alunos. Foi possível perceber avanços quanto à organização e produtividade nos textos produzidos após as propostas pedagógicas específicas aplicadas sobre o tema abordado. Sendo assim, espera-se que este trabalho contribua para o ensino de argumentação em artigos de opinião de maneira significativa, bem como para a estimulação do pensamento crítico sobre assuntos que situem os alunos como cidadãos capazes de ver a transformação social através do texto escrito, o que deixa uma abertura para que profissionais do ensino sintam-se motivados, a partir dos resultados dessa pesquisa, a dar continuidade complexidade que envolve o trabalho com argumentação
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Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15485A presente pesquisa tem o objetivo de contribuir para o ensino de Língua Portuguesa por meio de uma intervenção pedagógica que abarque o papel da argumentação nas aulas de redação como forma de fomentar o pensamento crítico de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município do Rio de Janeiro, focando especificamente nas estratégias argumentativas como recurso na produção do gênero artigo de opinião, de forma a encontrar nos textos níveis completos de argumentação. A fim de que se perceba que a argumentação é um pilar importante para a construção do pensamento crítico, a pesquisa concentra seus estudos na seleção de fatos e informações que sustentem um ponto de vista. Para tanto, parte-se da hipótese de que os mecanismos envolvidos no ato de argumentar – a formulação de argumentos, a consideração de argumentos opositivos / a formulação de contra-argumentos e a resposta final à oposição – são a base para a aprendizagem da escrita, à medida que os alunos se apropriam do discurso, defendendo seus pontos de vista. Em relação à organização pedagógica do trabalho, apoiados nas orientações de Haydt (2011), planejou-se uma unidade didática para as avaliações aplicadas. Como ponto de partida para o trabalho com argumentação na escola, apresentaremos investigações da argumentação na escola com base em teóricos como Lipman (1995) e Leitão (2011). A análise das produções, dentro de uma perspectiva enunciativa e interacionista da língua, procurou deixar em evidência os recursos discursivos empregados pelos sujeitos-alunos para construir a argumentação seguindo as orientações de Passareli (2012). Recorreu-se à Nova Retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996) para melhor compreender o uso dos recursos argumentativos e a Adam (2008) para entender o seu uso dentro da sequência textual. Os resultados da pesquisa demonstram que há uma relação direta entre a escolha de subsídios teóricos para a realização do trabalho pedagógico e a melhora na qualidade da escrita dos alunos. Foi possível perceber avanços quanto à organização e produtividade nos textos produzidos após as propostas pedagógicas específicas aplicadas sobre o tema abordado. Sendo assim, espera-se que este trabalho contribua para o ensino de argumentação em artigos de opinião de maneira significativa, bem como para a estimulação do pensamento crítico sobre assuntos que situem os alunos como cidadãos capazes de ver a transformação social através do texto escrito, o que deixa uma abertura para que profissionais do ensino sintam-se motivados, a partir dos resultados dessa pesquisa, a dar continuidade complexidade que envolve o trabalho com argumentaçãoCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research aims to contribute to the teaching of Portuguese through a pedagogical intervention that encompasses the role of argumentation in writing classes as a way to foster the critical thinking of students in the 9th grade of middle school of a public school in the city of Rio de Janeiro, focusing specifically on how argumentative strategies as a resource for argumentation in the production of opinion article genre, in order to reveal authors capable of convincing their interlocutors through taking a well-grounded position. In order to realize that argumentation is an important pillar for the construction of critical thinking, the research concentrates its studies on the selection of facts and information that support a point of view. Therefore, it is based on the hypothesis that the mechanisms involved in the act of arguing: the formulation of arguments, the consideration of opposing arguments / the formulation of counter-arguments and the final response to the opposition are the basis for learning writing, as students appropriate the discourse, defending their views. In relation to the pedagogical organization of work, supported by Haydt's guidelines (2011), a didactic unit was planned for the applied evaluations. As a starting point for the work with argumentation in the school, we will present investigations of the argumentation in the school based on theorists such as Lipman (1995) and Leitão (2011). The analysis of the productions, within an enunciative and interactionist perspective of the language, sought to highlight the discursive resources employed by the students-subjects to construct the argumentation following the guidelines of Passareli (2012). To understand better, the use of argumentative resources, the New Rhetoric of Perelman and Olbrechts-Tyteca (1996) and Adam (2008) to understand the textual sequence.. The results of the research show that there is a direct relationship between the choice of theoretical subsidies for the performance of pedagogical work and the improvement in the quality of the students' writing. It was possible to perceive advances in the organization and productivity in the texts produced after the specific pedagogical proposals applied on the theme addressed. Thus, it is expected that this work will contribute to the teaching of argumentation in opinion articles in a significant way, as well as to the stimulation of critical thinking on subjects that place students as citizens capable of seeing social transformation through the written text, which leaves an openness for teaching professionals to feel motivated, from the results of this research, to give continuity complexity that involves the work with argumentationapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisNíveis argumentativosEstratégias argumentativasProdução textualArtigo de opiniãoPensamento críticoArgumentative levelsArgumentative strategiesTextual productionOpinion articleCritical thinkingEducaçãoNíveis argumentativos e a construção do pensamento crítico: o uso de estratégias argumentativas como recurso na produção do gênero artigo de opinião de alunos do 9º ano do ensino fundamentalArgumentative levels and the construction of critical thinking: the use of argumentative strategies as a resource in the production of the genre article of opinion of students of the 9th year of elementary schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABREU. 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Critical thinking
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description A presente pesquisa tem o objetivo de contribuir para o ensino de Língua Portuguesa por meio de uma intervenção pedagógica que abarque o papel da argumentação nas aulas de redação como forma de fomentar o pensamento crítico de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município do Rio de Janeiro, focando especificamente nas estratégias argumentativas como recurso na produção do gênero artigo de opinião, de forma a encontrar nos textos níveis completos de argumentação. A fim de que se perceba que a argumentação é um pilar importante para a construção do pensamento crítico, a pesquisa concentra seus estudos na seleção de fatos e informações que sustentem um ponto de vista. Para tanto, parte-se da hipótese de que os mecanismos envolvidos no ato de argumentar – a formulação de argumentos, a consideração de argumentos opositivos / a formulação de contra-argumentos e a resposta final à oposição – são a base para a aprendizagem da escrita, à medida que os alunos se apropriam do discurso, defendendo seus pontos de vista. Em relação à organização pedagógica do trabalho, apoiados nas orientações de Haydt (2011), planejou-se uma unidade didática para as avaliações aplicadas. Como ponto de partida para o trabalho com argumentação na escola, apresentaremos investigações da argumentação na escola com base em teóricos como Lipman (1995) e Leitão (2011). A análise das produções, dentro de uma perspectiva enunciativa e interacionista da língua, procurou deixar em evidência os recursos discursivos empregados pelos sujeitos-alunos para construir a argumentação seguindo as orientações de Passareli (2012). Recorreu-se à Nova Retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996) para melhor compreender o uso dos recursos argumentativos e a Adam (2008) para entender o seu uso dentro da sequência textual. Os resultados da pesquisa demonstram que há uma relação direta entre a escolha de subsídios teóricos para a realização do trabalho pedagógico e a melhora na qualidade da escrita dos alunos. Foi possível perceber avanços quanto à organização e produtividade nos textos produzidos após as propostas pedagógicas específicas aplicadas sobre o tema abordado. Sendo assim, espera-se que este trabalho contribua para o ensino de argumentação em artigos de opinião de maneira significativa, bem como para a estimulação do pensamento crítico sobre assuntos que situem os alunos como cidadãos capazes de ver a transformação social através do texto escrito, o que deixa uma abertura para que profissionais do ensino sintam-se motivados, a partir dos resultados dessa pesquisa, a dar continuidade complexidade que envolve o trabalho com argumentação
publishDate 2020
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