O ensino de literatura na educação profissional agrícola numa perspectiva dialógica: formando leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Reginaldo de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12406
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo estudar o processo de compreensão de textos literários e a construção de conceitos em literatura, a partir de uma prática de ensino-aprendizagem centrada nas interações dialógicas, no espaço da sala de aula. Pretendemos também, com este estudo, oferecer subsídios para a melhoria do ensino de literatura. Partindo da premissa de que o ensino desta disciplina, nos moldes em que vem sendo ministrado, não tem alcançado seu principal objetivo a formação de leitores para a leitura do texto literário visando a uma melhor fruição dessa leitura , fizemos uma revisão de literatura e foram detectados os problemas pontuais que causam essa deficiência no ensino desta disciplina, a saber, a ênfase na historiografia literária, a preferência por textos e autores clássicos segundo o cânone oficial , a escolarização da leitura literária, a utilização do livro didático como instrumento principal na exploração da leitura literária, o ensino de literatura voltado para o vestibular e a prevalência de uma proposta curricular ainda centrada numa concepção tradicional de ensino. Outrossim, buscamos algumas ideias de Vigotsky e Bakhtin como aportes teóricos no contexto das aulas de literatura. Assentados no âmbito da metodologia qualitativa de pesquisa de orientação sócio-histórica, utilizamos a observação participante, natural e individual como técnica para coleta de dados. Durante quatro meses, gravamos em MP3 vinte aulas de literatura, das quais cinco foram escolhidas, transcritas e analisadas à luz, principalmente, de referenciais vigotskianos e bakhtinianos. Os alunos participantes desta pesquisa, duas turmas da terceira série do Curso Técnico em Agropecuária e uma turma da terceira série do Curso Técnico em Agroindústria da Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão SE (hoje IFS Campus São Cristóvão), do ano letivo de 2008, totalizando noventa e seis alunos, leram textos de Ronaldson, Vladimir Souza Carvalho, Jeová Santana e Antonio Carlos Viana, todos estes, autores sergipanos da contemporaneidade. Como resultados finais, houve a construção compartilhada de leituras literárias e, por extensão, de alguns conceitos literários. A despeito das dificuldades de internalização de alguns desses conceitos, os alunos deixaram vir à tona sua memória discursiva, sua competência intertextual e, sobretudo, sua capacidade de apreensão de sentidos dos textos lidos.
id UFRRJ-1_5069072d414c32cddebd35315e8336c1
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12406
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Jesus, Reginaldo deSantos, Ana Cristina Souza dos747.568.007-00http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705376D3532.878.865-68http://lattes.cnpq.br/29551152820074102023-12-22T02:07:21Z2023-12-22T02:07:21Z2010-03-23JESUS, Reginaldo de. O ensino de literatura na educação profissional agrícola numa perspectiva dialógica: formando leitores. 2010. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12406O presente trabalho teve por objetivo estudar o processo de compreensão de textos literários e a construção de conceitos em literatura, a partir de uma prática de ensino-aprendizagem centrada nas interações dialógicas, no espaço da sala de aula. Pretendemos também, com este estudo, oferecer subsídios para a melhoria do ensino de literatura. Partindo da premissa de que o ensino desta disciplina, nos moldes em que vem sendo ministrado, não tem alcançado seu principal objetivo a formação de leitores para a leitura do texto literário visando a uma melhor fruição dessa leitura , fizemos uma revisão de literatura e foram detectados os problemas pontuais que causam essa deficiência no ensino desta disciplina, a saber, a ênfase na historiografia literária, a preferência por textos e autores clássicos segundo o cânone oficial , a escolarização da leitura literária, a utilização do livro didático como instrumento principal na exploração da leitura literária, o ensino de literatura voltado para o vestibular e a prevalência de uma proposta curricular ainda centrada numa concepção tradicional de ensino. Outrossim, buscamos algumas ideias de Vigotsky e Bakhtin como aportes teóricos no contexto das aulas de literatura. Assentados no âmbito da metodologia qualitativa de pesquisa de orientação sócio-histórica, utilizamos a observação participante, natural e individual como técnica para coleta de dados. Durante quatro meses, gravamos em MP3 vinte aulas de literatura, das quais cinco foram escolhidas, transcritas e analisadas à luz, principalmente, de referenciais vigotskianos e bakhtinianos. Os alunos participantes desta pesquisa, duas turmas da terceira série do Curso Técnico em Agropecuária e uma turma da terceira série do Curso Técnico em Agroindústria da Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão SE (hoje IFS Campus São Cristóvão), do ano letivo de 2008, totalizando noventa e seis alunos, leram textos de Ronaldson, Vladimir Souza Carvalho, Jeová Santana e Antonio Carlos Viana, todos estes, autores sergipanos da contemporaneidade. Como resultados finais, houve a construção compartilhada de leituras literárias e, por extensão, de alguns conceitos literários. A despeito das dificuldades de internalização de alguns desses conceitos, os alunos deixaram vir à tona sua memória discursiva, sua competência intertextual e, sobretudo, sua capacidade de apreensão de sentidos dos textos lidos.The present work aimed to study the process of understanding literary texts and the construction of concepts in literature, from a teaching and learning experience focused on dialogical interactions, within the classroom. We also intended to provide subsidies to improve the teaching of literature. Based on the premise that the teaching of this discipline, in the way it has been taught, has failed to achieve its main objective to enable students to read literary texts in order to make the most of their reading , a literature review was developed. Several problems that can be related to such a deficiency in teaching this discipline were identified as the emphasis on literary history, the preference for classical authors and texts according to official precept , the effect of schooling concerning literary reading, the use of textbooks as main tools in the exploration of literary reading, the teaching of literature focused on college entrance examinations and the prevalence of a curriculum proposal still centered on a traditional conception of education. Some of Vygotsky s and Bakhtin s ideas were also used as the theoretical context of literature classes. Based on the qualitative research methodology of socio-historical orientation we used an interactive, natural and individual observation as technique for data collection. During four months, we recorded, in MP3 files, twenty classes of literature and selected five of them. The classes were transcribed and analyzed, according to Vygotsky s and Bakhtin s theoretical orientation. The students who participated in the research were part of the third year of technical courses in Agriculture and Cattle Raising and Agribusiness offered by the Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão (currently IFS Campus São Cristóvão). This research was carried out during the year 2008, and had a total of ninety-six students reading texts written by Ronaldson, Vladimir Souza Carvalho, Jeová Santana and Antonio Carlos Viana, contemporary authors from Sergipe. As final results, the students presented shared construction of literary readings and consequently of some literary concepts. Even though the students showed difficulties internalizing some of these concepts, they revealed their discursive memory, inter-textual competence and, above all, their capacity to understand meanings of the texts read.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiaensino de literaturainterações dialógicasformação de leitoresliterature teachingdialogical interactionstraining readersEducaçãoO ensino de literatura na educação profissional agrícola numa perspectiva dialógica: formando leitoresTeaching literature for technical courses in agricultural education from a dialogical perspective: training readersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3601/Reginaldo%20de%20Jesus.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/12421/2010%20-%20Reginaldo%20de%20Jesus.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17716/2010%20-%20Reginaldo%20de%20Jesus.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24004/2010%20-%20Reginaldo%20de%20Jesus.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30403/2010%20-%20Reginaldo%20de%20Jesus.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36811/2010%20-%20Reginaldo%20de%20Jesus.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43193/2010%20-%20Reginaldo%20de%20Jesus.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49567/2010%20-%20Reginaldo%20de%20Jesus.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56008/2010%20-%20Reginaldo%20de%20Jesus.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/56Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Reginaldo de Jesus.pdf: 1161820 bytes, checksum: cca0a994312045cdebf539393d7147a0 (MD5) Previous issue date: 2010-03-23info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2010 - Reginaldo de Jesus.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12406/1/2010%20-%20Reginaldo%20de%20Jesus.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD51TEXT2010 - Reginaldo de Jesus.pdf.txtExtracted Texttext/plain347745https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12406/2/2010%20-%20Reginaldo%20de%20Jesus.pdf.txt3403e475bbb2a3b7311ae6a6e8ace8d4MD52ORIGINAL2010 - Reginaldo de Jesus.pdfapplication/pdf1161922https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12406/3/2010%20-%20Reginaldo%20de%20Jesus.pdfc0922a8eae60b2bdfb1cf4c10c4e37cdMD5320.500.14407/124062023-12-21 23:07:21.772oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12406Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:07:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv O ensino de literatura na educação profissional agrícola numa perspectiva dialógica: formando leitores
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Teaching literature for technical courses in agricultural education from a dialogical perspective: training readers
title O ensino de literatura na educação profissional agrícola numa perspectiva dialógica: formando leitores
spellingShingle O ensino de literatura na educação profissional agrícola numa perspectiva dialógica: formando leitores
Jesus, Reginaldo de
ensino de literatura
interações dialógicas
formação de leitores
literature teaching
dialogical interactions
training readers
Educação
title_short O ensino de literatura na educação profissional agrícola numa perspectiva dialógica: formando leitores
title_full O ensino de literatura na educação profissional agrícola numa perspectiva dialógica: formando leitores
title_fullStr O ensino de literatura na educação profissional agrícola numa perspectiva dialógica: formando leitores
title_full_unstemmed O ensino de literatura na educação profissional agrícola numa perspectiva dialógica: formando leitores
title_sort O ensino de literatura na educação profissional agrícola numa perspectiva dialógica: formando leitores
author Jesus, Reginaldo de
author_facet Jesus, Reginaldo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Reginaldo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Ana Cristina Souza dos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 747.568.007-00
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705376D3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 532.878.865-68
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2955115282007410
contributor_str_mv Santos, Ana Cristina Souza dos
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de literatura
interações dialógicas
formação de leitores
topic ensino de literatura
interações dialógicas
formação de leitores
literature teaching
dialogical interactions
training readers
Educação
dc.subject.eng.fl_str_mv literature teaching
dialogical interactions
training readers
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
description O presente trabalho teve por objetivo estudar o processo de compreensão de textos literários e a construção de conceitos em literatura, a partir de uma prática de ensino-aprendizagem centrada nas interações dialógicas, no espaço da sala de aula. Pretendemos também, com este estudo, oferecer subsídios para a melhoria do ensino de literatura. Partindo da premissa de que o ensino desta disciplina, nos moldes em que vem sendo ministrado, não tem alcançado seu principal objetivo a formação de leitores para a leitura do texto literário visando a uma melhor fruição dessa leitura , fizemos uma revisão de literatura e foram detectados os problemas pontuais que causam essa deficiência no ensino desta disciplina, a saber, a ênfase na historiografia literária, a preferência por textos e autores clássicos segundo o cânone oficial , a escolarização da leitura literária, a utilização do livro didático como instrumento principal na exploração da leitura literária, o ensino de literatura voltado para o vestibular e a prevalência de uma proposta curricular ainda centrada numa concepção tradicional de ensino. Outrossim, buscamos algumas ideias de Vigotsky e Bakhtin como aportes teóricos no contexto das aulas de literatura. Assentados no âmbito da metodologia qualitativa de pesquisa de orientação sócio-histórica, utilizamos a observação participante, natural e individual como técnica para coleta de dados. Durante quatro meses, gravamos em MP3 vinte aulas de literatura, das quais cinco foram escolhidas, transcritas e analisadas à luz, principalmente, de referenciais vigotskianos e bakhtinianos. Os alunos participantes desta pesquisa, duas turmas da terceira série do Curso Técnico em Agropecuária e uma turma da terceira série do Curso Técnico em Agroindústria da Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão SE (hoje IFS Campus São Cristóvão), do ano letivo de 2008, totalizando noventa e seis alunos, leram textos de Ronaldson, Vladimir Souza Carvalho, Jeová Santana e Antonio Carlos Viana, todos estes, autores sergipanos da contemporaneidade. Como resultados finais, houve a construção compartilhada de leituras literárias e, por extensão, de alguns conceitos literários. A despeito das dificuldades de internalização de alguns desses conceitos, os alunos deixaram vir à tona sua memória discursiva, sua competência intertextual e, sobretudo, sua capacidade de apreensão de sentidos dos textos lidos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-03-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T02:07:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T02:07:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv JESUS, Reginaldo de. O ensino de literatura na educação profissional agrícola numa perspectiva dialógica: formando leitores. 2010. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12406
identifier_str_mv JESUS, Reginaldo de. O ensino de literatura na educação profissional agrícola numa perspectiva dialógica: formando leitores. 2010. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12406/1/2010%20-%20Reginaldo%20de%20Jesus.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12406/2/2010%20-%20Reginaldo%20de%20Jesus.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12406/3/2010%20-%20Reginaldo%20de%20Jesus.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
3403e475bbb2a3b7311ae6a6e8ace8d4
c0922a8eae60b2bdfb1cf4c10c4e37cd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810108096801931264