A Matemática: ferramenta interdisciplinar na construção da aprendizagem na educação agrícola
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Data de Publicação: | 2011 |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12764 |
Resumo: | O estudo que apresentamos foi desenvolvido dentro de uma abordagem qualitativa, a partir do contato direto e interativo da matemática como ferramenta interdisciplinar na construção da aprendizagem do aluno no curso técnico agrícola. A pesquisa iniciou com uma investigação e reflexão da relação entre a matemática formal e o cotidiano do aluno, para que fosse possível construir uma proposta pedagógica interdisciplinar capaz de despertar o interesse do aluno em construir o conhecimento significativo da matemática na formação técnica. Para que fosse possível a construção dessa proposta foram realizados questionário e observação direta dos alunos, detectando possíveis insatisfações e anseios dentro do processo ensino-aprendizagem da matemática contextualizada no ensino profissional. Os resultados obtidos foram fundamentais na construção do planejamento e execução das atividades que envolviam a matemática, promovendo a integralização e contextualização dentro das disciplinas de mecanização agrícola, topografia, irrigação e drenagem e matemática aplicada. Observamos que no final do processo o aluno conseguiu atingir a aprendizagem esperada, conseguindo interagir a matemática com as disciplina técnicas e com o seu cotidiano |
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A pesquisa iniciou com uma investigação e reflexão da relação entre a matemática formal e o cotidiano do aluno, para que fosse possível construir uma proposta pedagógica interdisciplinar capaz de despertar o interesse do aluno em construir o conhecimento significativo da matemática na formação técnica. Para que fosse possível a construção dessa proposta foram realizados questionário e observação direta dos alunos, detectando possíveis insatisfações e anseios dentro do processo ensino-aprendizagem da matemática contextualizada no ensino profissional. Os resultados obtidos foram fundamentais na construção do planejamento e execução das atividades que envolviam a matemática, promovendo a integralização e contextualização dentro das disciplinas de mecanização agrícola, topografia, irrigação e drenagem e matemática aplicada. Observamos que no final do processo o aluno conseguiu atingir a aprendizagem esperada, conseguindo interagir a matemática com as disciplina técnicas e com o seu cotidianoInstituto Federal Goiano - Campus MorrinhosThe study presented was developed within a qualitative approach, from the direct contact and interactive mathematics as a tool in building interdisciplinary student learning in the course of agricultural technician. The research began with an investigation and reflection of the relationship between formal mathematics and the student every day, so we could build an interdisciplinary educational proposal capable of arousing student interest in building significant knowledge of mathematics in technical education. To make possible the construction of this proposal were made questionnaire and direct observation of students, identifying possible grievances and aspirations within the teaching-learning process of mathematics contextualized in vocational education. The results were instrumental in building the planning and execution of activities involving mathematics, promoting and paying contextualization within the disciplines of agricultural mechanization, topography, irrigation and drainage and applied mathematics. We note that at the end of the process the student has achieved the expected learning, getting to interact with the mathematical techniques and discipline to their daily lives.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaInterdisciplinary, Mathematics teaching; Technical Training Fund.Interdisciplinaridade; Ensino de matemática; Formação Técnica AgrícolaEducaçãoA Matemática: ferramenta interdisciplinar na construção da aprendizagem na educação agrícolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALTHEMAN, E. A interdisciplinaridade no ensino superior de administração de empresas: possibilidades e dificuldades de efetivação. Trabalho apresentado no III Semead, FEA/USP, São Paulo, 21 a 23 de outubro de 1998. BATISTA, I. L., SALVI, R. F. Perspectiva Pós-moderna e Interdisciplinaridade Educativa: Pensamento Complexo e Reconciliação Integrativa. Revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, vol. 8, n.º 2, p. 147-159, 2006. ______. Perspectiva pós-moderna e interdisciplinaridade no ensino: pensamento complexo e reconciliação integrativa. In: INTERNATIONAL MEATING ON MEANINGFUL LEARNING, 6, 2003, Maragogi/Al. Meaningful Learning Thinking-Feeling Doing. Anais... Maceió: Q Gráfica, 2003. BRASIL. Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, ano LXXXIV, nº 248 de 23 dez., 1996. ______. Decreto Federal nº. 2.208, de 17/04/1997, regulamenta o § 2ºdo art. 36 e os arts. 39 a 40 da Lei Federal nº. 9.394/96. Brasília, 1997. ______. CNE/CEB –Resolução CEB no 3, 26 de junho de 1998. ______. MEC. Educação Profissional: legislação básica. Brasília, 2001. ______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Brasília, 1997. ______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Brasília, 1999. CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutação. São Paulo: Cutrix, 2006. CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. São Paulo: Ed. UNESP, 2001. DIAS, Luís S. de Moura. Interdisciplinaridade: um tempo de diálogo. São Paulo: Cortez, 1993. FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Inovação, mudança e cultura docente. Brasília: Líber Livro, 2006. FAZENDA, Ivani C. Arantes. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1993. ______. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1991. ______. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1995. 46 ______. O Trabalho Docente: teoria e prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. ______. Dicionário em Construção: interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2002. FOUREZ, G. A construção das ciências. São Paulo: L SP, 1995. FOUREZ, G.; MATHY. Un modelo para un trabalho interdisciplinario. In: FOUREZ, G. Alfabetización científica y tecnológica: acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. Buenos Aires: Ediciones Colihue, 1997. p. 103-136. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FRIGOTTO, Gandêncio. Educação e formação humana: ajuste neoconservador e alternativa democrática. In. GENTILI, Pablo A. A.; SILVA, Tomaz Tadeu da. (Orgs.) Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997, L. 31-92. GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Práxis. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2004. HIRATA, H. Globalização, Trabalho e Tecnologias: Uma perspectiva de Gênero. In: Revista Presença de Mulher, n.30, São Paulo. 1997. JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e Patologia do Saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976. LENOIR, Y. Didática e interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontornável. In: FAZENDA, I. C. A. (org). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1998. p. 45-75. LENOIR, Y.,LAROSE, F. Uma Tipologia das Representações e das Práticas da Interdisciplinaridade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v.79, n.192, P.49-59,1998. LÜCK, Heloisa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teóricometodológicos. Petrópoles: Vozes, 1995. MASETO, Marcos Tarciso. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1996. MATOS, José Manuel; SERRAZINA, Maria de Lurdes. Didáctica da Matemática. Lisboa: Universidade Aberta, 1996. MILANESI, Irton. A interdisciplinaridade no cotidiano dos professores: avaliação de uma proposta curricular de estágio. 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Campinas: Papirus, 1997, p.59 a 102.https://tede.ufrrj.br/retrieve/4483/2010%20-%20Emerson%20do%20Nascimento..pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19090/2010%20-%20Emerson%20do%20Nascimento..pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/25394/2010%20-%20Emerson%20do%20Nascimento..pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/31807/2010%20-%20Emerson%20do%20Nascimento..pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38212/2010%20-%20Emerson%20do%20Nascimento..pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/44600/2010%20-%20Emerson%20do%20Nascimento..pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/50953/2010%20-%20Emerson%20do%20Nascimento..pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57433/2010%20-%20Emerson%20do%20Nascimento..pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1181Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2016-08-26T13:15:04Z No. of bitstreams: 1 2010 - Emerson do Nascimento..pdf: 2090889 bytes, checksum: fb83cd3a1b27b42a9d8d80f206c93f8f (MD5)Made available in DSpace on 2016-08-26T13:15:04Z (GMT). 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5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALTHEMAN, E. A interdisciplinaridade no ensino superior de administração de empresas: possibilidades e dificuldades de efetivação. Trabalho apresentado no III Semead, FEA/USP, São Paulo, 21 a 23 de outubro de 1998. BATISTA, I. L., SALVI, R. F. Perspectiva Pós-moderna e Interdisciplinaridade Educativa: Pensamento Complexo e Reconciliação Integrativa. Revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, vol. 8, n.º 2, p. 147-159, 2006. ______. Perspectiva pós-moderna e interdisciplinaridade no ensino: pensamento complexo e reconciliação integrativa. In: INTERNATIONAL MEATING ON MEANINGFUL LEARNING, 6, 2003, Maragogi/Al. Meaningful Learning Thinking-Feeling Doing. Anais... Maceió: Q Gráfica, 2003. BRASIL. Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, ano LXXXIV, nº 248 de 23 dez., 1996. ______. 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