A Matemática: ferramenta interdisciplinar na construção da aprendizagem na educação agrícola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Emerson do
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12764
Resumo: O estudo que apresentamos foi desenvolvido dentro de uma abordagem qualitativa, a partir do contato direto e interativo da matemática como ferramenta interdisciplinar na construção da aprendizagem do aluno no curso técnico agrícola. A pesquisa iniciou com uma investigação e reflexão da relação entre a matemática formal e o cotidiano do aluno, para que fosse possível construir uma proposta pedagógica interdisciplinar capaz de despertar o interesse do aluno em construir o conhecimento significativo da matemática na formação técnica. Para que fosse possível a construção dessa proposta foram realizados questionário e observação direta dos alunos, detectando possíveis insatisfações e anseios dentro do processo ensino-aprendizagem da matemática contextualizada no ensino profissional. Os resultados obtidos foram fundamentais na construção do planejamento e execução das atividades que envolviam a matemática, promovendo a integralização e contextualização dentro das disciplinas de mecanização agrícola, topografia, irrigação e drenagem e matemática aplicada. Observamos que no final do processo o aluno conseguiu atingir a aprendizagem esperada, conseguindo interagir a matemática com as disciplina técnicas e com o seu cotidiano
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A pesquisa iniciou com uma investigação e reflexão da relação entre a matemática formal e o cotidiano do aluno, para que fosse possível construir uma proposta pedagógica interdisciplinar capaz de despertar o interesse do aluno em construir o conhecimento significativo da matemática na formação técnica. Para que fosse possível a construção dessa proposta foram realizados questionário e observação direta dos alunos, detectando possíveis insatisfações e anseios dentro do processo ensino-aprendizagem da matemática contextualizada no ensino profissional. Os resultados obtidos foram fundamentais na construção do planejamento e execução das atividades que envolviam a matemática, promovendo a integralização e contextualização dentro das disciplinas de mecanização agrícola, topografia, irrigação e drenagem e matemática aplicada. Observamos que no final do processo o aluno conseguiu atingir a aprendizagem esperada, conseguindo interagir a matemática com as disciplina técnicas e com o seu cotidianoInstituto Federal Goiano - Campus MorrinhosThe study presented was developed within a qualitative approach, from the direct contact and interactive mathematics as a tool in building interdisciplinary student learning in the course of agricultural technician. The research began with an investigation and reflection of the relationship between formal mathematics and the student every day, so we could build an interdisciplinary educational proposal capable of arousing student interest in building significant knowledge of mathematics in technical education. To make possible the construction of this proposal were made questionnaire and direct observation of students, identifying possible grievances and aspirations within the teaching-learning process of mathematics contextualized in vocational education. The results were instrumental in building the planning and execution of activities involving mathematics, promoting and paying contextualization within the disciplines of agricultural mechanization, topography, irrigation and drainage and applied mathematics. We note that at the end of the process the student has achieved the expected learning, getting to interact with the mathematical techniques and discipline to their daily lives.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaInterdisciplinary, Mathematics teaching; Technical Training Fund.Interdisciplinaridade; Ensino de matemática; Formação Técnica AgrícolaEducaçãoA Matemática: ferramenta interdisciplinar na construção da aprendizagem na educação agrícolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALTHEMAN, E. A interdisciplinaridade no ensino superior de administração de empresas: possibilidades e dificuldades de efetivação. Trabalho apresentado no III Semead, FEA/USP, São Paulo, 21 a 23 de outubro de 1998. BATISTA, I. L., SALVI, R. F. Perspectiva Pós-moderna e Interdisciplinaridade Educativa: Pensamento Complexo e Reconciliação Integrativa. Revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, vol. 8, n.º 2, p. 147-159, 2006. ______. Perspectiva pós-moderna e interdisciplinaridade no ensino: pensamento complexo e reconciliação integrativa. In: INTERNATIONAL MEATING ON MEANINGFUL LEARNING, 6, 2003, Maragogi/Al. Meaningful Learning Thinking-Feeling Doing. Anais... Maceió: Q Gráfica, 2003. BRASIL. Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, ano LXXXIV, nº 248 de 23 dez., 1996. ______. Decreto Federal nº. 2.208, de 17/04/1997, regulamenta o § 2ºdo art. 36 e os arts. 39 a 40 da Lei Federal nº. 9.394/96. 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