Aspectos psicossociais do sucesso e do fracasso em cursos de Pedagogia EAD: identificando representações sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Daniele da Costa Conceição
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14436
Resumo: O campo educacional é um cenário repleto de significações e problemas há muitos anos estudado pelos diversos campos de saberes, dentre eles a Psicologia. O presente estudo teve como objetivo investigar quais as possíveis representações sociais que os alunos do curso de Pedagogia constróem do fracasso e do sucesso no ensino a distância que estão inseridos. Foi utilizado o arcabouço teórico permitido pela utilização da Teoria das Representações Sociais (TRS) criada por Moscovici e as contribuições de Abric, em sua Teoria do Núcleo Central. A partir da abordagem estrutural de Abric buscou-se identificar os núcleos central e periférico destas representações sociais. A pesquisa de natureza quanti-quali teve como instrumentos de coleta a tarefa de evocação livre a partir dos indutores “sucesso no curso” e “insucesso no curso” e um questionário com perguntas abertas e fechadas acrescido de um breve questionário sócio- demográfico. Para a análise dos dados foi utilizado, na tarefa das evocações o programa EVOC@ e para os questionários, a análise do conteúdo proposta por Bardin, por meio da análise prototípica dos resultados. Participaram da pesquisa 92 alunos matriculados no curso de Pedagogia oferecido na modalidade a distância por meio do Consórcio Cederj. Os resultados revelaram como possível núcleo central do sucesso os termos “determinação” – o mais evocado – seguido de “conhecimento”, “interesse”, “comprometimento” e “flexibilidade de horário”; e do insucesso “desinteresse” – o mais evocado – seguido de “dificuldade de aprendizagem”, “má gestão do tempo”, “solidão”, “desorganização”, “excesso de conteúdos” e “questões emocionais”. Conclui-se que conforme os dados obtidos, faz-se necessária uma reestruturação interna da modalidade, revisando os recursos utilizados para uma melhor adequação do perfil do aluno que está sendo recebido e as questões que envolvem a modalidade de ensino.
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O presente estudo teve como objetivo investigar quais as possíveis representações sociais que os alunos do curso de Pedagogia constróem do fracasso e do sucesso no ensino a distância que estão inseridos. Foi utilizado o arcabouço teórico permitido pela utilização da Teoria das Representações Sociais (TRS) criada por Moscovici e as contribuições de Abric, em sua Teoria do Núcleo Central. A partir da abordagem estrutural de Abric buscou-se identificar os núcleos central e periférico destas representações sociais. A pesquisa de natureza quanti-quali teve como instrumentos de coleta a tarefa de evocação livre a partir dos indutores “sucesso no curso” e “insucesso no curso” e um questionário com perguntas abertas e fechadas acrescido de um breve questionário sócio- demográfico. Para a análise dos dados foi utilizado, na tarefa das evocações o programa EVOC@ e para os questionários, a análise do conteúdo proposta por Bardin, por meio da análise prototípica dos resultados. Participaram da pesquisa 92 alunos matriculados no curso de Pedagogia oferecido na modalidade a distância por meio do Consórcio Cederj. Os resultados revelaram como possível núcleo central do sucesso os termos “determinação” – o mais evocado – seguido de “conhecimento”, “interesse”, “comprometimento” e “flexibilidade de horário”; e do insucesso “desinteresse” – o mais evocado – seguido de “dificuldade de aprendizagem”, “má gestão do tempo”, “solidão”, “desorganização”, “excesso de conteúdos” e “questões emocionais”. Conclui-se que conforme os dados obtidos, faz-se necessária uma reestruturação interna da modalidade, revisando os recursos utilizados para uma melhor adequação do perfil do aluno que está sendo recebido e as questões que envolvem a modalidade de ensino.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe educational field is a scenario full of meanings and problems studied for many years by various fields of knowledge, including Psychology. The present study aimed to investigate what are the possible social representations that the students of the Pedagogy course build of the failure and success in the distance education that they are inserted. The theoretical framework allowed by the use of the Theory of Social Representations (TRS) created by Moscovici and the contributions of Abric in his Theory of the Central Nucleus were used. From Abric's structural approach, we sought to identify the central and peripheral nuclei of these social representations. The quanti-quali research had as collection tools the task of free evocation from the inducers “success in the course” and “failure in the course” and a questionnaire with open and closed questions plus a brief socio-demographic questionnaire. For the data analysis, the EVOQ @ program was used in the task of evocations and for the questionnaires, the content analysis proposed by Bardin through the prototypical analysis of the results. One hundred and twenty students enrolled in the Pedagogy course offered by distance learning through the Cederj Consortium participated in the research. The results revealed as a possible core of success the terms "determination" - the most evoked - followed by "knowledge", "interest", "commitment" and "time flexibility"; and the failure “disinterest” - the most evoked - followed by “learning disability”, “poor time management”, “loneliness”, “disorganization”, “excessive content” and “emotional issues”. It is concluded that according to the data obtained, it is necessary an internal restructuring of the modality, reviewing the resources used to better fit the profile of the student being received and the issues involving the teaching modalityapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoRepresentações SociaisEducação a DistânciaSucesso AcadêmicoFracasso AcadêmicoSocial RepresentationsDistance educationAcademic successAcademic failurePsicologiaAspectos psicossociais do sucesso e do fracasso em cursos de Pedagogia EAD: identificando representações sociaisPsychosocial aspects of success and failure in EAD courses: identifying social representationsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABRIC, Jean-Claude. A abordagem estrutural das representações Sociais. In: MOREIRA, Antonia Silva Paredes; OLIVEIRA, Denize Cristina (Orgs.). 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description O campo educacional é um cenário repleto de significações e problemas há muitos anos estudado pelos diversos campos de saberes, dentre eles a Psicologia. O presente estudo teve como objetivo investigar quais as possíveis representações sociais que os alunos do curso de Pedagogia constróem do fracasso e do sucesso no ensino a distância que estão inseridos. Foi utilizado o arcabouço teórico permitido pela utilização da Teoria das Representações Sociais (TRS) criada por Moscovici e as contribuições de Abric, em sua Teoria do Núcleo Central. A partir da abordagem estrutural de Abric buscou-se identificar os núcleos central e periférico destas representações sociais. A pesquisa de natureza quanti-quali teve como instrumentos de coleta a tarefa de evocação livre a partir dos indutores “sucesso no curso” e “insucesso no curso” e um questionário com perguntas abertas e fechadas acrescido de um breve questionário sócio- demográfico. Para a análise dos dados foi utilizado, na tarefa das evocações o programa EVOC@ e para os questionários, a análise do conteúdo proposta por Bardin, por meio da análise prototípica dos resultados. Participaram da pesquisa 92 alunos matriculados no curso de Pedagogia oferecido na modalidade a distância por meio do Consórcio Cederj. Os resultados revelaram como possível núcleo central do sucesso os termos “determinação” – o mais evocado – seguido de “conhecimento”, “interesse”, “comprometimento” e “flexibilidade de horário”; e do insucesso “desinteresse” – o mais evocado – seguido de “dificuldade de aprendizagem”, “má gestão do tempo”, “solidão”, “desorganização”, “excesso de conteúdos” e “questões emocionais”. Conclui-se que conforme os dados obtidos, faz-se necessária uma reestruturação interna da modalidade, revisando os recursos utilizados para uma melhor adequação do perfil do aluno que está sendo recebido e as questões que envolvem a modalidade de ensino.
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