A construção das identidades dos professores públicos de Austin (RJ) em reciprocidade com o trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Euler Oliveira Cardoso da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13131
Resumo: A presente dissertação se debruça sobre o processo de construção da identidade dos docentes atuantes no primeiro segmento da rede municipal na localidade de Austin, município de Nova Iguaçu, enfocando as relações estabelecidas com seus alunos, colegas, o local onde trabalham, e as condições em que o fazem. Assim, busca compreender como tal processo se constrói e suas marcas no trabalho docente. Ao partir do pressuposto de que nas relações professor – aluno - comunidade – trabalho é possível desvelar a construção do perfil profissional destes docentes e narrar como se forma a identidade do professor através de suas praticas no local de trabalho. Os objetivos propostos são a identificação do processo de construção da identidade docente através da analise dos dados obtidos em pesquisa de campo. A metodologia adotada é o estudo de caso, por possibilitar a realização de pesquisas focadas nas singularidades do grupo estudado. Os principais instrumentos de coleta de dados foram a observação, o questionário e as entrevistas, e os achados foram submetido à análise de conteúdo. Os resultados apontam para um corpo docente jovem, mas experiente, originário de famílias de baixa renda, com formação predominante no curso Normal, que escolheu Austin e tem empatia pelo bairro. A profissão resultou de uma escolha e não seria trocada, apesar das insatisfações manifestadas pelas más condições de trabalho. Logo, sua identidade profissional foi forjada ao longo do processo de formação e no exercício da profissão, sendo moldada pela realidade vivida, as práticas sua relação com os alunos também são afetadas pelas peculiaridades locais. A sensação relatada pelas professoras é de abandono por parte do poder público, da sociedade e da academia. Em suma, seu processo de construção da identidade profissional passa pelo lugar, mas não se encerra nele.
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Assim, busca compreender como tal processo se constrói e suas marcas no trabalho docente. Ao partir do pressuposto de que nas relações professor – aluno - comunidade – trabalho é possível desvelar a construção do perfil profissional destes docentes e narrar como se forma a identidade do professor através de suas praticas no local de trabalho. Os objetivos propostos são a identificação do processo de construção da identidade docente através da analise dos dados obtidos em pesquisa de campo. A metodologia adotada é o estudo de caso, por possibilitar a realização de pesquisas focadas nas singularidades do grupo estudado. Os principais instrumentos de coleta de dados foram a observação, o questionário e as entrevistas, e os achados foram submetido à análise de conteúdo. Os resultados apontam para um corpo docente jovem, mas experiente, originário de famílias de baixa renda, com formação predominante no curso Normal, que escolheu Austin e tem empatia pelo bairro. A profissão resultou de uma escolha e não seria trocada, apesar das insatisfações manifestadas pelas más condições de trabalho. Logo, sua identidade profissional foi forjada ao longo do processo de formação e no exercício da profissão, sendo moldada pela realidade vivida, as práticas sua relação com os alunos também são afetadas pelas peculiaridades locais. A sensação relatada pelas professoras é de abandono por parte do poder público, da sociedade e da academia. Em suma, seu processo de construção da identidade profissional passa pelo lugar, mas não se encerra nele.This dissertation focuses on the process of the construction of professional identity of teachers of the first grades located in the community of Austin, city of Nova Iguaçu, State of Rio de Janeiro, Brazil. The study focuses on their relationships with their students, colleagues, workplace, and the conditions under which they carry out their tasks. Seeks to understand how this process happened and its influence on the work of these teachers. It assumes that the description of the relations between students, teachers, community and job reveals the construction of the professional profile of teachers and how this reflects the formation of the identity of those teachers in relation to their workplace. Its objectives are the description of the construction of teacher identity through the analysis of data obtained through field research. The methodology adopted is the case study, as it enables to conduct research focused on the uniqueness of the study group. The main instruments for data collection were observation, questionnaires and interviews, and findings were submitted to content analysis. The results point to a faculty young but experienced, originating from low-income families, with predominant formation in the Normal Course (Teacher Training Course), who chose Austin and have empathy for the neighborhood. The profession was the result of a choice and would not be changed, despite the dissatisfaction expressed by poor working conditions. Their identity was forged during their training process and their professional habits were shaped by the reality they experience in their working conditions. Their practice and relationship with students are also affected by local peculiarities. The sensations reported by the teachers were that of abandonment by the government, society and academia. In short, the process of construction of professional identity starts locally but does not end there.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto de EducaçãoTeacher trainingprofessional identityteachingFormação de professoresidentidade profissionaltrabalho docenteEducaçãoA construção das identidades dos professores públicos de Austin (RJ) em reciprocidade com o trabalho docenteThe construction of identities of teachers public of Austin (RJ) in reciprocity with the teacher workinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7323/2012%20-%20Euler%20Oliveira%20Cardoso%20da%20Costa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19936/2012%20-%20Euler%20Oliveira%20Cardoso%20da%20Costa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26293/2012%20-%20Euler%20Oliveira%20Cardoso%20da%20Costa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32678/2012%20-%20Euler%20Oliveira%20Cardoso%20da%20Costa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39104/2012%20-%20Euler%20Oliveira%20Cardoso%20da%20Costa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45472/2012%20-%20Euler%20Oliveira%20Cardoso%20da%20Costa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51830/2012%20-%20Euler%20Oliveira%20Cardoso%20da%20Costa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58326/2012%20-%20Euler%20Oliveira%20Cardoso%20da%20Costa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1586Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-05-04T18:10:13Z No. of bitstreams: 1 2012 - EULER OLIVEIRA CARDOSO DA COSTA.pdf: 3479644 bytes, checksum: 894d7320b7a834363e3e2eef65e46beb (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-04T18:10:13Z (GMT). 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