O ensino de física embasado na aprendizagem significativa e no uso de energias renováveis.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12728 |
Resumo: | A Física Clássica, que é ensinada no Ensino Médio, foi uma construção de muitos pensadores e alcançou seu auge há mais de três séculos com a publicação do livro “Princípios Matemáticos da Filosofia Natural”, de Isaac Newton, que é considerado até hoje um marco na história da ciência, mas essa Física não conseguia explicar todos os fenômenos da natureza, surge então, no início do século XX, Max Planck, com sua teoria da quantização da energia, a Física Quântica, que foi utilizada para demonstrar, entre tantas coisas, como um material semicondutor (silício) poderia ser empregado em painéis fotovoltaicos para transformar a luz do sol em energia elétrica. Aparece um questionamento sobre a necessidade de mudanças curriculares, assim poderíamos explicar como a mecânica quântica contribuiu no desenvolvimento de modernas tecnologias que estão presentes em todos os equipamentos eletrônicos que utilizamos no nosso cotidiano. Nossa práxis enquanto docente também precisa mudar e agregar as novas formas de ensinar e aprender, no qual os conteúdos lecionados devem ter significado para o estudante, proporcionando uma evolução nas suas capacidades cognitivas, para isso necessitamos de novos instrumentos de avaliação e os Mapas Conceituais, propostos por Novak e Gowin (1984), são particularmente apropriados, pois foram idealizados a partir dos conceitos da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. As Energias Renováveis são um tema que perpassa por todas as disciplinas, impondo um diálogo entre os docentes de forma interdisciplinar, para que esses conceitos contribuam com a formação científica desses discentes. Como gerar energia renovável para mais de um bilhão de pessoas no mundo é um desafio no qual a ciência tem um papel central, essa discussão que vai além de uma questão técnica, uma vez que sem energia elétrica algumas comunidades regiões, e até países, continuarão condenados à fome e ao subdesenvolvimento, contrastando com regiões onde os recursos são desperdiçados em um consumismo irracional. Nesse projeto os saberes dos discentes foram avaliados através de Mapas Conceituais de forma qualitativa e ao responderem de que forma gerar energia elétrica para as comunidades ribeirinha de seu município, eles foram incentivados a produzir conhecimento científico, em uma abordagem interdisciplinar. Nossas conclusões, através da comparação desses Mapas Conceituais, apontam para uma formação durante o processo, onde o erro também é aproveitado e quando esses mapas são refeitos, verificamos que conceitos mais elaborados são integrados e percebidas novas inter-relações que antes os estudantes não possuíam, indicando assim evolução na aquisição de conhecimento. |
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Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12728A Física Clássica, que é ensinada no Ensino Médio, foi uma construção de muitos pensadores e alcançou seu auge há mais de três séculos com a publicação do livro “Princípios Matemáticos da Filosofia Natural”, de Isaac Newton, que é considerado até hoje um marco na história da ciência, mas essa Física não conseguia explicar todos os fenômenos da natureza, surge então, no início do século XX, Max Planck, com sua teoria da quantização da energia, a Física Quântica, que foi utilizada para demonstrar, entre tantas coisas, como um material semicondutor (silício) poderia ser empregado em painéis fotovoltaicos para transformar a luz do sol em energia elétrica. Aparece um questionamento sobre a necessidade de mudanças curriculares, assim poderíamos explicar como a mecânica quântica contribuiu no desenvolvimento de modernas tecnologias que estão presentes em todos os equipamentos eletrônicos que utilizamos no nosso cotidiano. Nossa práxis enquanto docente também precisa mudar e agregar as novas formas de ensinar e aprender, no qual os conteúdos lecionados devem ter significado para o estudante, proporcionando uma evolução nas suas capacidades cognitivas, para isso necessitamos de novos instrumentos de avaliação e os Mapas Conceituais, propostos por Novak e Gowin (1984), são particularmente apropriados, pois foram idealizados a partir dos conceitos da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. As Energias Renováveis são um tema que perpassa por todas as disciplinas, impondo um diálogo entre os docentes de forma interdisciplinar, para que esses conceitos contribuam com a formação científica desses discentes. Como gerar energia renovável para mais de um bilhão de pessoas no mundo é um desafio no qual a ciência tem um papel central, essa discussão que vai além de uma questão técnica, uma vez que sem energia elétrica algumas comunidades regiões, e até países, continuarão condenados à fome e ao subdesenvolvimento, contrastando com regiões onde os recursos são desperdiçados em um consumismo irracional. Nesse projeto os saberes dos discentes foram avaliados através de Mapas Conceituais de forma qualitativa e ao responderem de que forma gerar energia elétrica para as comunidades ribeirinha de seu município, eles foram incentivados a produzir conhecimento científico, em uma abordagem interdisciplinar. Nossas conclusões, através da comparação desses Mapas Conceituais, apontam para uma formação durante o processo, onde o erro também é aproveitado e quando esses mapas são refeitos, verificamos que conceitos mais elaborados são integrados e percebidas novas inter-relações que antes os estudantes não possuíam, indicando assim evolução na aquisição de conhecimento.CAPESThe Phisics Classic that is taught in high school was a construction of many es thinker and overtake or its height to more than three century with the publication of the book "Principles of Natural Philosophy Mathematic" Isaac Newton is considered to date a milestone in the history of science , but this physics could not explain all the phenomena of nature, then arises in the early twentieth century Max Planck withsu energy quantization of the theory, quantum physics and was usage ada to explain ramong many things as a semiconductor material (silicon) could be used in photovoltaic panels to turns sunlight into electricity. Pops up a question about the need for curricular changes , so we could explain how quantum mechanics contributed to the development of modern technologies that are present in all the electronic equipment that we use in our daily life. Our praxis as a teacher also needs to change and aggregate the new ways of teaching and learning in which the contents taught must have meaning for the student by providing an evolution in their cognitive capacities, for this we need new evaluation tools and the Conceptual Maps proposed by Novak, Gowin (1984) are particularly appropriate since they were idealized from the concepts of David Ausubel's Significant Learning . Renewable Energies are a theme that permeates all disciplines, imposing a dialogue among teachers in an interdisciplinary way so that these concepts contribute to the scientific training of these students. How to generate renewable energy for more than 1 billion people in the world is a challenge in which science plays a central role, this discussion that goes beyond a technical question, is much more than that,without electricity some communities regions and even countries they will continue to be condemned to starvation and underdevelopment by contrasting with regions where resources are wasted in irrational consumerism. In this project, students' knowledge was evaluated through qualitative maps and, in response to how they generate electricity for riverside communities in their municipality, they were encouraged to produce scientific knowledge in an interdisciplinary approach. Our conclusions by comparing these Conceptual Maps point to a formation during the process where the error is also exploited and when these maps are redone, we verify that more elaborate concepts are integrated and are perceived new interrelations that before the students did not possess thus indicating evolution in the acquisition of knowledgee.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEnsino de físicaAprendizagem significativaMapas conceituaisEnergias renováveisPhysics teachingMeaningful learningConceptual mapsRenewable energyAgronomiaEducaçãoO ensino de física embasado na aprendizagem significativa e no uso de energias renováveis.Physics teaching based on significant learning and the use of renewable energy.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBRANCO, Samuel Murgel. Energia e meio ambiente. 2ª Ed. São Paulo: Moderna, 2004. 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Agronomia Educação |
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A Física Clássica, que é ensinada no Ensino Médio, foi uma construção de muitos pensadores e alcançou seu auge há mais de três séculos com a publicação do livro “Princípios Matemáticos da Filosofia Natural”, de Isaac Newton, que é considerado até hoje um marco na história da ciência, mas essa Física não conseguia explicar todos os fenômenos da natureza, surge então, no início do século XX, Max Planck, com sua teoria da quantização da energia, a Física Quântica, que foi utilizada para demonstrar, entre tantas coisas, como um material semicondutor (silício) poderia ser empregado em painéis fotovoltaicos para transformar a luz do sol em energia elétrica. Aparece um questionamento sobre a necessidade de mudanças curriculares, assim poderíamos explicar como a mecânica quântica contribuiu no desenvolvimento de modernas tecnologias que estão presentes em todos os equipamentos eletrônicos que utilizamos no nosso cotidiano. Nossa práxis enquanto docente também precisa mudar e agregar as novas formas de ensinar e aprender, no qual os conteúdos lecionados devem ter significado para o estudante, proporcionando uma evolução nas suas capacidades cognitivas, para isso necessitamos de novos instrumentos de avaliação e os Mapas Conceituais, propostos por Novak e Gowin (1984), são particularmente apropriados, pois foram idealizados a partir dos conceitos da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. As Energias Renováveis são um tema que perpassa por todas as disciplinas, impondo um diálogo entre os docentes de forma interdisciplinar, para que esses conceitos contribuam com a formação científica desses discentes. Como gerar energia renovável para mais de um bilhão de pessoas no mundo é um desafio no qual a ciência tem um papel central, essa discussão que vai além de uma questão técnica, uma vez que sem energia elétrica algumas comunidades regiões, e até países, continuarão condenados à fome e ao subdesenvolvimento, contrastando com regiões onde os recursos são desperdiçados em um consumismo irracional. Nesse projeto os saberes dos discentes foram avaliados através de Mapas Conceituais de forma qualitativa e ao responderem de que forma gerar energia elétrica para as comunidades ribeirinha de seu município, eles foram incentivados a produzir conhecimento científico, em uma abordagem interdisciplinar. Nossas conclusões, através da comparação desses Mapas Conceituais, apontam para uma formação durante o processo, onde o erro também é aproveitado e quando esses mapas são refeitos, verificamos que conceitos mais elaborados são integrados e percebidas novas inter-relações que antes os estudantes não possuíam, indicando assim evolução na aquisição de conhecimento. |
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SILVA, Edson Araujo da. O ensino de física embasado na aprendizagem significativa e no uso de energias renováveis. 2019. 50 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019. |
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