As concepções dos professores do curso Técnico em Agropecuária, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triangulo Mineiro - Campus Uberlândia, sobre interdisciplinaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12202 |
Resumo: | O principal objetivo deste trabalho é investigar os aspectos que inscrevem o professor do curso Técnico em Agropecuária, do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM – Campus Uberlândia, em uma identidade como educador - a questão da nomeação, do processo de identificação, das concepções ou representações sociais – e como isso se reflete em sua prática docente. Para isso realizamos a pesquisa bibliográfica para analisar as concepções de interdisciplinaridade presentes em documentos educacionais oficiais, internos e externos à Instituição. Tal identificação faz-se necessária, para compreender como o conceito de interdisciplinaridade se insere na ação pedagógica da escola, qual é o seu papel e os desafios para a inserção de sua prática no Ensino Profissional e Tecnológico. Para isso, delimitamos como marco de referência as reformas educacionais processadas na década de 90 do século XX até os dias de hoje. Adotamos a pesquisa documental, para análise dos documentos referidos anteriormente, tendo por direcionamento a busca de possibilidades para a construção de práticas curriculares inovadoras, numa perspectiva voltada para a mudança social, abordando a temática no espaço delineado pelas oportunidades e ambivalências que as envolvem, procurando entender sua configuração e uso na teoria contemporânea, bem como sua associação ao conceito de recontextualização na análise de políticas e textos curriculares. Com análise do questionário e observação, buscamos traçar um mapa para determinar como as concepções sobre interdisciplinaridade se constroem no pensamento e na prática dos docentes envolvidos na pesquisa, com vistas a sua real implantação, como projeto curricular, adotado, de forma consciente e participativa pelos agentes educacionais, que fazem o dia a dia a Instituição. Pudemos verificar que, ainda, há um longo caminho a percorrer, no sentido de aprofundamento dos referenciais teóricos que embasam a prática interdisciplinar, mas que as possibilidades e obstáculos identificados podem conduzir a concretização desse ideal, se este, realmente, partir de uma escolha consciente por parte de todos os envolvidos no processo. |
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Oliveira, Ângela Pereira da SilvaSantos, Ana Cristina Souza dosSouza, José dos SantosHora, Deise Martins534.299.586-87http://lattes.cnpq.br/24213926391795892023-12-22T02:03:47Z2023-12-22T02:03:47Z2009-12-22OLIVEIRA, Ângela Pereira da Silva. As concepções dos professores do curso Técnico em Agropecuária, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triangulo Mineiro - Campus Uberlândia, sobre interdisciplinaridade. 2009. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2009.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12202O principal objetivo deste trabalho é investigar os aspectos que inscrevem o professor do curso Técnico em Agropecuária, do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM – Campus Uberlândia, em uma identidade como educador - a questão da nomeação, do processo de identificação, das concepções ou representações sociais – e como isso se reflete em sua prática docente. Para isso realizamos a pesquisa bibliográfica para analisar as concepções de interdisciplinaridade presentes em documentos educacionais oficiais, internos e externos à Instituição. Tal identificação faz-se necessária, para compreender como o conceito de interdisciplinaridade se insere na ação pedagógica da escola, qual é o seu papel e os desafios para a inserção de sua prática no Ensino Profissional e Tecnológico. Para isso, delimitamos como marco de referência as reformas educacionais processadas na década de 90 do século XX até os dias de hoje. Adotamos a pesquisa documental, para análise dos documentos referidos anteriormente, tendo por direcionamento a busca de possibilidades para a construção de práticas curriculares inovadoras, numa perspectiva voltada para a mudança social, abordando a temática no espaço delineado pelas oportunidades e ambivalências que as envolvem, procurando entender sua configuração e uso na teoria contemporânea, bem como sua associação ao conceito de recontextualização na análise de políticas e textos curriculares. Com análise do questionário e observação, buscamos traçar um mapa para determinar como as concepções sobre interdisciplinaridade se constroem no pensamento e na prática dos docentes envolvidos na pesquisa, com vistas a sua real implantação, como projeto curricular, adotado, de forma consciente e participativa pelos agentes educacionais, que fazem o dia a dia a Instituição. Pudemos verificar que, ainda, há um longo caminho a percorrer, no sentido de aprofundamento dos referenciais teóricos que embasam a prática interdisciplinar, mas que as possibilidades e obstáculos identificados podem conduzir a concretização desse ideal, se este, realmente, partir de uma escolha consciente por parte de todos os envolvidos no processo.The main purpose of this work is to investigate the aspects that inscribe the teacherof the course , of the Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM - Campus Uberlândia, in an identity as educator - the question of the nomination, of the process of identification, the social conceptions or social representations - and as this reflects in its practical as a teacher. For this, we carry through the bibliographical research to analyze the conceptions of interdisciplinarity that there are in official educational documents, internal and external to the Institution. Such identification is necessary, to understand as the interdisciplinarity concept is inserted in the pedagogical action of the school, which is its paper and the challenges for the insertion of this practical meaning in Professional and Technological Teaching. For this, we delimit as reference landmark the processed educational reforms in the decade of 90 of century XX until the present. We adopt the documentary research, for analysis of cited documents previously, having for aiming the search of possibilities for the construction of practical curricular innovators, in a perspective directed toward the social change, approaching thematic in the space delineated for the chances and the ambivalences involve that them, looking for to understand its configuration and use in the theory contemporary, as well as its association to the concept of recontextualization in the analysis of politics and curricular texts. With analysis of the questionnaire and observation, we search to design a map to determine how the conceptions about interisciplinarity have been constructed in the thought and the practical one of the involved teachers in the research, to aim its real implantation, as curricular project, adopted, of conscientious and active form for the educational agents, who make the day by day the Institution. We could verify that, still, has a long way to cover, in the direction of deepening of the theoretical references that support the interdisciplinary practic, but that the identified possibilities and obstacles can lead the building of this ideal, if this, really, grow from of a conscientious choice by the part of all the involved ones in the process.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEnsino ProfissionalPrática PedagógicaMudança curricularInterdisciplinaridade.Professional TeachingPedagogical PracticeCurricular ChangeInterdisciplinarityCiências HumanasAs concepções dos professores do curso Técnico em Agropecuária, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triangulo Mineiro - Campus Uberlândia, sobre interdisciplinaridadeThe conceptions of the professors of the Agricultural Technical Course, from Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia of the Triangulo Mineiro - Campus Uberlândia, on interdisciplinarityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANDRÉ, Marli E. 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As concepções dos professores do curso Técnico em Agropecuária, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triangulo Mineiro - Campus Uberlândia, sobre interdisciplinaridade Oliveira, Ângela Pereira da Silva Ensino Profissional Prática Pedagógica Mudança curricular Interdisciplinaridade. Professional Teaching Pedagogical Practice Curricular Change Interdisciplinarity Ciências Humanas |
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O principal objetivo deste trabalho é investigar os aspectos que inscrevem o professor do curso Técnico em Agropecuária, do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM – Campus Uberlândia, em uma identidade como educador - a questão da nomeação, do processo de identificação, das concepções ou representações sociais – e como isso se reflete em sua prática docente. Para isso realizamos a pesquisa bibliográfica para analisar as concepções de interdisciplinaridade presentes em documentos educacionais oficiais, internos e externos à Instituição. Tal identificação faz-se necessária, para compreender como o conceito de interdisciplinaridade se insere na ação pedagógica da escola, qual é o seu papel e os desafios para a inserção de sua prática no Ensino Profissional e Tecnológico. Para isso, delimitamos como marco de referência as reformas educacionais processadas na década de 90 do século XX até os dias de hoje. Adotamos a pesquisa documental, para análise dos documentos referidos anteriormente, tendo por direcionamento a busca de possibilidades para a construção de práticas curriculares inovadoras, numa perspectiva voltada para a mudança social, abordando a temática no espaço delineado pelas oportunidades e ambivalências que as envolvem, procurando entender sua configuração e uso na teoria contemporânea, bem como sua associação ao conceito de recontextualização na análise de políticas e textos curriculares. Com análise do questionário e observação, buscamos traçar um mapa para determinar como as concepções sobre interdisciplinaridade se constroem no pensamento e na prática dos docentes envolvidos na pesquisa, com vistas a sua real implantação, como projeto curricular, adotado, de forma consciente e participativa pelos agentes educacionais, que fazem o dia a dia a Instituição. Pudemos verificar que, ainda, há um longo caminho a percorrer, no sentido de aprofundamento dos referenciais teóricos que embasam a prática interdisciplinar, mas que as possibilidades e obstáculos identificados podem conduzir a concretização desse ideal, se este, realmente, partir de uma escolha consciente por parte de todos os envolvidos no processo. |
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