Políticas públicas de educação inclusiva: interfaces da Educação Especial na educação do campo no município de Águia Branca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marineth
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12717
Resumo: Apoiando-se nos dados de matrícula do Censo Escolar, esta pesquisa teve como objetivo caracterizar a implementação das Políticas Públicas de Educação Especial no âmbito da Educação Inclusiva e sua interface com/na Educação do Campo em uma escola pública estadual do campo de Águia Branca/ES com experiência de inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial. Encontramos nos dispositivos legais a relação da Educação Especial na Educação do Campo que favorecem essa interface e nos permitem dialogar com essas duas modalidades. O Estado do Espírito Santo é o berço da Educação do Campo em contexto nacional, que desde o início pretendia solucionar o problema da escola rural e suas articulações da propriedade familiar e a escola. O lócus da pesquisa foi a Centro Estadual Integrado de Educação Rural – CEIER, por ser uma escola que apresenta experiência de inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial e de Educação do Campo. A pesquisa foi realizada através de análise documental; entrevistas semiestruturadas com professores atuantes com os estudantes público-alvo da Educação Especial e questionário de caracterização dos sujeitos participantes do estudo. Os sujeitos entrevistados foram: um (1) membro da equipe gestora da escola lócus do estudo, um (1) professor atuante no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e um (1) professor de cada área do conhecimento, a seguir: Códigos e Linguagens; Ciências Humanas e Sociais; Ciências Exatas e da Natureza e Ciências Agrárias, necessariamente atuantes em turmas em que estudantes, público-alvo da Educação Especial estejam incluídos. Assim, partindo do pensamento de Theodor Adorno, nos ancoramos nos referenciais teóricos da Teoria Crítica. A nossa abordagem teórica-metodológico se deu mediante as contribuições dos pensadores da Teoria Crítica e seus comentadores. Dentro desse contexto, os resultados obtidos neste foram analisados e discutidos tendo a Teoria Crítica como fundamentação da pesquisa. Os resultados obtidos nesse trabalho nos levam a considerar que a educação da pessoa com deficiência em escolas do campo no município de Águia Branca/ES, tem avançado nos últimos anos. Houve um aumento considerável de matrículas desses estudantes. Porém, ainda há uma grande necessidade de debater sobre o tema com gestores/diretores e comunidade escolar. Nossos resultados apontaram para a falta de cursos de capacitação para os professores; Faz-se necessário melhorias nas Políticas públicas voltadas para a Educação Especial, uma vez que o transporte escolar não possui acessibilidade e o espaço físico da SRM não atende as necessidades da escola; Falta também acessibilidade na sala de AEE e nos banheiros e equipamentos eletrônicos para facilitar e melhorar o atendimento desses estudantes. O estudo nos leva a concluir que, na sua organização atual, a Política Pública Estadual de Educação Especial, apresenta limitações para atender a diversidade e a complexidade representada pela proposta.
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Encontramos nos dispositivos legais a relação da Educação Especial na Educação do Campo que favorecem essa interface e nos permitem dialogar com essas duas modalidades. O Estado do Espírito Santo é o berço da Educação do Campo em contexto nacional, que desde o início pretendia solucionar o problema da escola rural e suas articulações da propriedade familiar e a escola. O lócus da pesquisa foi a Centro Estadual Integrado de Educação Rural – CEIER, por ser uma escola que apresenta experiência de inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial e de Educação do Campo. A pesquisa foi realizada através de análise documental; entrevistas semiestruturadas com professores atuantes com os estudantes público-alvo da Educação Especial e questionário de caracterização dos sujeitos participantes do estudo. Os sujeitos entrevistados foram: um (1) membro da equipe gestora da escola lócus do estudo, um (1) professor atuante no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e um (1) professor de cada área do conhecimento, a seguir: Códigos e Linguagens; Ciências Humanas e Sociais; Ciências Exatas e da Natureza e Ciências Agrárias, necessariamente atuantes em turmas em que estudantes, público-alvo da Educação Especial estejam incluídos. Assim, partindo do pensamento de Theodor Adorno, nos ancoramos nos referenciais teóricos da Teoria Crítica. A nossa abordagem teórica-metodológico se deu mediante as contribuições dos pensadores da Teoria Crítica e seus comentadores. Dentro desse contexto, os resultados obtidos neste foram analisados e discutidos tendo a Teoria Crítica como fundamentação da pesquisa. Os resultados obtidos nesse trabalho nos levam a considerar que a educação da pessoa com deficiência em escolas do campo no município de Águia Branca/ES, tem avançado nos últimos anos. Houve um aumento considerável de matrículas desses estudantes. Porém, ainda há uma grande necessidade de debater sobre o tema com gestores/diretores e comunidade escolar. Nossos resultados apontaram para a falta de cursos de capacitação para os professores; Faz-se necessário melhorias nas Políticas públicas voltadas para a Educação Especial, uma vez que o transporte escolar não possui acessibilidade e o espaço físico da SRM não atende as necessidades da escola; Falta também acessibilidade na sala de AEE e nos banheiros e equipamentos eletrônicos para facilitar e melhorar o atendimento desses estudantes. O estudo nos leva a concluir que, na sua organização atual, a Política Pública Estadual de Educação Especial, apresenta limitações para atender a diversidade e a complexidade representada pela proposta.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorBased on enrollment data from the School Census, this research aims to characterize the implementation of Public Policies for Special Education within the scope of Inclusive Education and its interface with/in Rural Education in a state public school in the Águia Branca countryside/ ES with experience of inclusion of students target audience of Special Education. We find in the legal provisions the relationship of Special Education in Rural Education that favor this interface and allow us to dialogue with these two modalities. The State of Espírito Santo is the cradle of Rural Education in a national context, which from the beginning intended to solve the problem of rural schools and their articulation of family property and the school. The locus of the research was the Integrated State Center for Rural Education – CEIER, as it is a school that has an experience in the inclusion of students as a target audience of Special Education and Rural Education. The research was carried out through document analysis; semi- structured interviews with active teachers with students target audience of Special Education and a questionnaire to characterize the subjects participating in the study. The interviewed subjects were: one (1) member of the management team of the school locus of the study, one teacher working in the Specialized Educational Service (AEE) and one (1) teacher from each area of knowledge, as follows: Codes and Languages; Human and Social Sciences; Exact and Nature Sciences; Agricultural Sciences, necessarily active in classes in which students, target audience of Special Education are included. Thus, starting from the thought of Theodor Adorno, we anchor ourselves in the theoretical references of Critical Theory. Our theoretical- methodological approach was based on the contributions of Critical Theory thinkers and their commentators. Within this context, the results obtained in this were analyzed and discussed having the Critical Theory as the research foundation.The results obtained in this work lead us to consider that the education of people with disabilities in rural schools in the municipality of Águia Branca/ES has advanced in recent years. There has been a considerable increase in the number of enrollments of these students. However, it is clear that there is still a great need to discuss the topic in the discussions of managers/directors and, therefore, in the school community. Our results also showed that there is a lack of training courses for teachers; that it is necessary to improve public policies aimed at Special Education, since school transport is not accessible and the physical space of the SRM does not meet the school's needs; that there is a lack of accessibility in the AEE room and in the school's bathrooms and that there is a lack of electronic equipment to facilitate and improve the care of these students. The study leads us to conclude that in its current organization, the State Public Policy for Special Education, has limitations to meet the diversity and complexity represented by the proposal.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação EspecialEducação RuralCenso EscolarPolíticas EducacionaisSpecial EducationRural EducationSchool CensusEducational PoliciesEducaçãoPolíticas públicas de educação inclusiva: interfaces da Educação Especial na educação do campo no município de Águia BrancaPublic policies for inclusive education: interfaces of Special Education in rural education in the municipality of Águia Brancainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisADORNO, T. W. Educação e Emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995. ________. Notas marginais sobre teoria e práxis. In: ADORNO, T. W. Palavras e sinais: modelo crítico. 2.ed. 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description Apoiando-se nos dados de matrícula do Censo Escolar, esta pesquisa teve como objetivo caracterizar a implementação das Políticas Públicas de Educação Especial no âmbito da Educação Inclusiva e sua interface com/na Educação do Campo em uma escola pública estadual do campo de Águia Branca/ES com experiência de inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial. Encontramos nos dispositivos legais a relação da Educação Especial na Educação do Campo que favorecem essa interface e nos permitem dialogar com essas duas modalidades. O Estado do Espírito Santo é o berço da Educação do Campo em contexto nacional, que desde o início pretendia solucionar o problema da escola rural e suas articulações da propriedade familiar e a escola. O lócus da pesquisa foi a Centro Estadual Integrado de Educação Rural – CEIER, por ser uma escola que apresenta experiência de inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial e de Educação do Campo. A pesquisa foi realizada através de análise documental; entrevistas semiestruturadas com professores atuantes com os estudantes público-alvo da Educação Especial e questionário de caracterização dos sujeitos participantes do estudo. Os sujeitos entrevistados foram: um (1) membro da equipe gestora da escola lócus do estudo, um (1) professor atuante no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e um (1) professor de cada área do conhecimento, a seguir: Códigos e Linguagens; Ciências Humanas e Sociais; Ciências Exatas e da Natureza e Ciências Agrárias, necessariamente atuantes em turmas em que estudantes, público-alvo da Educação Especial estejam incluídos. Assim, partindo do pensamento de Theodor Adorno, nos ancoramos nos referenciais teóricos da Teoria Crítica. A nossa abordagem teórica-metodológico se deu mediante as contribuições dos pensadores da Teoria Crítica e seus comentadores. Dentro desse contexto, os resultados obtidos neste foram analisados e discutidos tendo a Teoria Crítica como fundamentação da pesquisa. Os resultados obtidos nesse trabalho nos levam a considerar que a educação da pessoa com deficiência em escolas do campo no município de Águia Branca/ES, tem avançado nos últimos anos. Houve um aumento considerável de matrículas desses estudantes. Porém, ainda há uma grande necessidade de debater sobre o tema com gestores/diretores e comunidade escolar. Nossos resultados apontaram para a falta de cursos de capacitação para os professores; Faz-se necessário melhorias nas Políticas públicas voltadas para a Educação Especial, uma vez que o transporte escolar não possui acessibilidade e o espaço físico da SRM não atende as necessidades da escola; Falta também acessibilidade na sala de AEE e nos banheiros e equipamentos eletrônicos para facilitar e melhorar o atendimento desses estudantes. O estudo nos leva a concluir que, na sua organização atual, a Política Pública Estadual de Educação Especial, apresenta limitações para atender a diversidade e a complexidade representada pela proposta.
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