O Uso de Ambiente Virtual de Aprendizado no apoio ao Ensino Presencial na disciplina de Informática do IFES – Campus Santa Teresa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Luis Carlos Loss
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12512
Resumo: O objetivo deste trabalho é narrar os resultados de uma pesquisa que investigou a adoção de um ambiente virtual de aprendizado na disciplina presencial de informática por alunos de duas turmas em relação a outras duas turmas que não estão utilizando este meio. As quatro turmas são integrantes das 1ªs Séries do Ensino Médio do ano letivo de 2009 do IFES – Campus Santa Teresa. Para alcançar o objetivo desta avaliação, em primeiro momento foi aplicado um questionário no mês de Fevereiro/2009 aos alunos das quatro turmas, que visava compreender como estava o nível de conhecimento na disciplina de Informática naquele momento. No segundo momento foi investigado o desempenho das quatro turmas em notas de avaliações durante o ano letivo de 2009. As duas turmas (A e B) com total de 69 alunos tiveram acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizado Moodle, no site www.eafst.gov.br/moodle, onde foram ensinados os conteúdos utilizando este meio, e para as outras duas turmas (C e D), tendo um total de 63 alunos, foram ensinados os mesmos conteúdos sem este meio. As turmas A e B obtiveram desempenho de 91% e as turmas C e D obtiveram desempenho de 80%. No Terceiro momento foi aplicado outro questionário no mês de Dezembro/2009 aos alunos das quatro turmas que visava medir o nível de conhecimento da disciplina de informática. As principais conclusões do trabalho, apontam que os alunos que estão utilizando o ambiente virtual de aprendizado estão tendo mais contato com os conteúdos da disciplina informática dentro e fora da sala de aula e, sendo assim, o desempenho destes tem sido melhor que o dos alunos que não estão utilizando.
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Para alcançar o objetivo desta avaliação, em primeiro momento foi aplicado um questionário no mês de Fevereiro/2009 aos alunos das quatro turmas, que visava compreender como estava o nível de conhecimento na disciplina de Informática naquele momento. No segundo momento foi investigado o desempenho das quatro turmas em notas de avaliações durante o ano letivo de 2009. As duas turmas (A e B) com total de 69 alunos tiveram acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizado Moodle, no site www.eafst.gov.br/moodle, onde foram ensinados os conteúdos utilizando este meio, e para as outras duas turmas (C e D), tendo um total de 63 alunos, foram ensinados os mesmos conteúdos sem este meio. As turmas A e B obtiveram desempenho de 91% e as turmas C e D obtiveram desempenho de 80%. No Terceiro momento foi aplicado outro questionário no mês de Dezembro/2009 aos alunos das quatro turmas que visava medir o nível de conhecimento da disciplina de informática. As principais conclusões do trabalho, apontam que os alunos que estão utilizando o ambiente virtual de aprendizado estão tendo mais contato com os conteúdos da disciplina informática dentro e fora da sala de aula e, sendo assim, o desempenho destes tem sido melhor que o dos alunos que não estão utilizando.The aim of this work is to narrate the results of a research that investigated the adoption of a virtual learning environment on the class attendance course of Computers by students from two groups in relation to other two groups that do not use this means. The four groups were from the 1st Year of High School in 2009 at IFES – Santa Teresa Campus. In order to reach the aim of this evaluation, at a first moment, a questionnaire was applied in February/ 2009 to the students from the four groups which aimed at understanding the level of knowledge of Computers at that moment. At a second moment, the performance of the four groups was evaluated based on the student’s grades in 2009. Two groups (A and B), totalizing 69 students, had access to Moodle Virtual Learning Environment, at www.eafst.gov.br/moodle, where the contents were taught by this means, while for the other two groups (C e D), totalizing 63 students, the same contents were taught without the use of this means. Groups A and B got a 91% performance and groups C and D got 80%. At a third moment, it was applied another questionnaire in December/2009 to students from the four groups aiming at analyzing their knowledge about Computers. The main results of the work show that the students who have been using the virtual learning environment have been in touch with contents of Computer Classes inside and outside the classroom, so their performance has been better than those who have not been using it.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação AgrícolaInformáticaAmbiente Virtual de AprendizadoAgricultural EducationComputersVirtual Learning EnvironmentEducaçãoO Uso de Ambiente Virtual de Aprendizado no apoio ao Ensino Presencial na disciplina de Informática do IFES – Campus Santa TeresaThe Use of Virtual Learning Environment to support Class Attendance Teaching on Computers at IFES – Santa Teresa Campus.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconi. Informática e Formação de Professores. Brasília-DF: MEC/SEED/PROINFO, 1999. BAIRRAL, Marcelo Almeida. 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