Alunos com deficiência física dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, nas aulas de educação física: análise das condições de acessibilidade física e das práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Nadson Castro dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12281
Resumo: Esse estudo teve por finalidade analisar as condições de acessibilidade física dos três campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, bem como as práticas pedagógicas dos professores de educação física do Campus Boa Vista no atendimento dos alunos com deficiência física. Para tanto, além das análises das condições físicas dos campi, abordamos questões relacionadas à formação dos professores e suas práticas pedagógicas, identificando o conhecimento desses professores acerca do processo inclusivo no Brasil, como um ponto de partida para o atendimento do aluno com deficiência física, no sentido de problematizarmos a preparação para atender esses alunos. A acessibilidade física dos Campi possibilitou a participação desses alunos nas aulas de educação física e nas atividades do cotidiano da Instituição. Esta preocupação possibilitou um maior conhecimento no que se refere ao atendimento dos alunos deficientes físicos no Campus Boa Vista e revelou alguns problemas de estrutura física não acessível aos alunos nos Campus Amajari, Boa Vista e Novo Paraíso, que possibilitará o desenvolvimento de adequação física para o atendimento de todos os alunos. Problematizamos questões relacionadas à prática pedagógica do professor de educação física que atende os alunos deficientes físicos e observamos que existem algumas possibilidades de um novo pensar na elaboração do planejamento para que todos os alunos possam participar das atividades físicas. A inclusão social e a inclusão escolar devem ocorrer, em um sentido que não force a sociedade através de leis, mas sim possibilitando as pessoas o conhecimento de todo o movimento inclusivo e democrático do Brasil. Esta pesquisa teve como sujeitos os professores de educação física dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e os alunos deficientes físicos do Campus Boa Vista. Pudemos observar, nas entrevistas, que os professores de educação física do Campus Boa Vista, que atendem aos alunos deficientes físicos não estão preparados para atendê-los, embora exista o interesse em adquirir os conhecimentos na área da educação física adaptada. Esta situação deve-se, principalmente, à falta de preparação na formação desses professores, pois não tiveram na formação inicial os conhecimentos necessários para que fosse possível o atendimento inclusivo nas atividades de educação física. Observamos também que, segundo relatos dos alunos nas entrevistas, os planejamentos não estão adequados para que todos participem, sem a caracterização da condição física dos alunos. No que se refere à acessibilidade física constatamos através de registro fotográfico que vários espaços nos ambientes dos três Campi não estão de acordo com a NBR ABNT NBR 9050:2004, precisando de adequações às condições físicas de todos, ou seja, permitindo que todos os alunos possam usufruir o bem público sem que haja barreiras arquitetônicas que possam impedir a participação dos mesmos no dia a dia social da escola.
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Para tanto, além das análises das condições físicas dos campi, abordamos questões relacionadas à formação dos professores e suas práticas pedagógicas, identificando o conhecimento desses professores acerca do processo inclusivo no Brasil, como um ponto de partida para o atendimento do aluno com deficiência física, no sentido de problematizarmos a preparação para atender esses alunos. A acessibilidade física dos Campi possibilitou a participação desses alunos nas aulas de educação física e nas atividades do cotidiano da Instituição. Esta preocupação possibilitou um maior conhecimento no que se refere ao atendimento dos alunos deficientes físicos no Campus Boa Vista e revelou alguns problemas de estrutura física não acessível aos alunos nos Campus Amajari, Boa Vista e Novo Paraíso, que possibilitará o desenvolvimento de adequação física para o atendimento de todos os alunos. Problematizamos questões relacionadas à prática pedagógica do professor de educação física que atende os alunos deficientes físicos e observamos que existem algumas possibilidades de um novo pensar na elaboração do planejamento para que todos os alunos possam participar das atividades físicas. A inclusão social e a inclusão escolar devem ocorrer, em um sentido que não force a sociedade através de leis, mas sim possibilitando as pessoas o conhecimento de todo o movimento inclusivo e democrático do Brasil. Esta pesquisa teve como sujeitos os professores de educação física dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e os alunos deficientes físicos do Campus Boa Vista. Pudemos observar, nas entrevistas, que os professores de educação física do Campus Boa Vista, que atendem aos alunos deficientes físicos não estão preparados para atendê-los, embora exista o interesse em adquirir os conhecimentos na área da educação física adaptada. Esta situação deve-se, principalmente, à falta de preparação na formação desses professores, pois não tiveram na formação inicial os conhecimentos necessários para que fosse possível o atendimento inclusivo nas atividades de educação física. Observamos também que, segundo relatos dos alunos nas entrevistas, os planejamentos não estão adequados para que todos participem, sem a caracterização da condição física dos alunos. No que se refere à acessibilidade física constatamos através de registro fotográfico que vários espaços nos ambientes dos três Campi não estão de acordo com a NBR ABNT NBR 9050:2004, precisando de adequações às condições físicas de todos, ou seja, permitindo que todos os alunos possam usufruir o bem público sem que haja barreiras arquitetônicas que possam impedir a participação dos mesmos no dia a dia social da escola.This study aimed to analyze the conditions of physical accessibility of the three campuses of Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, as well as the pedagogical practices of Physical Education teachers in Boa Vista Campus attendance of students with physical disabilities. Besides the analysis of the physical conditions of the campuses, discussing issues related to the training of teachers and their teaching practices, we identifying teachers’ knowledge about inclusive process in Brazil, as a starting point for care of students with disabilities in order to problematize preparation to meet these students. Physical accessibility of Campuses enabled the participation of these students in Physical Education classes and in Institution daily activities. This concern has enabled a greater understanding regarding the care of disabled students in Boa Vista Campus and revealed some problems of physical structure which is not accessible to students in Amajari, Boa Vista and New Paradise, which will enable the development of physical fitness for attendance of all students. We problematized issues related to physical education teacher pedagogical practice who attends disabled students, and we observed that there are some possibilities for new thinking in development planning so that all students can participate in physical activities. Social inclusion and school inclusion should occur in a direction that does not force society through laws, but allowing people to the knowledge of the whole movement inclusive and democratic Brazil. This research had as subject Physical Education teachers who work in integrated technical courses to high school students and with disabled students in Boa Vista Campus. We could observe during the interviews that Physical Education teachers from Boa Vista Campus, serving disabled students are not prepared to serve them, although there is interest in acquiring knowledge in the field of adapted physical education. This is due mainly to the lack of preparation in training for these teachers because they do not have the training necessary knowledge to make possible the attendance in inclusive Physical Education activities. We also observed that, according to reports of the students in the interviews, the plans are not suitable for everyone to participate, without characterizing the physical condition of students. Regarding to physical accessibility we observed, through various photographic spaces, that the three campuses are according to ABNT NBR NBR 9050:2004, requiring adaptations to physical conditions of all, ie allowing all pupils to benefit the public good without architectural barriers that impede their participation in everyday social school.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaPráticas pedagógicasacessibilidadeeducação físicaeducação física adaptadaprocesso inclusivoPedagogical practicesaccessibilityPhysical Educationadapted Physical Educationinclusive processEducaçãoAlunos com deficiência física dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, nas aulas de educação física: análise das condições de acessibilidade física e das práticas pedagógicasStudents with disabilities in the campis of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima, in physical education classes: Analysis of conditions of physical accessibility and pedagogical practicesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/13348/2013%20-%20Nadson%20Castro%20dos%20Reis.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17294/2013%20-%20Nadson%20Castro%20dos%20Reis.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23612/2013%20-%20Nadson%20Castro%20dos%20Reis.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29990/2013%20-%20Nadson%20Castro%20dos%20Reis.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36364/2013%20-%20Nadson%20Castro%20dos%20Reis.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42742/2013%20-%20Nadson%20Castro%20dos%20Reis.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49122/2013%20-%20Nadson%20Castro%20dos%20Reis.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55568/2013%20-%20Nadson%20Castro%20dos%20Reis.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3383Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2020-03-11T17:31:52Z No. of bitstreams: 1 2013 - Nadson Castro dos Reis.pdf: 5503398 bytes, checksum: 8cb3bd11be0619638258f86c72a5b7b5 (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-11T17:31:52Z (GMT). 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